Diante da alteração da Lei 11.892, de 2008, que modificou a titulação e a formação dos Centros Federais de Educação Tecnológica de todo o país, foi criado o Instituto Federal do Sertão Pernambucano, o IFSertão Pernambucano.
Conhecido anteriormente como CEFET Petrolina, a Instituição iniciou suas atividades na Escola Agrotécnica Federal Dom Avelar Vilela, ainda no ano de 1999. Desde a mudança na Lei de 2008, o Instituto vem se fortalecendo e expandindo, levando ensino de qualidade a várias regiões do estado.
CAMPUS
Campus Petrolina
Br 407, Km08, Jardim São Paulo, Petrolina - PE
http://www.ifsertao-pe.edu.br/petrolina
(87) 2101-4300
Tecnologia em Alimentos, Computação, Física, Química, Música, Edificações e Eletrotécnica.
Campus Petrolina Zona Rural
Rodovia BR 235, Km 22, Projeto Senador Nilo Coelho, N4, Petrolina - PE
http://www.ifsertao-pe.edu.br/zonarural
(87) 2101-8050
Agricultura, Zootecnia e Agroindústria.
Campus Floresta
Rua Projetada, s/nº, Caetano II, Floresta - PE
http://www.ifsertao-pe.edu.br/floresta
(87) 3877-2797
Gestão de Tecnologia da Informação, Química, Agricultura, Agropecuária, Informática e Zootecnia.
Campus Salgueiro
BR 232, Km 508, sentido Recife, Zona Rural, Salgueiro - PE
http://www.ifsertao-pe.edu.br/salgueiro
(87) 3421-0050
Tecnologia em Alimentos, Física, Agropecuária, Edificações e Informática.
Campus Ouricuri
Estrada do Tamboril, s/nº, Ouricuri - PE
http://www.ifsertao-pe.edu.br/ouricuri
(87) 8125-2473 / 8125-2489
Química, Agropecuária e Edificações.
FORMAS DE INGRESSO
Vestibular
O vestibular tradicional é utilizado no IFSertão Pernambucano somente para aqueles candidatos que desejam ingressar em cursos nas modalidades: Médio Integrado (para concluintes do 9º ano, o antigo Ensino Fundamental), Subsequentes (para os egressos do Ensino Médio) e Proeja (para quem concluiu o Ensino Fundamental ou 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos).
Enem e SiSU
Como não há vestibular tradicional no IFSertão Pernambucano, para a seleção de cursos superiores de tecnologia e graduação, a forma de ingresso utilizada se dá por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que usa como base as notas obtidas pelos concorrentes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Geralmente, a seleção do SiSU ocorre no início de cada semestre.
Sistema de Cotas
O IFSertão Pernambucano implantou o sistema de cotas recentemente, como base na Lei 12.711, de 2012, que reserva 50% das vagas para estudantes oriundos de instituições públicas de ensino. Dessas, metade serão preenchidas exclusivamente por candidatos de famílias cuja renda seja de até um salário mínimo e meio por pessoa. Há, ainda, critérios estabelecidos com base na autodeclaração de negros, pardos e indígenas.
Ensino a Distância
O Núcleo de Educação a Distância do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertão Pernambucano) está situado no campus de Petrolina. A Coordenação de Educação a Distância (CEAD) é o órgão responsável pela implantação, expansão, coordenação e supervisão de todos os cursos a distância oferecidos em quaisquer níveis, programas, modalidades, categorias ou tipos pela instituição. A CEAD é constituída por uma Comissão Permanente instituída pela Portaria nº 96, de outubro de 2010.
PÁGINA ELETRÔNICA
REDES SOCIAIS