Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Universidades
  3. Rio de Janeiro
  4. Instituto Militar de Engenharia (IME)

Instituto Militar de Engenharia (IME)

O IME é a terceira mais antiga escola de Engenharia do Mundo e a primeira das Américas.

Publicado por Letícia Oliveira
Sede do IME, no Rio de Janeiro: o Instituto é tido hoje como um dos melhores de Engenharia do país.
Sede do IME, no Rio de Janeiro: o Instituto é tido hoje como um dos melhores de Engenharia do país.

Criado em 1792, a partir do decreto da D. Maria I, então rainha de Portugal, o Instituto Militar de Engenharia (IME) é uma instituição pública ligada ao Exército Brasileiro que oferta cursos superiores na área de Engenharia. O IME é a terceira escola de engenharia mais antiga do mundo e a primeira das Américas. 

O instituto, que passou por diversas mudanças e nomes até chegar ao que é hoje, nasceu com objetivo formar oficiais de armas e engenheiros, mas apenas em 1964 começou a ser aceita admissão de civis. Ao final do curso era concedida a condição de oficial reserva. A participação feminina foi aceita somente 33 anos depois, em 1997.

Localização: Praça General Tibúrcio 80, Praia Vermelha, Rio de Janeiro/RJ. Telefone: (21) 2546-7080 

Cursos de Graduação
O curso de Formação e Graduação (CFG) do IME tem duração de 5 anos. Nos dois primeiros anos os estudantes passam pelo curso básico, que tem finalidade de preparar os alunos para cursar as diferentes especialidades de engenharias. Veja abaixo as especialidades:

Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Química, Engenharia Fortificação e Construção (Civil), Engenharia Mecânica e de Armamento, Engenharia Comunicações, Engenharia Mecânica e de Automóveis, Engenharia Materiais, Engenharia Cartografia e Engenharia Computação.

O aluno selecionado para CFG pode escolher entre o Curso de Formação de Oficiais da Ativa, que é destinado aos candidatos que desejam seguir carreira militar, e o Curso de Formação de Oficiais da Reserva, que é direcionado a quem não queria seguir carreira militar. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além de cursos de graduação, o IME oferece cursos de pós-graduação e de extensão universitária para militares e civis. Também é oferecida instrução militar básica a oficiais da ativa ou da reserva. 

Formas De Ingresso
O Concurso de Admissão do IME é constituído por três etapas de exames, sendo a primeira o Exame Intelectual (EI), que acontece durante cinco dias consecutivos, quando os candidatos são condicionados a provas objetivas e discursivas sobre as matérias ministradas no ensino médio. Os aprovados passam pela segunda fase, a Inspeção de Saúde (IS), e somente os candidatos aptos realizam a terceira e última epata, o Exame de Aptidão Física (EAF).

Para participar do Concurso de Admissão é preciso ser brasileiro nato; ter no mínimo 26 anos e no máximo 21 anos completos; e ter concluído ou cursar a última série do Ensino Médio.

Cotas
Mesmo sendo uma Instituição Pública Federal, o IME é subordinado ao Ministério da Defesa, por isso não há a obrigatoriedade da adoção ao Sistema de Cotas.

Página Eletrônica
Site 

Redes Sociais
Facebook

Veja também

Inscrições para a seleção Enem-Unicamp 2022 são prorrogadas
Prazo seria finalizado hoje, dia 30, às 17h. Agora, segue aberto até 06 de dezembro e a taxa custa R$ 30. Candidatos que também se inscreveram para o Vestibular 2022 da Unicamp pagarão R$ 15 para se inscrever na seleção via Enem.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2022/1 das Fatecs (SP) é prorrogado
Inscrições seriam finalizadas amanhã, dia 1º. Contudo, prazo foi prorrogado até o próximo dia 08.

Inscrições do Vestibulinho 2022/1 das Etecs (SP) são prorrogadas
Elas seriam finalizadas nesta terça-feira, dia 30. Porém, prazo agora vai até às 15h do dia 06 de dezembro.

PUC Campinas divulga resultado do seu Vestibular 2022
Relação de aprovados não inclui o curso de Medicina. Para esta graduação, o resultado é esperado para 16 de dezembro.

Chega ao fim o prazo de inscrições do Vestibular 2022 da UERR
As provas estão marcadas de acontecerem no dia 09 de janeiro de 2022, das 09h às 14h, em Boa Vista e Rorainópolis. Os locais de provas serão divulgados cinco dias antes.

Enem 2021: notas dos participantes serão liberadas em fevereiro
Informação foi divulgada pelo ministro da educação, Milton Ribeiro, na tarde de hoje

USCS divulga resultado do Vestibular 2022 de Medicina
Selecionados para as 180 vagas devem fazer matrículas de 6 a 9 de dezembro.

UPE anuncia mudanças no SSA a partir de 2022
Novo formato do SSA será implantado de forma progressiva, de acordo com as normas a serem publicadas a cada ano, acompanhando a implementação do Novo Ensino Médio em Pernambuco.

Unicamp antecipa resultado da 1ª fase do Vestibular 2022
Resultado era esperado somente para 13 de dezembro, mas relação de classificados para a 2ª etapa saiu nesta segunda-feira (29).

Enem 2021: prazo para solicitar reaplicação é iniciado
A reaplicação do Enem 2021 acontece nos dias 09 e 16 de janeiro de 2022, mesmo período em que haverá prova para os privados de liberdade e para os isentos faltosos que puderam se inscrever em setembro.

UFMS divulga local de prova do Vestibular 2022 e Passe 2021
Processos seletivos serão aplicados nos dias 5 e 12 de dezembro, respectivamente

Faculdade Albert Einstein finaliza prazo de inscrições do Vestibular 2022/1
Estão sendo oferecidas 300 vagas no Vestibular 2022 para os dois semestres letivos do próximo ano. Esta é a primeira edição que tem a oferta do curso de Fisioterapia.