Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Unicamp aumenta programa de bônus para o Vestibular 2016

Unicamp aumenta programa de bônus para o Vestibular 2016

O objetivo da mudança é tentar aumentar as taxas de inclusão da instituição. Medida vale para o próximo certame.

Publicado por Érica Caetano
27/05/2015 11h06 , atualizado em 28/05/2015 08h17

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou no final do dia de ontem, 26 de maio, que aumentará a bonificação do seu Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (Paais), do Vestibular 2016, para aqueles participantes que sejam alunos da rede pública de ensino, pegros, pardos e indígenas (PPI). O objetivo da mudança é tentar aumentar as taxas de inclusão da instituição, já que no último certame (de 2015) a mesma teve o pior resultado dos últimos cinco anos.

A meta que a Unicamp precisa atingir é de 50% de alunos da rede pública e 35% dos autodeclarados pretos, pardos e indígenas regularmente matriculados até 2017. A determinação é do Conselho Universitário (Consu) da Faculdade, além de ser também uma exigência do Estado.

Anteriormente, os candidatos tinham direito ao bônus somente na segunda fase das provas do certame. Com a nova bonificação, agora os pontos extras serão acrescentados às notas da primeira e segunda etapa do Processo Seletivo. A Unicamp não adota cotas, mas sim um sistema de bonificação.

Nas notas da 1ª fase serão acrescidos 60 pontos para aqueles participantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio na rede pública de ensino. Ainda nesse grupo, os autodeclarados pretos, pardos ou indígenas terão direito ainda a outros 20 pontos extras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os vestibulandos que passem para a etapa final terão 90 pontos a mais nas provas de redação e outros 90 nas dissertativas. Os aprovados na primeira fase, que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas e que também tenham cursado o Ensino Médio integralmente em escolas da rede pública, contarão com mais 30 pontos na segunda fase, além dos 90.

Com as mudanças aprovadas, a expectativa é que ocorra um aumento da inclusão abrangendo estudantes que tenham cursado o Ensino Médio em escola pública e de autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, também oriundos de escola pública. No último vestibular, a proporção foi de 30,2% entre os matriculados, com 15,7% de pretos, pardos e indígenas. Em 2014, a taxa havia sido de 36,9% de alunos da rede pública e 18% de PPI.

O Vestibular 2016 da Unicamp começa a receber inscrições a partir do dia 03 de agosto. Elas seguem até 03 de setembro.

Veja também

Gabarito do Enem 2024 é divulgado
O gabarito do Enem 2024 foi publicado pelo Inep hoje, dia 14 de novembro.
Enem 2024: provas de Matemática e Ciências da Natureza acontecem hoje (10): confira orientações
Milhões de candidatos devem realizar as provas do segundo dia do Enem 2024 neste domingo (10) em todas as regiões brasileiras
Tema da redação do Enem 2024 aborda desafios para a valorização da herança africana no Brasil
Os temas da redação do Enem costumam abordar questões sociais e problemas estruturais do Brasil.
Provas do 1º dia do Enem 2024 começam hoje (3): veja o que levar
Mais de 4,3 milhões estão confirmados no Enem 2024. Hoje (3), participantes terão de produzir redação e provas de Linguagens e Ciências Humana
Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas
Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito
Local de prova do Enem 2024 é divulgado
As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.