A Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste do Rio de Janeiro, mais conhecida como Uezo, foi criada pela Lei Estadual 3.808 de 2002, inaugurada em 2005 e oficialmente emancipada como Fundação de Direito Publico através da Lei 5.380 de 16 de janeiro de 2009. A instituição é vinculada à Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia.
O centro universitário oferece 10 cursos de graduação e oportunidade aos graduandos de desenvolver projetos de pesquisa e extensão, além de oferecer cursos de pós-graduação.
LOCALIZAÇÃO
Avenida Manuel Caldeira de Alvarenga, 1.203 – Campo Grande, Rio de Janeiro – RJ. Telefone: (21) 2332-7532
CURSOS
Ciências Biológicas Produção Químico-Biológica, Tecnologia em Biotecnologia, Ciências da Computação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema, Farmácia, Tecnologia em Produção de Fármacos, Tecnologia em Polímeros, Tecnologia em Construção Naval, Tecnologia em Processos Metalúrgicos e Engenharia de Produção.
Infraestrutura
A instituição conta com um corpo docente de aproximadamente 130 professores entre adjuntos e contratados. Já está em fase de processo de licitatório a construção de um novo campus no Distrito Industrial de Campo Grande. Além disso, está disponível para os acadêmicos uma Biblioteca composta por aproximadamente 6 mil exemplares de livros, coleções de revistas, CD-Rom, DVDs e Trabalhos de Conclusão de Curso de estudantes da UEZ. Os alunos contam também com computadores com acesso à internet e internet sem fio (wireless) no espaço da biblioteca.
FORMAS DE INGRESSO
Vestibular
O Vestibular da UEZO é realizado junto com o Vestibular Tradicional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e é constituído por duas fases, aplicadas semestralmente, que seleciona candidatos também para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). A primeira etapa, conhecida como Exame de Qualificação, é constituída por 60 questões objetivas sobre Conhecimentos Gerais e pode ser feita duas vezes. Já a segunda é composta por questões discursivas sobre Língua Portuguesa e redação, além de duas provas de disciplinas específicas ao curso escolhido.
Enem e SiSU
A instituição também reserva vagas para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificado do Ministério da Educação (SiSU), cujo critério de seleção é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A quantidade de oportunidades destinadas para esta seleção é definida pelo edital divulgado em cada semestre.
Cotas
Conforme a Lei Estadual 5.346 de 2008, a instituição reserva 45% de suas vagas para cotistas, sendo 20% para estudantes oriundos da rede pública, 20% para negros e indígenas e 5% para pessoas com necessidades especiais e filhos de policiais civis, militares, bombeiros e inspetores de segurança e administração penitenciária mortos ou incapacitados por serviço.
SITE
REDES SOCIAIS