A Universidade Estadual Paulista (Unesp) liberou nesta quinta-feira, 25 de outubro, os locais de prova da primeira fase do Vestibular 2019. A etapa será realizada em 15 de novembro, a partir das 14h.
Os candidatos têm que levar para as provas documento de identificação original com foto, caneta esferográfica de tinta preta (fabricada em material transparente) e régua transparente.
As provas serão aplicadas em 31 cidades paulistas e em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG). Os portões dos locais de provas serão abertos às 13h e fechados, pontualmente, às 14h.
Os candidatos terão que responder na primeira fase 90 questões objetivas, as quais se dividem da seguinte forma:
=> 30 questões de Linguagens, Códigos e suas tecnologias (língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte);
=> 30 questões de Ciências Humanas (história, geografia, filosofia e sociologia);
=> 30 questões de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias (elementos de biologia, química, física e matemática).
Vagas
A oferta do Vestibular 2019 da Unesp é de 7.365 vagas, das quais 3.698 são para estudantes de escolas públicas (por meio do Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP). Destas oportunidades, 1.300 vagas são para os autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI).
O curso mais concorrido do Vestibular 2019 da Unesp é Medicina em Botucatu, com 307,8 candidatos por vaga. No ano passado, esse curso também foi o mais concorrido, quando registrou 312,7 inscritos por vaga.
O segundo curso mais disputado é Psicologia em Bauru, com 53,7 candidatos por vaga, seguido por Direito matutino em Franca (53,5), Medicina Veterinária em Botucatu (38) e Arquitetura e Urbanismo em Bauru (36,3).
Veja a concorrência completa do Vestibular 2019 da Unesp
As vagas estão distribuídas por 173 cursos de graduação gratuitos em 23 cidades do estado de São Paulo que contam com unidades da Unesp.
Segunda fase
Os classificados nesta primeira fase serão conhecidos em 3 de dezembro. Os locais da segunda etapa e dos testes de habilidades específicas serão liberados nos mesmos dias.
A segunda fase será realizada em 16 e 17 de dezembro. Esta etapa contará com a redação e 36 questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.
As provas de habilidades específicas serão aplicadas em 9 de dezembro. Esta etapa será apenas para os cursos de Arte-Teatro, Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Artes Visuais, Design e Arquitetura e Urbanismo.
Os candidatos terão acesso ao resultado final em 1º de fevereiro de 2019. As matrículas virtuais serão recebidas até o dia 4 seguinte.
Abaixo é possível ver o cronograma completo de chamadas:
1ª chamada: 1º de fevereiro
2ª chamada: 6 de fevereiro
3ª chamada: 11 de fevereiro
4ª chamada: 18 de fevereiro
5ª chamada: 20 de fevereiro
6ª chamada: 22 de fevereiro
7ª chamada: 26 de fevereiro
8ª chamada: 28 de fevereiro
9ª chamada: 7 de março
10ª chamada: 13 de março
Mais informações no Manual do Candidato.