A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou no final do dia de ontem, 26 de maio, que aumentará a bonificação do seu Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (Paais), do Vestibular 2016, para aqueles participantes que sejam alunos da rede pública de ensino, pegros, pardos e indígenas (PPI). O objetivo da mudança é tentar aumentar as taxas de inclusão da instituição, já que no último certame (de 2015) a mesma teve o pior resultado dos últimos cinco anos.
A meta que a Unicamp precisa atingir é de 50% de alunos da rede pública e 35% dos autodeclarados pretos, pardos e indígenas regularmente matriculados até 2017. A determinação é do Conselho Universitário (Consu) da Faculdade, além de ser também uma exigência do Estado.
Anteriormente, os candidatos tinham direito ao bônus somente na segunda fase das provas do certame. Com a nova bonificação, agora os pontos extras serão acrescentados às notas da primeira e segunda etapa do Processo Seletivo. A Unicamp não adota cotas, mas sim um sistema de bonificação.
Nas notas da 1ª fase serão acrescidos 60 pontos para aqueles participantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio na rede pública de ensino. Ainda nesse grupo, os autodeclarados pretos, pardos ou indígenas terão direito ainda a outros 20 pontos extras.
Os vestibulandos que passem para a etapa final terão 90 pontos a mais nas provas de redação e outros 90 nas dissertativas. Os aprovados na primeira fase, que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas e que também tenham cursado o Ensino Médio integralmente em escolas da rede pública, contarão com mais 30 pontos na segunda fase, além dos 90.
Com as mudanças aprovadas, a expectativa é que ocorra um aumento da inclusão abrangendo estudantes que tenham cursado o Ensino Médio em escola pública e de autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, também oriundos de escola pública. No último vestibular, a proporção foi de 30,2% entre os matriculados, com 15,7% de pretos, pardos e indígenas. Em 2014, a taxa havia sido de 36,9% de alunos da rede pública e 18% de PPI.
O Vestibular 2016 da Unicamp começa a receber inscrições a partir do dia 03 de agosto. Elas seguem até 03 de setembro.