Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Orientação Vocacional
  3. Teste vocacional facilita escolha do curso

Teste vocacional facilita escolha do curso

Teste vocacional pode ser uma boa alternativa para estudantes que desejam aliar suas preferências e habilidades com a profissão.

Publicado por Wanja Borges
Para os indecisos, existem diversos profissionais especializados em teste vocacional no mercado
Para os indecisos, existem diversos profissionais especializados em teste vocacional no mercado

Com o surgimento, cada vez mais frequente, de cursos de graduação e universidades, a escolha sobre qual carreira seguir tem ficado ainda mais difícil. No período de preparação para o vestibular, é mais normal do que se imagina ter dúvidas sobre qual curso prestar, principalmente porque esse é o momento de decidir não só a profissão, mas o seu futuro. Nesse sentido, procurar uma ajuda especializada passa a ser a melhor alternativa. 

Atualmente, existem opções eficazes, como os testes e orientações vocacionais, que auxiliam diretamente no processo de escolha profissional, minimizando os confrontos pessoais e conflitos internos. Conhecido como um procedimento de reflexão e formação, a orientação vocacional é uma das ferramentas mais utilizadas para pesquisar, analisar e testar as aptidões, interesses e potencialidades dos estudantes.  

Aplicado geralmente por psicólogos, em clínicas particulares ou em escolas e cursinhos, o teste de comportamento ajuda o vestibulando a se conhecer, primeiramente, para só depois aliar suas habilidades e gostos com determinadas áreas ou profissões. Vale ressaltar que esses programas são capazes de analisar a vocação do estudante e orientá-lo sobre a área mais adequada sem definir a carreira que deve ser seguida. 

Na Internet, é possível localizar uma variedade de testes vocacionais gratuitos, com perguntas aparentemente sem qualquer relação com os assuntos profissionais. As questões geralmente tratam de preferências, hábitos, qualidades, comportamentos, opiniões e defeitos, com o objetivo único de identificar os interesses pessoais do vestibulando para, em seguida, comparar suas preferências com as características de determinados cursos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A orientação vocacional já é um processo mais complexo, constituído por diferentes fases, como entrevistas, questionários de interesses, testes de personalidade e intelectualidade, dentre outros. Geralmente são necessárias várias sessões para se chegar a um consenso, contudo, sua conclusão também tende a ser mais apropriada, já que as preferências dos estudantes são analisadas a fundo, neste caso. 

Independente do método escolhido, é preciso ter em mente que os testes e orientação vocacionais atuam somente como um suporte para o estudante. A decisão de qual curso prestar e qual carreira seguir é de responsabilidade única e exclusiva do vestibulando. Ninguém deve intervir nessa situação. Por outro lado, se você está confuso a ponto de não conseguir identificar suas particularidades, siga em frente. Os testes podem ser uma boa forma de fazer você enxergar uma luz no fim do túnel.    

Veja também

UFES encerra inscrições para Vestibular EaD 2020
Resultado das solicitações de isenção de taxa de inscrição já está disponível.

Provas do Vestibular 2021/1 de Medicina da UCB acontecem amanhã (29)
Os candidatos deverão apresentar documento de identificação original com foto, comprovante de inscrição e caneta de tinta preta, além do uso de máscara.

Provas do Vestibular EaD 2020/2 da UFPel acontecem hoje
Os participantes deverão estar munidos da documento de identificação original com foto e caneta de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente). É obrigatório o uso de máscara que cubra boca e nariz.

Unifor publica lista de aprovados no Vestibular 2021 de Medicina
Selecionados para as cem vagas devem fazer registro acadêmico nos dias 7 e 9 de dezembro, das 8h às 20h

Candidatos de Medicina da UPE ganharão bônus de 10% no Enem
Cursos de Odontologia e Direito também terão benefício, que será destinado a candidatos que moram em regiões específicas do estado

Faculdade de Medicina de Jundiaí realiza provas do Vestibular 2021 neste sábado (28)
O processo seletivo oferece 120 vagas e as provas serão realizadas nas cidades de Jundiaí e São Paulo. 

ITA divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2021
Também foram disponibilizados os gabaritos e comentários das provas destas primeira etapa.

Faculdade São Camilo (SP) aplica provas do Vestibular 2021/1
O Vestibular será realizado em uma única fase, das 14h às 19h. O candidato deverá comparecer ao local da prova munido de documento oficial de identidade original e com foto atualizada.

UEMA finaliza nesta sexta-feira o prazo de inscrições do PAES 2021
Estão sendo oferecidas 4.080 vagas para a UEMA e 855 vagas para a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

Unesp finaliza prazo de inscrições do Vestibular 2021
Os resultados dos pedidos de isenção já foram divulgados. Mesmo com o benefício é preciso se inscrever no processo seletivo durante o prazo que os demais candidatos, ou seja, até esta sexta-feira.

Fies encerra o prazo de inscrições para vagas remanescentes 2020/2 para matriculados
Somente pode se inscrever nas vagas remanescentes do Fies 2020/2 o candidato que preenche os requisitos exigidos pelo MEC

UEMS abre inscrições para Vestibular 2021
Instituição volta a realizar processo seletivo depois de dez anos usando somente o SiSU como forma de ingresso