Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Unicamp 2021: Provas da 1ª fase terão alterações por conta da pandemia do novo coronavírus

Unicamp 2021: Provas da 1ª fase terão alterações por conta da pandemia do novo coronavírus

As medidas visam reduzir a quantidade de estudantes circulando no mesmo ambiente e evitar assim aglomerações.

Publicado por Érica Caetano
05/06/2020 11h58 , atualizado em 05/06/2020 12h10

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou nesta sexta-feira, 05 de junho, que as provas da 1ª fase do seu Vestibular 2021 terão o número de questões reduzidas de 90 para 72 e o tempo máximo para a realização passará a ser de quatro horas e não mais de cinco, como ocorria em anos anteriores. 

As provas da primeira fase também serão aplicadas durante dois dias diferentes, conforme a área de cada curso concorrido pelos inscritos. As medidas se devem por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e visam reduzir a quantidade de estudantes circulando no mesmo ambiente e evitar assim aglomerações.

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest ) informou ainda que apesar de questões diferentes, as provas dos dois dias da primeira fase do Vestibular 2021 da Unicamp terão as mesmas características e distribuição por disciplinas.

A data das provas da primeira fase ainda não foi definida, mas o que já foi determinado é que os inscritos aos cursos das áreas de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas deverão passar pelos exames no mesmo dia, em um sábado. Para os candidatos de cursos do segmento de Ciências Biológicas/Saúde, a prova ocorrerá no dia seguinte, no domingo.

Os candidatos sabatistas, que por convicção religiosa restringem suas atividades aos sábados, poderão ter horário específico para fazerem as provas, desde que tenham informando tal condição no ato de inscrição. As informações ainda estarão detalhadas no edital a ser divulgado em breve.

Como funcionará?

Para cada dia de teste haverá uma prova única para todos os candidatos das áreas determinada. A primeira fase será formada por uma única prova de Conhecimentos Gerais, constituída por 72 questionamentos objetivos referentes a área do conhecimento desenvolvidas no ensino médio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As questões serão distribuídas da seguinte forma: 12 questões de Língua Portuguesa e Literatura; 12 questões de Matemática; e oito questões de cada disciplina: Biologia, Física, Geografia/Sociologia, História/Filosofia, Inglês e Química.

A primeira fase deverá ocorrer em dois dias do mês de janeiro de 2021 e as provas da segunda fase seriam realizadas em dois dias no mês de fevereiro. 

Contudo, a definição das datas está dependendo da divulgação do Inep das datas de provas do Enem 2020 e de uma reunião entre as universidades públicas paulistas, para que não haja coincidência de datas, possibilitando assim que os estudantes possam participar de mais de um processo seletivo.

As mudanças foram aprovadas pela Câmara Deliberativa do Vestibular e ainda serão publicadas em edital.

Vestibular 2021

O Vestibular 2021 até o momento continua mantido assim como o cronogroama de inscrições, que prevê o início das mesmas para o dia 31 de julho até o dia 08 de setembro, pela página da Comvest.

Os pedidos de isenção de taxa de inscrição serão recebidos a partir do dia 22 de junho até o dia 08 de julho, pela internet. A taxa deste ano é de R$ 170.  A Comvest oferece 6.680 isenções para estudantes carentes de escola pública e um número ilimitado de isenções nas demais modalidades.

Obras literárias

A Unicamp também já anunciou a retirada de cinco obras literárias da relação que seria cobrada no Vestibular 2021. Os estudantes teriam que ler 12 livros; agora, serão apenas sete. O ajuste na lista de obras de leitura obrigatória também foi feito considerando o contexto da pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Mais informações podem ser obtidas no site da Comvest.

Veja também

Vestibular 2021 da PUC-Rio começa neste domingo (25)
Interessados nas mais de 1,4 mil vagas fazem provas de manhã ou à tarde em uma plataforma on-line

Procura por cursos tecnológicos cresce mais de 130% nos últimos dez anos
Dado consta no resultado do Censo da Educação Superior 2019 divulgado na manhã de hoje pelo MEC

Censo da Educação Superior: número de estudantes no ensino superior cresceu 43% em 10 anos
O levantamento completo faz parte do resultado do Censo da Educação Superior 2019, disponibilizado na manhã de hoje pelo Inep.

Prazo para se inscrever no Vestibular (PSCS) 2020/2 via Enem do IFPB chega ao fim
Os candidatos podem optar por até duas opções de curso durante a inscrição e para participar é preciso ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2017 e 2019, já que a seleção utilizará as notas do Exame.

Fuvest encerra inscrições para o Vestibular 2021 nesta sexta-feira (23)
Seleção oferece 8.241 vagas em cursos ministrados pela USP. Metade das chances é reservada para cotistas

Cursinho Pré-vestibular de Brasília recebe inscrições para aulas preparatórias para o Enem
As inscrições estão sendo recebidas via internet ou de forma presencial,  nas unidades do cursinho. É preciso apresentar duas fotox 3x4 e cópias do CPF e RG. 

Inscrições para Vestibular 2020 da Unifesspa são encerradas hoje (22)
Interessados nas mais de 300 vagas deverão fazer provas presenciais no dia 13 de dezembro, no Pará

Uninorte (AC) inscreve para o Vestibular 2021 de Medicina
Estão sendo oferecidas 30 vagas e as provas serão realizadas no dia 21 de novembro, no turno vespertino, das 14h às 18h. Elas serão formadas por quatro questões objetivas e uma redação.

FGV disponibiliza cartão da 1ª fase de Direito do Vestibular 2021
Provas estão agendadas para os dias 1º e 02 de novembro, no formato on-line por conta da pandemia.

No RS, UCS inscreve para Vestibular de Verão 2021
Candidatos serão avaliados pela internet. Somente concorrentes às 50 vagas do curso de Medicina farão provas presenciais.

Inscrições do Vestibular 2020 de cursos a distância da UEM (PR) são recebidas
Prazo segue aberto até 18 de novembro e estão sendo oferecidas 1.030 vagas.

Inscrições para Vestibular 2021 de Medicina e Odontologia da SL Mandic (SP) são finalizadas
Nesta edição, o processo seletivo oferece 310 vagas, sendo 250 para o curso de Medicina e 60 para o de Odontologia. Ambas as carreiras são ministradas em turno integral.