Criado em 2004, para substituir o Exame Nacional de Cursos, conhecido também como Provão, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. É obrigatório aos estudantes que forem selecionados, sendo indispensável a sua realização para garantia da emissão do histórico escolar.
O Enade tem como principal objetivo medir as competências e habilidades dos universitários nos cursos que passaram por alguma alteração. As inscrições para o estudante habilitado em realizar o exame são de responsabilidade da sua instituição. A primeira aplicação dos testes do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima com que cada área de conhecimento é avaliada é trienal.
Neste ano, o exame contará com algumas mudanças em suas regras. Estas foram anunciadas pelo Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, no começo do ano. Aplicado anteriormente somente a estudantes que estão concluindo o curso superior, o Enade agora irá avaliar também alunos que estejam cursando o penúltimo semestre. Ou seja, neste ano, devem participar da prova futuros formandos de 2012 e estudantes com perspectiva de conclusão do curso até o primeiro semestre de 2013.
O desempenho dos estudantes no Enade é um dos componentes do Conceito Preliminar de Curso (CPC). Além do CPC, compõem a nota o Índice de Diferença de Desempenho (IDD), que é a média entre a nota do aluno no ingresso e no final do curso, e também a opinião dos alunos sobre a instituição de Ensino Superior em que estudam, no que se refere à infraestrutura, recursos didático-pedagógicos, titulação dos professores e o questionário do estudante, que é preenchido pelos participantes do Enade.
Mais informações: http://enade.inep.gov.br