Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Unemat finaliza inscrições do Vestibular Simplificado Especial 2022/2

Unemat finaliza inscrições do Vestibular Simplificado Especial 2022/2

A taxa é de R$ 100. O resultado dos pedidos de isenção de taxa saiu no dia 08 de julho.

Publicado por Érica Caetano
18/07/2022 02h00
Universidade do Estado do Mato Grosso
Universidade do Estado do Mato Grosso
Crédito da Imagem: Divulgação / Unemat

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está com inscrições abertas até hoje, 18 de julho,  para o seu Processo Seletivo Simplificado, para ingresso no segundo semestre deste ano. A taxa é de R$ 100.

Inscreva-se aqui!

Estão sendo oferecidas pela Unemat 640 vagas em 13 turmas especiais de oferta única, distribuídas entre os municípios de Confresa, Itiquira, Juara, Luciara, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Rondonópolis e Vila Rica.

Isenção

Pedidos de isenção de taxa já foram recebidos de candidatos que preenchessem os requisitos exigidos no Edital

Solicitar isenção!

O resultado dos pedidos de isenção de taxa saiu no dia 08 de julho. Veja aqui! O pagamento da taxa por quem teve o pedido de isenção indeferido pode ser feito até amanhã, 19 de julho, que também é a data de vencimento do boleto bancário.

No dia 21 de julho serão divulgadas as inscrições deferidas e indeferidas, com a interposição de recursos sendo feita no dia 22 e o resultado dos recursos no dia 25.

Seleção

O Processo Seletivo Simplificado será formado por fase única, constituída de uma prova de redação em Língua Portuguesa, com proposta de produção escrita a partir da reflexão sobre textos ou excertos de assuntos da atualidade. Ela está marcada de acontecem em 07 de agosto.

Os locais de prova serão divulgados no dia 27 de julho. A prova de redação será realizada em Confresa, Itiquira, Juara, Luciara, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Rondonópolis e Vila Rica.

Esta edição apresenta 13 turmas especiais de oferta única em oito municípios: Confresa, Itiquira, Juara, Luciara, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Rondonópolis e Vila Rica.

Cotas

A Unemat adota sistema de ações afirmativas: todos os cursos oferecidos destinam vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, dentro das quais são ofertadas as vagas para candidatos negros, indígenas e com deficiência, ou seja, as pessoas que concorrem a estas vagas também devem ter estudado em escola pública.

As cotas para candidatos negros incluem negros de pele escura (pretos) e negros de pele clara (pardos).

Em cursos com 40 vagas, 24 são reservadas para alunos que cumpriram integralmente o Ensino Médio em escola pública. Destas 24 vagas, 10 são para estudantes negros, 2 para estudantes indígenas, 1 para estudantes com deficiência e 11 para os demais candidatos de escola pública. A ampla concorrência terá 16 vagas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Já nos cursos de 50 vagas, a ampla concorrência terá 20 vagas, enquanto os alunos de escola pública terão 30. Destas 30, os candidatos pretos e pardos terão 13 vagas, os candidatos indígenas terão 2, as pessoas com deficiência terão 1 e os demais estudantes de escola pública terão 14 vagas.

Ao todo, são 26 vagas destinadas para indígenas, 166 vagas para estudantes negros, 13 para pessoas com deficiência, 179 para demais alunos da rede pública e 256 para ampla concorrência.

O edital também prevê atendimento especializado para candidatos com deficiência física, cegueira, baixa visão, visão monocular, surdez, surdocegueira, déficit de atenção, dislexia, autismo, discalculia, entre outros, além do atendimento específico para candidata gestante ou lactante ou para candidato com outra condição transitória específica, como acidente ou pós-cirúrgico.

Além disso, a Unemat informa que, para candidato trans (travestis, transexuais e transgêneros e a todas as pessoas que se identifiquem com outro gênero que não aquele designado a partir do sexo biológico em seu nascimento), é ofertada a opção de utilização do nome social.

Resultado

O desempenho preliminar será publicado no dia 24 de agosto, com interposição de recursos nos dias 25 e 26, com resultado dos recursos no dia 05 de setembro.

A convocação para procedimento de verificação virtual dos candidatos na categoria Estudantes Negros será feita no dia 29 de agosto, com a realização nos dias 30 e 31. O resultado preliminar será divulgado no dia 1º de setembro, com interposição de recursos no dia 02 e resultado dos recursos no dia 06.

O resultado final será divulgado no dia 06 de setembro. Os selecionados deverão realizar matrícula entre os dias 08 e 09 de setembro, com a segunda chamada sendo divulgada no dia 13 de setembro. As aulas iniciam no dia 19 de setembro.

Mais detalhes podem ser vistos neste Edital.

Veja também

Gabarito do Enem 2024 é divulgado
O gabarito do Enem 2024 foi publicado pelo Inep hoje, dia 14 de novembro.
Enem 2024: provas de Matemática e Ciências da Natureza acontecem hoje (10): confira orientações
Milhões de candidatos devem realizar as provas do segundo dia do Enem 2024 neste domingo (10) em todas as regiões brasileiras
Tema da redação do Enem 2024 aborda desafios para a valorização da herança africana no Brasil
Os temas da redação do Enem costumam abordar questões sociais e problemas estruturais do Brasil.
Provas do 1º dia do Enem 2024 começam hoje (3): veja o que levar
Mais de 4,3 milhões estão confirmados no Enem 2024. Hoje (3), participantes terão de produzir redação e provas de Linguagens e Ciências Humana
Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas
Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito
Local de prova do Enem 2024 é divulgado
As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.