A temporada de provas da 2a fase do Vestibular 2015 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) começa hoje, 11 de janeiro, e encerra na próxima terça-feira (13). São esperados 15.444 candidatos em 18 cidades. Os locais dos exames saíram em 15 de dezembro.
Os vestibulandos farão 24 questões discursivas, sendo seis por disciplina. No primeiro dia, além de questões de Língua Portuguesa e de Literaturas, eles produzirão uma Redação. No segundo dia, será a vez de questões de Matemática, História e Geografia e, no terceiro, Física, Química e Biologia. As provas iniciam às 13h e terminam às 17h.
Orientações
A universidade recomenda que os candidatos cheguem aos locais das provas com, pelo menos, uma hora de antecedência. É necessário levar o documento de identidade original indicado na inscrição, uma foto 3x4 de 2014, com nome e número de inscrição anotados no verso, caneta preta em material transparente, lápis preto e borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso.
Os candidatos não podem utilizar celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné, chapéu, entre outros. Serão fornecidas embalagens nas quais o vestibulando deverá guardar o celular desligado. Pode-se usar relógio analógico para controlar o tempo.
Seleção
As provas da 1a fase foram aplicadas em 23 de novembro para mais de 70 mil inscritos. Eles responderam 90 questões de disciplinas ministradas no ensino médio. A lista de aprovados saiu em 15 de dezembro e na última terça-feira (6) foram divulgadas as notas dos testes.
Candidatos aos cursos de Música passaram pelos testes de habilidades específicas entre os dias 25 e 26 (1ª etapa) e 28 e 29 (2ª etapa) de setembro na cidade de Campinas. Veja o resultado. Para os inscritos nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, também haverá exames específicos, que serão realizados de 19 a 22 de janeiro, também na cidade de Campinas.
Concorrência
São oferecidas 3.320 vagas em 70 cursos. Medicina é o mais disputado, com 203,8 candidatos por vaga (22.415 inscritos). Em seguida, vem Arquitetura e Urbanismo, que registra relação de 114,8 concorrentes para cada oportunidade, com 3.443 vestibulandos. O terceiro posto é do curso de Engenharia Civil, que contabiliza 4.335 inscritos e apresenta concorrência de 54,2 candidatos por vaga.
Os cursos que completam a lista dos dez mais disputados e as respectivas concorrências são: Comunicação Social – Midialogia (51,3), Engenharia Química – integral (46,2), Ciências Biológicas (45,7), Engenharia de Produção (37,9), Geologia (32,6), Engenharia Mecânica (29,1) e Ciência da Computação (27).
Relação completa de candidatos por vaga
A divulgação da chamada virtual está prevista para 02 de fevereiro, a partir das 14h, com matrículas para os dias 03 e 04 seguintes. O registro acadêmico presencial será realizado em 11 de fevereiro. Mais detalhes podem ser visualizados no Manual, na Revista do Candidato ou, ainda no site da Comvest.