Criado em 1792, a partir do decreto da D. Maria I, então rainha de Portugal, o Instituto Militar de Engenharia (IME) é uma instituição pública ligada ao Exército Brasileiro que oferta cursos superiores na área de Engenharia. O IME é a terceira escola de engenharia mais antiga do mundo e a primeira das Américas.
O instituto, que passou por diversas mudanças e nomes até chegar ao que é hoje, nasceu com objetivo formar oficiais de armas e engenheiros, mas apenas em 1964 começou a ser aceita admissão de civis. Ao final do curso era concedida a condição de oficial reserva. A participação feminina foi aceita somente 33 anos depois, em 1997.
Localização: Praça General Tibúrcio 80, Praia Vermelha, Rio de Janeiro/RJ. Telefone: (21) 2546-7080
Cursos de Graduação
O curso de Formação e Graduação (CFG) do IME tem duração de 5 anos. Nos dois primeiros anos os estudantes passam pelo curso básico, que tem finalidade de preparar os alunos para cursar as diferentes especialidades de engenharias. Veja abaixo as especialidades:
Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Química, Engenharia Fortificação e Construção (Civil), Engenharia Mecânica e de Armamento, Engenharia Comunicações, Engenharia Mecânica e de Automóveis, Engenharia Materiais, Engenharia Cartografia e Engenharia Computação.
O aluno selecionado para CFG pode escolher entre o Curso de Formação de Oficiais da Ativa, que é destinado aos candidatos que desejam seguir carreira militar, e o Curso de Formação de Oficiais da Reserva, que é direcionado a quem não queria seguir carreira militar.
Além de cursos de graduação, o IME oferece cursos de pós-graduação e de extensão universitária para militares e civis. Também é oferecida instrução militar básica a oficiais da ativa ou da reserva.
Formas De Ingresso
O Concurso de Admissão do IME é constituído por três etapas de exames, sendo a primeira o Exame Intelectual (EI), que acontece durante cinco dias consecutivos, quando os candidatos são condicionados a provas objetivas e discursivas sobre as matérias ministradas no ensino médio. Os aprovados passam pela segunda fase, a Inspeção de Saúde (IS), e somente os candidatos aptos realizam a terceira e última epata, o Exame de Aptidão Física (EAF).
Para participar do Concurso de Admissão é preciso ser brasileiro nato; ter no mínimo 26 anos e no máximo 21 anos completos; e ter concluído ou cursar a última série do Ensino Médio.
Cotas
Mesmo sendo uma Instituição Pública Federal, o IME é subordinado ao Ministério da Defesa, por isso não há a obrigatoriedade da adoção ao Sistema de Cotas.
Página Eletrônica
Site
Redes Sociais
Facebook