O Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSudesteMG) informou que o Vestibular 2021/1 não terá provas presenciais, excepcionalmente, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A seleção será realizada exclusivamente pelas notas dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os cursos de graduação. Para os cursos técnicos, será feita análise de currículo e avaliações remotas, no caso dos cursos de pós-graduação.
Os cronogramas de cada modalidade, assim como cursos e vagas, serão divulgados com o lançamento dos editais, previstos para o mês de dezembro.
As inscrições serão gratuitas para todos e a previsão é de que as inscrições comecem em janeiro de 2021. Ao fazer a inscrição, o candidato deverá anexar o documento que comprova suas notas.
Serão aceitas as notas de qualquer Exame realizado entre os anos de 2015 e 2019. Embora não haja um número definido de vagas para cada curso, já se sabe que 70% delas serão destinadas para o ingresso via edições anteriores do Enem, enquanto as 30% restantes serão reservadas a quem concorrer pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) em 2021.
Matrícula e aulas
As datas de matrícula e os procedimentos para realizá-la também estão sendo estudados.Portanto, ainda não há definição sobre forma remota ou presencial, mas os candidatos serão informados posteriormente, com prazo suficiente para se organizarem, caso a matrícula seja feita diretamente no campus.
Coronavírus
O IFSudesteMG informou em ulho, por meio de nota, que o Vestibular 2020/2 foi cancelado por causa da pandemia do coronavírus.
Em março, o instituto recebeu pedidos de isenção de taxa de inscrição. O resultado já foi liberado e, segundo o IFSudesteMG, os nomes dos contemplados serão considerados para o próximo processo seletivo.
Veja isentos de taxa vestibular 2020/2 IFSudesteMG
Puderam solicitar a gratuidade candidatos que estudaram o ensino fundamental e médio na rede pública de ensino ou na rede particular, na condição de bolsista.
Para mais detalhes, acesse o site do instituto.