Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Unemat recebe inscrições do Vestibular Simplificado Especial 2022/2

Unemat recebe inscrições do Vestibular Simplificado Especial 2022/2

Estão sendo oferecidas 640 vagas em 13 turmas especiais de oferta única, distribuídas entre os municípios de Confresa, Itiquira, Juara, Luciara, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Rondonópolis e Vila Rica.

Publicado por Érica Caetano
27/06/2022 13h01
Universidade do Estado do Mato Grosso
Universidade do Estado do Mato Grosso
Crédito da Imagem: Divulgação / Unemat

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está com inscrições abertas a partir de hoje, 27 de junho, até o dia 18 de julho, para o seu Processo Seletivo Simplificado, para ingresso no segundo semestre deste ano. A taxa é de R$ 100.

Inscreva-se aqui!

Estão sendo oferecidas pela Unemat 640 vagas em 13 turmas especiais de oferta única, distribuídas entre os municípios de Confresa, Itiquira, Juara, Luciara, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Rondonópolis e Vila Rica.

Isenção

Pedidos de isenção de taxa serão recebidos de hoje até o próximo dia 30 de candidatos que preencham os requisitos exigidos no Edital.

Solicitar isenção!

O resultado dos pedidos de isenção de taxa será publicado no dia 08 de julho, com interposição de recursos sendo feita em 11 e 12, e o resultado dos recursos no dia 15.

O pagamento da taxa por quem teve o pedido de isenção indeferido pode ser feito até dia 19 de julho, que também é a data de vencimento do boleto bancário.

No dia 21 de julho serão divulgadas as inscrições deferidas e indeferidas, com a interposição de recursos sendo feita no dia 22 e o resultado dos recursos no dia 25.

Seleção

O Processo Seletivo Simplificado será formado por fase única, constituída de uma prova de redação em Língua Portuguesa, com proposta de produção escrita a partir da reflexão sobre textos ou excertos de assuntos da atualidade. Ela está marcada de acontecem em 07 de agosto.

Os locais de prova serão divulgados no dia 27 de julho. A prova de redação será realizada em Confresa, Itiquira, Juara, Luciara, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Rondonópolis e Vila Rica.

Esta edição apresenta 13 turmas especiais de oferta única em oito municípios: Confresa, Itiquira, Juara, Luciara, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Rondonópolis e Vila Rica.

Cotas

A Unemat adota sistema de ações afirmativas: todos os cursos oferecidos destinam vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, dentro das quais são ofertadas as vagas para candidatos negros, indígenas e com deficiência, ou seja, as pessoas que concorrem a estas vagas também devem ter estudado em escola pública.

As cotas para candidatos negros incluem negros de pele escura (pretos) e negros de pele clara (pardos).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em cursos com 40 vagas, 24 são reservadas para alunos que cumpriram integralmente o Ensino Médio em escola pública. Destas 24 vagas, 10 são para estudantes negros, 2 para estudantes indígenas, 1 para estudantes com deficiência e 11 para os demais candidatos de escola pública. A ampla concorrência terá 16 vagas.

Já nos cursos de 50 vagas, a ampla concorrência terá 20 vagas, enquanto os alunos de escola pública terão 30. Destas 30, os candidatos pretos e pardos terão 13 vagas, os candidatos indígenas terão 2, as pessoas com deficiência terão 1 e os demais estudantes de escola pública terão 14 vagas.

Ao todo, são 26 vagas destinadas para indígenas, 166 vagas para estudantes negros, 13 para pessoas com deficiência, 179 para demais alunos da rede pública e 256 para ampla concorrência.

O edital também prevê atendimento especializado para candidatos com deficiência física, cegueira, baixa visão, visão monocular, surdez, surdocegueira, déficit de atenção, dislexia, autismo, discalculia, entre outros, além do atendimento específico para candidata gestante ou lactante ou para candidato com outra condição transitória específica, como acidente ou pós-cirúrgico.

Além disso, a Unemat informa que, para candidato trans (travestis, transexuais e transgêneros e a todas as pessoas que se identifiquem com outro gênero que não aquele designado a partir do sexo biológico em seu nascimento), é ofertada a opção de utilização do nome social.

Resultado

O desempenho preliminar será publicado no dia 24 de agosto, com interposição de recursos nos dias 25 e 26, com resultado dos recursos no dia 05 de setembro.

A convocação para procedimento de verificação virtual dos candidatos na categoria Estudantes Negros será feita no dia 29 de agosto, com a realização nos dias 30 e 31. O resultado preliminar será divulgado no dia 1º de setembro, com interposição de recursos no dia 02 e resultado dos recursos no dia 06.

O resultado final será divulgado no dia 06 de setembro. Os selecionados deverão realizar matrícula entre os dias 08 e 09 de setembro, com a segunda chamada sendo divulgada no dia 13 de setembro. As aulas iniciam no dia 19 de setembro.

Mais detalhes podem ser vistos neste Edital.

Veja também

2ª chamada do Vestibular 2022/2 da Unemat está disponível
Matrículas podem ser feitas pela internet nos dias 9 e 10 desta semana.

Inscrições para o Fies 2022/2 estão abertas
São disponibilizados 44.370 financiamentos na edição do segundo semestre. Inscrições vão até esta sexta-feira (12).

Resultado do ProUni 2022/2 é liberado
Agora, os candidatos selecionados precisam comprovar as informações e apresentar a documentação para as instituições entre os dias 08 e 17 de agosto.

Unemat disponibiliza resultado do Vestibular Especial 2022/2 via Enem
Foram oferecidas neste vestibular o total de 651 vagas no formato presencial.

Unitins abre inscrições para Vestibular 2022/2 de cursos tecnológicos
São ofertadas 1 mil vagas em doze cidades tocantinenses.

Inscrições para o Vestibular 2023 da Faculdade Santa Casa de São Paulo estão abertas
A oferta é de 510 vagas, sendo 180 para o curso de Medicina, 80 para Enfermagem, 50 para Fonoaudiologia, 100 para Tecnologia em Radiologia e 100 para Tecnologia em Sistemas Biomédicos.

UEG divulga gabarito do Vestibular 2022/2
O caderno de provas do Vestibular ainda não foi disponibilizado pela Universidade.

Inscrições abertas para o Vestibular 2023 da Faculdade Albert Einstein
São 500 vagas para os cursos de Medicina, Administração, Engenharia Biomédica, Fisioterapia, Odontologia e Enfermagem.

2ª chamada do Vestibular 2022/2 das Fatecs (SP) é publicada
Os aprovados precisam ficar atentos à documentação solicitada para validação do processo no ato da matrícula.

Hoje é o último dia para se inscrever no Vestibular Adicional 2022/2 da UFRGS
Os candidatos serão selecionados por meio do desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e edições anteriores do vestibular da UFRGS.

Prazo para se inscrever no Processo Seletivo Especial 2023 do Forma Pará encerra hoje (08)
As provas do Vestibular 2023 Forma Pará estão previstas de serem realizadas em 21 de agosto.

UEG aplica provas do Vestibular 2022/2 neste domingo (07)
O vestibular da UEG acontece das 13h10 às 17h10. Os portões dos locais de aplicação abrem às 11h45 e fecham às 13h.