Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Unicamp 2021: Provas da 1ª fase terão alterações por conta da pandemia do novo coronavírus

Unicamp 2021: Provas da 1ª fase terão alterações por conta da pandemia do novo coronavírus

As medidas visam reduzir a quantidade de estudantes circulando no mesmo ambiente e evitar assim aglomerações.

Publicado por Érica Caetano
05/06/2020 11h58 , atualizado em 05/06/2020 12h10

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou nesta sexta-feira, 05 de junho, que as provas da 1ª fase do seu Vestibular 2021 terão o número de questões reduzidas de 90 para 72 e o tempo máximo para a realização passará a ser de quatro horas e não mais de cinco, como ocorria em anos anteriores. 

As provas da primeira fase também serão aplicadas durante dois dias diferentes, conforme a área de cada curso concorrido pelos inscritos. As medidas se devem por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e visam reduzir a quantidade de estudantes circulando no mesmo ambiente e evitar assim aglomerações.

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest ) informou ainda que apesar de questões diferentes, as provas dos dois dias da primeira fase do Vestibular 2021 da Unicamp terão as mesmas características e distribuição por disciplinas.

A data das provas da primeira fase ainda não foi definida, mas o que já foi determinado é que os inscritos aos cursos das áreas de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas deverão passar pelos exames no mesmo dia, em um sábado. Para os candidatos de cursos do segmento de Ciências Biológicas/Saúde, a prova ocorrerá no dia seguinte, no domingo.

Os candidatos sabatistas, que por convicção religiosa restringem suas atividades aos sábados, poderão ter horário específico para fazerem as provas, desde que tenham informando tal condição no ato de inscrição. As informações ainda estarão detalhadas no edital a ser divulgado em breve.

Como funcionará?

Para cada dia de teste haverá uma prova única para todos os candidatos das áreas determinada. A primeira fase será formada por uma única prova de Conhecimentos Gerais, constituída por 72 questionamentos objetivos referentes a área do conhecimento desenvolvidas no ensino médio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As questões serão distribuídas da seguinte forma: 12 questões de Língua Portuguesa e Literatura; 12 questões de Matemática; e oito questões de cada disciplina: Biologia, Física, Geografia/Sociologia, História/Filosofia, Inglês e Química.

A primeira fase deverá ocorrer em dois dias do mês de janeiro de 2021 e as provas da segunda fase seriam realizadas em dois dias no mês de fevereiro. 

Contudo, a definição das datas está dependendo da divulgação do Inep das datas de provas do Enem 2020 e de uma reunião entre as universidades públicas paulistas, para que não haja coincidência de datas, possibilitando assim que os estudantes possam participar de mais de um processo seletivo.

As mudanças foram aprovadas pela Câmara Deliberativa do Vestibular e ainda serão publicadas em edital.

Vestibular 2021

O Vestibular 2021 até o momento continua mantido assim como o cronogroama de inscrições, que prevê o início das mesmas para o dia 31 de julho até o dia 08 de setembro, pela página da Comvest.

Os pedidos de isenção de taxa de inscrição serão recebidos a partir do dia 22 de junho até o dia 08 de julho, pela internet. A taxa deste ano é de R$ 170.  A Comvest oferece 6.680 isenções para estudantes carentes de escola pública e um número ilimitado de isenções nas demais modalidades.

Obras literárias

A Unicamp também já anunciou a retirada de cinco obras literárias da relação que seria cobrada no Vestibular 2021. Os estudantes teriam que ler 12 livros; agora, serão apenas sete. O ajuste na lista de obras de leitura obrigatória também foi feito considerando o contexto da pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Mais informações podem ser obtidas no site da Comvest.

Veja também

Local de prova do CNU, o Enem dos Concursos, sai hoje (25)
Mais de 2,1 milhões de candidatos farão provas no próximo domingo, 5 de maio, em 220 cidades do Brasil
Fatec libera resultado do pedido de isenção na inscrição para o Vestibular 2024/2
Também está aberta a inscrição para quem foi beneficiado com isenção no Vestibular 2024/2 da Fatec
Dia da Libras: aprenda sobre a origem e o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais
A Libras é utilizada por milhões de pessoas, no Brasil, para se comunicarem no seu dia a dia, aprenda mais um pouco sobre esta língua brasileira
ITA abre isenções do Vestibular 2025
Concurso de admissão terá duas fases, com provas em outubro e novembro
Pré-Enem da UEMS 2024 gratuito recebe inscrição para novas turmas
As 200 vagas estão distribuídas nas cidades de Campo Grande, Dourados e Nova Andradina
UFVJM, em Minas Gerais, abre isenção da taxa de inscrição do SASI 2024
Candidatos do vestibular seriado podem tentar isenção total ou parcial
Dia Mundial do Livro: conheça autores homenageados na data comemorativa
Homenageados morreram neste mesmo dia em 1616. Escritores nasceram na Inglaterra, Espanha e Peru.
Enem 2024: isenção encerra nesta sexta (26)
Saiba como solicitar e quem pode pedir a isenção no Enem 2024
Vestibular de inverno 2024 da UDESC abre as inscrições
São mais de mil vagas distribuídas entre 37 cursos da Universidade
Dia Mundial do Livro 2024: especialistas em educação revelam que sociedade leitora é formada na infância
Consequência de incentivar a leitura na infância é formar uma sociedade de adultos que consomem diferentes tipos de texto
Cederj recebe pedidos de isenção do Vestibular 2024/2
Também está aberto prazo de pré-inscrição pelo sistema de cotas e ações afirmativas
UEMA abre pedidos de isenção de taxa do PAES 2025
Podem participar estudantes que cursaram os últimos cinco anos na rede pública e candidatos com renda familiar de até dois salários mínimos