UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Unicamp 2021: Provas da 1ª fase terão alterações por conta da pandemia do novo coronavírus

Unicamp 2021: Provas da 1ª fase terão alterações por conta da pandemia do novo coronavírus

As medidas visam reduzir a quantidade de estudantes circulando no mesmo ambiente e evitar assim aglomerações.

Publicado por Érica Caetano
05/06/2020 11h58 , atualizado em 05/06/2020 12h10

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou nesta sexta-feira, 05 de junho, que as provas da 1ª fase do seu Vestibular 2021 terão o número de questões reduzidas de 90 para 72 e o tempo máximo para a realização passará a ser de quatro horas e não mais de cinco, como ocorria em anos anteriores. 

As provas da primeira fase também serão aplicadas durante dois dias diferentes, conforme a área de cada curso concorrido pelos inscritos. As medidas se devem por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e visam reduzir a quantidade de estudantes circulando no mesmo ambiente e evitar assim aglomerações.

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest ) informou ainda que apesar de questões diferentes, as provas dos dois dias da primeira fase do Vestibular 2021 da Unicamp terão as mesmas características e distribuição por disciplinas.

A data das provas da primeira fase ainda não foi definida, mas o que já foi determinado é que os inscritos aos cursos das áreas de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas deverão passar pelos exames no mesmo dia, em um sábado. Para os candidatos de cursos do segmento de Ciências Biológicas/Saúde, a prova ocorrerá no dia seguinte, no domingo.

Os candidatos sabatistas, que por convicção religiosa restringem suas atividades aos sábados, poderão ter horário específico para fazerem as provas, desde que tenham informando tal condição no ato de inscrição. As informações ainda estarão detalhadas no edital a ser divulgado em breve.

Como funcionará?

Para cada dia de teste haverá uma prova única para todos os candidatos das áreas determinada. A primeira fase será formada por uma única prova de Conhecimentos Gerais, constituída por 72 questionamentos objetivos referentes a área do conhecimento desenvolvidas no ensino médio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As questões serão distribuídas da seguinte forma: 12 questões de Língua Portuguesa e Literatura; 12 questões de Matemática; e oito questões de cada disciplina: Biologia, Física, Geografia/Sociologia, História/Filosofia, Inglês e Química.

A primeira fase deverá ocorrer em dois dias do mês de janeiro de 2021 e as provas da segunda fase seriam realizadas em dois dias no mês de fevereiro. 

Contudo, a definição das datas está dependendo da divulgação do Inep das datas de provas do Enem 2020 e de uma reunião entre as universidades públicas paulistas, para que não haja coincidência de datas, possibilitando assim que os estudantes possam participar de mais de um processo seletivo.

As mudanças foram aprovadas pela Câmara Deliberativa do Vestibular e ainda serão publicadas em edital.

Vestibular 2021

O Vestibular 2021 até o momento continua mantido assim como o cronogroama de inscrições, que prevê o início das mesmas para o dia 31 de julho até o dia 08 de setembro, pela página da Comvest.

Os pedidos de isenção de taxa de inscrição serão recebidos a partir do dia 22 de junho até o dia 08 de julho, pela internet. A taxa deste ano é de R$ 170.  A Comvest oferece 6.680 isenções para estudantes carentes de escola pública e um número ilimitado de isenções nas demais modalidades.

Obras literárias

A Unicamp também já anunciou a retirada de cinco obras literárias da relação que seria cobrada no Vestibular 2021. Os estudantes teriam que ler 12 livros; agora, serão apenas sete. O ajuste na lista de obras de leitura obrigatória também foi feito considerando o contexto da pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Mais informações podem ser obtidas no site da Comvest.

Veja também

Morte de Vinicius de Moraes, o poetinha, faz 45 anos. Veja o que estudar sobre ícone da MPB
Artista costuma aparecer em provas de vestibulares, Enem e outros processos seletivos.
Encceja 2025: veja 7 temas de redação que podem cair na prova
Professores listam sete possíveis temas que podem cair na redação do Encceja 2025 em cada um dos níveis de ensino, fundamental e médio
Enem 2025: a quatro meses para provas, confira 5 ferramentas para te ajudar nos estudos
Veja cinco opções gratuitas de ferramentas que ajudarão a se dar bem no Enem 2025. Entre elas está simulado online e correção de redação.
IME encerra inscrição do Concurso de Admissão 2026. Entenda como funciona vestibular
Vestibular 2026 do IME oferece 65 vagas sendo 52 para ampla concorrência e 13 para negros
Fies 2025.2: edital com datas e regras é divulgado
As inscrições podem ser feitas de 14 a 18 de julho, pelo FiesSeleção.
Fies 2025.2: MEC anuncia datas de inscrição para financiamento
O Fies possibilita o financiamento de mensalidade de cursos de graduação presencial em universidades privadas de todo país.
Redação Encceja 2025: confira 10 dicas para ajudar na prova, segundo especialistas
Candidatos do Encceja 2025 devem escrever texto do gênero dissertativo-argumentativo sobre um tema social
Universidades públicas do Paraná: confira vestibulares 2026 com inscrição aberta
Juntas, universidades como UEL, UENP e UTFPR oferecem mais de 6 mil vagas
UFPel PAVE 2025 (RS): inscrição aberta para vestibular seriado
O PAVE 2025 da UFPel é realizado em três etapas anuais e acompanha os anos de ensino médio do candidato
CNU 2025: pedido de isenção de taxa termina hoje (08)
As inscrições para o concurso seguem até o dia 20 de julho. Os candidatos podem concorrer a mais de 3.600 vagas em órgãos federais.
Encceja 2025: confira quando e onde será divulgado local de prova
Exame está marcado para dia 3 de agosto em várias cidades do Brasil
Enem 2025: inscrição para trabalhar no exame como certificador termina nesta segunda (7)
Inscrição para certificador vale tanto para o Enem quanto para a Prova Nacional Docente (PND) de 2025