A Universidade Estadual Paulista (Unesp) liberou os cadernos de prova, além da abstenção referente à 2a fase do Vestibular 2019, aplicada nos últimos dias 16 e 17, no turno vespertino. Confira:
A segunda fase do Vestibular 2019 da Unesp foi encerrada com um percentual de 88,5% de candidatos presentes. Do total dos 50.499 candidatos inscritos, 44.699 fizeram a prova de Linguagens e Códigos, além de elaboraram uma redação, cujo tema foi "Compro, logo existo?", uma reflexão sobre o mundo do consumo.
No domingo, foram aplicadas as aprovas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza e Matemática.
A cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, foi a que teve o maior índice de presença, com um comparecimento de 91,9% dos candidatos inscritos nesta etapa do vestibular. Em seguida, ficaram os municípios de Araraquara, com 91,4%; Campinas, 91,3% e Jundiaí, com 91%.
Análise 2ª fase
O diretor pedagógico do Colégio e Cursinho Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, analisou as provas da segunda fase da Unesp e se diz decepcionado, por estas não trazerem "novidades" na forma do conteúdo cobrado, com questões abordando temas comuns ao Ensino Médio.
Para ele, as questões de Inglês foram melhores, já que exploraram o tema dos monstros e do imaginário em diferentes épocas históricas.
As questões de Filosofia/Sociologia foram as mais exigentes da prova de humanas, cobrando grande repertório e habilidade redacional dos estudantes.
Célio também avaliou o tema da redação e acredita que este explorou de maneira superficial, já apareceu em provas anteriores e é sempre debatido: o consumismo.
" A coletânea óbvia não abria espaço para reflexões mais significativas, os candidatos foram levados a produzir texto, que, na melhor das hipóteses, pode ser classificado de protocolar", explica.
O nível desse 2º dia de prova da Unesp, segunda fase 2019, deixa pouca margem para erros e mínimos equívocos por parte dos candidatos, sobretudo aos cursos mais concorridos, como Medicina.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Provas
A segunda fase do exame Vestibular 2019 da Unesp foi realizada em 35 cidades do Brasil, sendo 31 delas no Estado de São Paulo.
Do total de 7.365 vagas oferecidas no Vestibular 2019 da Unesp, 3.698 são para estudantes de escolas públicas (por meio do Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública - SRVEBP). Destas oportunidades, 1.300 vagas são para os autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI).
Passaram pelas provas desta fase os candidatos selecionados na primeira fase, aplicada em 15 de novembro. Na ocasião os inscritos tiveram que responder 90 questões objetivas de conhecimentos gerais.
Para esta etapa, os vestibulandos tiveram que responder a 36 questões discursivas, além da confecção de uma redação.
1º dia: 24 questões, sendo 12 de Ciências Humanas (elementos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e 12 de Ciências da Natureza e Matemática (elementos de Biologia, Química, Física e Matemática).
2º dia: 12 questões de Linguagens e Códigos (elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte) e Redação
Concorrência
O curso mais concorrido do Vestibular 2019 da Unesp é Medicina em Botucatu, com 307,8 candidatos por vaga. No ano passado, esse curso também foi o mais concorrido, quando registrou 312,7 inscritos por vaga.
O segundo curso mais disputado é Psicologia em Bauru, com 53,7 candidatos por vaga, seguido por Direito matutino em Franca (53,5), Medicina Veterinária em Botucatu (38) e Arquitetura e Urbanismo em Bauru (36,3).
Veja a concorrência completa do Vestibular 2019 da Unesp
As vagas estão distribuídas por 173 cursos de graduação gratuitos em 23 cidades do estado de São Paulo que contam com unidades da Unesp.
O resultado final do Vestibular Unesp 2019 será divulgado em 1º de fevereiro. Mais informações no Manual do Candidato.