Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Universidades
  3. São Paulo
  4. Centro Universitário Belas Artes – Belas Artes

Centro Universitário Belas Artes – Belas Artes

Fundada em setembro de 1925, Belas Artes é mantida pela Fundação Escola de Belas Artes de São Paulo (FEBASP).

Publicado por Wanja Borges
Complexo Universitário da Belas Artes é constituído por 23 unidades educacionais
Complexo Universitário da Belas Artes é constituído por 23 unidades educacionais

Com a missão de criar, produzir e difundir conhecimento por meio das artes, da cultura e das ciências humanas e sociais, visando a formação humanística e o despertar do desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional, é que o Centro Universitário Belas Artes foi criado em 23 de setembro de 1925, por Pedro Augusto Gomes Cardim, sob o nome de Academia de Belas Artes de São Paulo. Seu nome original foi concedido apenas em 1932, época em que a instituição criou um forte laço com a Pinacoteca do Estado de São Paulo e se responsabilizou por seu acervo durante sete anos. 

Instituição de ensino superior filantrópica e privada, mantida pela Fundação Escola de Belas Artes de São Paulo (FEBASP), o Belas Artes oferece atualmente 20 cursos superiores entre bacharelados e de tecnologia. Anualmente, mais de cinco mil alunos integram o corpo discente da instituição, considerada a melhor faculdade particular do Brasil na categoria artes e design, segundo o Prêmio Melhores Universidades de 2012, do Guia do Estudante.  Já no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2011, o Centro Universitário foi classificado com conceito 3, em uma escala de 1 a 5.

 

 

CAMPUS
•    Campus Universitário

Rua Doutor Álvaro Alvim, nº 90, Vila Mariana, São Paulo – SP
(11) 5576-7300

Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais (Escultura), Artes Visuais (Gravura), Artes Visuais (Pintura), Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Comunicação Social (Rádio e TV), Comunicação Social (Relações Internacionais), Design de Interiores, Design de Moda, Design de Produto, Design Gráfico, Música (Composição e Regência), Música (Instrumentos), Música (Produção e Tecnologia Musical), Relações Públicas, Tecnologia em Desenho de Animação, Tecnologia em Fotografia, Tecnologia em Produção Cênica, Tecnologia em Produção Multimídia. 

 

 

INFRAESTRUTURA
O Complexo Universitário do Centro Universitário Belas Artes é constituído por 23 unidades educacionais, atualmente. Seus espaços físicos foram construídos com muito estilo, cor e inovação. A área de convivência, por exemplo, está localizada na antiga Galeria Prof. Vicente Di Grado, sob o mesmo nome, em homenagem ao aluno, professor e diretor da instituição. Os laboratórios de informática são equipados com máquinas de última geração e softwares atualizados. Além disso, sala stadium, ateliê de desenho e serigrafia, canteiro de obras, laboratórios especializados e oficina de costura, design, maquetes e modelagem, são alguns dos espaços físicos que constituem a infraestrutura do Belas Artes. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular 

O Processo Seletivo Tradicional do Belas Artes é realizado em uma única fase, constituída por 40 questões objetivas sobre conteúdo do Ensino Médio, 02 questões dissertativas sobre temas de conhecimentos gerais e atualidades e redação. Além disso, a instituição aplica testes de habilidades específicas para avaliar o grau de habilidade do candidato em relação ao curso escolhido. 

 

•    ProUni  
O Programa Universidade para Todos (Prouni) é outra forma de ingresso do Centro Universitário Belas Artes, responsável pela concessão de bolsas de estudo parciais ou integrais a estudantes com renda familiar, por pessoa, de um e meio até três salários mínimos. Para se candidatar, o vestibulando tem que ter participado do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com desempenho superior a 400 pontos. 

 

•    Enem
O Enem só é aceito pelo Belas Artes na adesão ao Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Os interessados em financiar até 100% de suas mensalidades, que vão de R$ 1,5 mil a R$ 4 mil na instituição, através do programa oferecido pelo Ministério da Educação, são obrigados a participarem do Exame, mesmo não sendo uma prova exigida pela Faculdade.  

 

•    Ensino a Distância 
A metodologia de Educação a Distância (EaD) é utilizada pelo Belas Artes em sua graduação de curta distância. Apoiada nos mesmos conceitos dos cursos de bacharelado, os cursos desta grade são estruturados em duas disciplinas comuns, ministradas a distância: Empreendedorismo e Estratégia de Projetos e Marketing de Projetos. 

 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular

 

 

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Youtube | Flickr | Orkut | Linkedin | Foursquare

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023