A Universidade de Montes Claros (Unimontes), em Minas Gerais, anunciou nesta terça-feira, 19 de maio, que, a partir do primeiro semestre de 2016, o Processo Seletivo passará a ser por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). De acordo com a instituição, a nova forma de ingresso substituirá o vestibular tradicional, que oferece 60% das vagas. As demais são via Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (PAES).
Com essa medida, os interessados nos cursos oferecidos pela universidade terão que fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujo prazo de inscrições inicia em 25 de maio. Depois de participarem do exame educacional, os candidatos poderão se inscrever no SiSU, em datas que serão liberadas posteriormente pelo Ministério de Educação (MEC).
Ainda neste semestre a Unimontes divulgará o número de vagas, pesos, políticas afirmativas e percentual de vagas para o sistema de cotas, em 2016. Segundo a instituição, para a seleção poderão ser instituídos pesos diferentes por área e por curso.
Cursos que não entram
As únicas carreiras que não serão ofertadas via SiSU são as ministradas via Ensino a Distância (EaD) e as que exigem habilidades específicas, como Artes e Música. Ainda conforme informações liberadas pela universidade, essa medida não alterará o PAES, que oferece, atualmente, oferece 40% das vagas do vestibular.
Vestibular 2015/2
O último processo seletivo pela modalidade tradicional recebeu inscrições de 6 de abril a 8 de maio. Os candidatos farão as provas em 28 de junho. Saiba mais