Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Unesp divulga medidas de distanciamento social e demais protocolos sanitários do Vestibular 2021

Unesp divulga medidas de distanciamento social e demais protocolos sanitários do Vestibular 2021

A Universidade dobrou o número de salas para a aplicação das provas da 1ª fase do Vestibular 2021, que acontecem nos dias 30 e 31 de janeiro.

Publicado por Érica Caetano
26/01/2021 10h47 , atualizado em 26/01/2021 11h43
Crédito: Divulgação Unesp
Crédito: Divulgação Unesp
Crédito da Imagem: Divulgação Unesp

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou nesta terça-feira, 26 de janeiro, os medidas sanitárias obedecendo os protocolos exigidos de combate ao coronavírus (Covid-19) para a aplicação das provas da 1ª fase do seu Vestibular 2021.

De acordo com a instituição, além de dividir o grupo de candidatos inscritos em dois dias de prova com o objetivo de minimizar o risco de aglomerações, o número de salas utilizadas para aplicação do exame será 166% maior em comparação com o Vestibular 2020, passando de 1.989 salas para 5.228 salas.

A expectativa é que seja, em média, 15 candidatos por classe, limitando a ocupação máxima a 35% da capacidade das salas de aula utilizadas no exame para resguardar assim o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os candidatos.

A entrada dos candidatos também será realizada em turmas escalonadas, a fim de evitar aglomerações, com intervalos de 30 minutos. Por isso, os candidatos devem comparecer ao prédio no horário informado na consulta de local de prova do site da Vunesp, portando documento de identidade original com foto.

Todos os candidatos deverão estar usando máscara de proteção facial e também levar máscara reserva. Além da máscara é preciso levar também saco plástico para descarte ou acondicionamento do material de proteção utilizado, caneta esferográfica com tinta preta e régua transparente.

Veja as principais medidas abaixo:

▪ Higienização dos ambientes de prova (chão, maçanetas, corrimão, interruptores de luz, superfícies de móveis, etc.);
▪ Utilização de máscaras de proteção facial, com cobertura total de nariz e boca, durante todo o período de realização de prova;
▪ Disponibilização de álcool em gel a 70%, dentre outras medidas relativas à prevenção do contágio da Covid-19.

Em relação a alimentação, os candidatos poderão levar alimentos e água. Os fiscais passarão as orientações para que seja feita a hidratação e alimentação durante a prova de forma segura, respeitando o distanciamento.

Provas

O Vestibular Unesp 2021 recebeu 80.474 inscritos para o preenchimento de 7.630 vagas distribuídas por 23 cidades paulistas. No sábado, dia 30, passarão pelas provas da 1ª fase os candidatos dos cursos da área de Biológicas.

Local de prova 1ª fase Vestibular 2021 Unesp

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No domingo (31) será a vez dos candidatos dos cursos das áreas de Exatas e Humanidades e dostreineiros. Os portões serão fechados às 14h nos dois dias do exame da primeira fase.

No primeiro dia a prova será aplicada para 45.299 candidatos em 199 prédios de 35 cidades, com utilização de 2.916 salas, média de 15,5 candidatos por sala. No segundo dia, a prova será para 35.176 candidatos em 167 prédios de 35 cidades, com utilização de 2.312 salas, média de 15,2 candidatos por sala.

Todos os candidatos deverão responder 90 questões de múltipla escolha, sendo 30 de Linguagens e Códigos (elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte), 30 de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e 30 de Ciências da Natureza e Matemática (Biologia, Física, Matemática e Química).

Segunda fase

O resultado da primeira fase do vestibular  2021 da Unesp sairá no dia 17 de fevereiro. Nesse dia também será liberado o acesso aos locais de prova da segunda etapa.

As provas da segunda fase também foram foram reduzidas, passando de dois dias consecutivos para apenas o domingo dia 28 de fevereiro. A seleção não terá questões discursivas, mas, sim, 60 perguntas objetivas sobre conhecimentos específicos e uma redação.

Resultado e vagas

A divulgação da lista geral está prevista de ser liberada no dia 19 de março com matrículas virtuais até o dia 22. Uma segunda chamada está prevista para o dia 24 de março, com matrículas até o dia 25. No total, serão feitas dez convocações, sendo estas as próximas datas: 29 de março, 1º, 06, 08, 12, 14, 16 e 20 de abril.

Nesta edição, o vestibular da Unesp oferta 7.630 vagas, as quais são divididas em 3.801 chances para ampla concorrência e 3.829 para o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP).

Concorrência

A concorrência do vestibular 2021 da Unesp já foi divulgada. Medicina, Psicologia e Direito são os cursos mais disputados desta edição.

Para mais detalhes, acesse o Manual do Candidato ou o site da Vunesp, organizadora do vestibular.

Veja também

Fatec libera resultado do pedido de isenção na inscrição para o Vestibular 2024/2
Também está aberta a inscrição para quem foi beneficiado com isenção no Vestibular 2024/2 da Fatec
Dia da Libras: aprenda sobre a origem e o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais
A Libras é utilizada por milhões de pessoas, no Brasil, para se comunicarem no seu dia a dia, aprenda mais um pouco sobre esta língua brasileira
ITA abre isenções do Vestibular 2025
Concurso de admissão terá duas fases, com provas em outubro e novembro
Pré-Enem da UEMS 2024 gratuito recebe inscrição para novas turmas
As 200 vagas estão distribuídas nas cidades de Campo Grande, Dourados e Nova Andradina
UFVJM, em Minas Gerais, abre isenção da taxa de inscrição do SASI 2024
Candidatos do vestibular seriado podem tentar isenção total ou parcial
Dia Mundial do Livro: conheça autores homenageados na data comemorativa
Homenageados morreram neste mesmo dia em 1616. Escritores nasceram na Inglaterra, Espanha e Peru.
Enem 2024: isenção encerra nesta sexta (26)
Saiba como solicitar e quem pode pedir a isenção no Enem 2024
Vestibular de inverno 2024 da UDESC abre as inscrições
São mais de mil vagas distribuídas entre 37 cursos da Universidade
Dia Mundial do Livro 2024: especialistas em educação revelam que sociedade leitora é formada na infância
Consequência de incentivar a leitura na infância é formar uma sociedade de adultos que consomem diferentes tipos de texto
Cederj recebe pedidos de isenção do Vestibular 2024/2
Também está aberto prazo de pré-inscrição pelo sistema de cotas e ações afirmativas
UEMA abre pedidos de isenção de taxa do PAES 2025
Podem participar estudantes que cursaram os últimos cinco anos na rede pública e candidatos com renda familiar de até dois salários mínimos
Dia da Terra: você sabe o quão importante é a Amazônia para o planeta?
Veja a nossa conversa com um ecologista que trabalha na Amazônia sobre a importância deste bioma para a vida na terra