Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Orientação Vocacional
  3. Teste vocacional facilita escolha do curso

Teste vocacional facilita escolha do curso

Teste vocacional pode ser uma boa alternativa para estudantes que desejam aliar suas preferências e habilidades com a profissão.

Publicado por Wanja Borges
Para os indecisos, existem diversos profissionais especializados em teste vocacional no mercado
Para os indecisos, existem diversos profissionais especializados em teste vocacional no mercado

Com o surgimento, cada vez mais frequente, de cursos de graduação e universidades, a escolha sobre qual carreira seguir tem ficado ainda mais difícil. No período de preparação para o vestibular, é mais normal do que se imagina ter dúvidas sobre qual curso prestar, principalmente porque esse é o momento de decidir não só a profissão, mas o seu futuro. Nesse sentido, procurar uma ajuda especializada passa a ser a melhor alternativa. 

Atualmente, existem opções eficazes, como os testes e orientações vocacionais, que auxiliam diretamente no processo de escolha profissional, minimizando os confrontos pessoais e conflitos internos. Conhecido como um procedimento de reflexão e formação, a orientação vocacional é uma das ferramentas mais utilizadas para pesquisar, analisar e testar as aptidões, interesses e potencialidades dos estudantes.  

Aplicado geralmente por psicólogos, em clínicas particulares ou em escolas e cursinhos, o teste de comportamento ajuda o vestibulando a se conhecer, primeiramente, para só depois aliar suas habilidades e gostos com determinadas áreas ou profissões. Vale ressaltar que esses programas são capazes de analisar a vocação do estudante e orientá-lo sobre a área mais adequada sem definir a carreira que deve ser seguida. 

Na Internet, é possível localizar uma variedade de testes vocacionais gratuitos, com perguntas aparentemente sem qualquer relação com os assuntos profissionais. As questões geralmente tratam de preferências, hábitos, qualidades, comportamentos, opiniões e defeitos, com o objetivo único de identificar os interesses pessoais do vestibulando para, em seguida, comparar suas preferências com as características de determinados cursos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A orientação vocacional já é um processo mais complexo, constituído por diferentes fases, como entrevistas, questionários de interesses, testes de personalidade e intelectualidade, dentre outros. Geralmente são necessárias várias sessões para se chegar a um consenso, contudo, sua conclusão também tende a ser mais apropriada, já que as preferências dos estudantes são analisadas a fundo, neste caso. 

Independente do método escolhido, é preciso ter em mente que os testes e orientação vocacionais atuam somente como um suporte para o estudante. A decisão de qual curso prestar e qual carreira seguir é de responsabilidade única e exclusiva do vestibulando. Ninguém deve intervir nessa situação. Por outro lado, se você está confuso a ponto de não conseguir identificar suas particularidades, siga em frente. Os testes podem ser uma boa forma de fazer você enxergar uma luz no fim do túnel.    

Veja também

Resultado dos pedidos de isenção do Vestibular 2021 da UERJ é divulgado
As solicitações foram recebidas no mês de março, quando o calendário da seletiva ainda não havia sido suspenso por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

ITA prorroga inscrições para Vestibular 2021
Primeira fase está marcada para dia 20 de novembro e segunda, para dias 8 e 9 de dezembro

Famerp (SP) dá início ao prazo de inscrições do Vestibular 2021
Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de novembro e a taxa custa R$ 165.  Oferta é de 160 vagas.

Após suspensão, Uece divulga novas datas para matrícula do Vestibular 2020/1
Cronograma do processo seletivo estava suspenso desde março. Matrículas serão feitas pela internet, ainda em setembro.

UFJF anuncia datas das provas do Pism 2021
Provas serão aplicadas em fevereiro e março, e universidade implantará medidas de prevenção ao coronavírus.

Unifesp altera data das inscrições do Vestibular Misto 2021
Inscrições poderão ser feitas agora de 13 de outubro a 4 de dezembro. Edital sairá dia 9 de outubro.

Unifesspa está com inscrições abertas para Vestibular 2020
Processo Seletivo Especial oferece 315 vagas em cursos ministrados em sete cidades paraenses

IFG recebe inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Processo seletivo oferece 465 vagas em 13 cursos de graduação ministrados em Goiânia e outras quatro cidades do interior

Abertas inscrições para bolsas remanescentes do ProUni 2020/2
Interessados nas 90 mil vagas devem fazer cadastro até dia 30 de setembro. É obrigatório ter feito o Enem a partir de 2010.

UEL abre inscrições para Vestibular 2021
Concorrentes às mais de 2,5 mil vagas farão provas somente no ano que vem, no dia 14 de março

Unipar está com inscrições abertas para Vestibular 2021 de Medicina
Instituição paranaense oferece 110 vagas. Curso é ministrado no campus situado na cidade de Umuarama.

Abertas inscrições para Vestibular 2021 de Medicina e Odontologia da SL Mandic (SP)
Interessados nas 310 vagas farão provas on-line em 25 de outubro. Previsão é que lista de aprovados saia no dia 30 seguinte.