Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Universidades
  3. Rio de Janeiro
  4. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF

Constituída por quatro centros educacionais, UENF oferece dois cursos de graduação na modalidade de ensino a distância, atualmente.

Publicado por Wanja Borges
Cerca de cinco mil alunos integram o corpo discente da UENF
Cerca de cinco mil alunos integram o corpo discente da UENF

A Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) foi citada pela primeira vez na Constituição Estadual de 1989 devido às 4.431 assinaturas favoráveis à construção da instituição em Campos dos Goytacazes. Aprovada pela Assembleia Legislativa em 1990, a universidade foi fundada um ano depois, sob coordenação do professor Darcy Ribeiro, graças ao governo de Leonel Brizola. A UENF foi a primeira universidade brasileira onde todos os professores tinham doutorado. 

Atualmente, com uma média de 5 mil alunos, a instituição oferece 16 opções de cursos de graduação presencial e dois a distância. No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2011, a universidade foi classificada com conceito 4, em uma escala de 1 a 5, sendo considerada a melhor instituição de ensino superior do Rio de Janeiro. Já no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), seu desempenho foi responsável pela 6ª melhor média do país na avaliação. 

 

 

CAMPUS
•    Campus Leonel Brizola

Avenida Alberto Lamego, nº 2.000, Parque Califórnia, Campos dos Goytacazes – RJ
http://www.uenf.br ou uenf@uenf.br 
(22) 2739-7119

Administração Pública, Agronomia, Biologia, Ciência da Computação, Pedagogia, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Metalúrgica, Física, Matemática, Medicina Veterinária, Pedagogia, Química e Zootecnia. 

 

•    Campus Macaé
Avenida Brennand, s/nº, Imboacica, Macaé – RJ
http://uenf.br/cct/lenep ou chefia@lenep.uenf.br
(22) 2765-6565 

Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo. 

 

 

INFRAESTRUTURA
A UENF é estruturada em quatro Centros: Centro de Biociências e Biotecnologia, Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias, Centro de Ciências do Homem e Centro de Ciência e Tecnologia. Essas unidades, localizadas em Campos dos Goytacazes e Macaé, são formadas por cerca de 30 laboratórios especializados e 05 bibliotecas. Centro de Convenções, Parque das Energias Alternativas, Parque de Alta Tecnologia, Fundação Estadual do Norte Fluminense, Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Campos, Casa de Cultura, Hospital Veterinário e Restaurante Universitário são alguns dos espaços físicos que também compõem a infraestrutura da instituição.  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

Desde o Processo Seletivo de 2010, cujo ingresso aconteceu no primeiro semestre letivo de 2011, a UENF substituiu seu vestibular tradicional pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Atualmente, a instituição realiza processo seletivo próprio apenas para cursos de educação a distância, através do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Consórcio CEDERJ) e do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). 

 

•    Sistema de Cotas 
Conforme a Lei Estadual nº 5346/2008, a UENF reserva 45% das vagas dos cursos de graduação para alunos carentes, sendo 20% para negros ou indígenas, 20% para estudantes que cursaram o Ensino Médio, integralmente, na rede pública e 5% para candidatos com necessidades especiais ou filhos de policiais civis, militares, bombeiros militares ou inspetores de segurança e administração penitenciária mortos ou incapacitados em serviço. 

 

•    Sisu e Enem
Desde 2010, todos os cursos presenciais de graduação da UENF adotam o SiSU, exclusivamente, como processo seletivo. O Sistema utiliza o desempenho da última edição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção dos candidatos. O cronograma com as datas da seleção é divulgado pelo próprio Ministério da Educação. 

 

•    Ensino a Distância 
A UENF é uma das Universidades que integram o Consórcio CEDERJ, cujo objetivo é oferecer cursos de graduação a distância no estado. Atualmente, a instituição oferece as licenciaturas em Ciências Biológicas e Química nesta modalidade.  O vestibular é constituído por 40 questões objetivas sobre Conhecimentos Gerais, Redação e cinco questões discursivas de até duas disciplinas, conforme o curso escolhido. 

 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Processo Seletivo

 

 

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Issuu | Orkut

Veja também

UFRGS: cursos de saúde física e mental são os mais procurados do Vestibular 2022
Medicina lidera com mais de 50 candidatos por vaga. Em seguida, vêm Psicologia e Biomedicina.

UFJF divulga local de prova do Pism 2022
Universidade informou que 30 mil estudantes devem fazer provas nos dias 5 e 6 de fevereiro

Resultado do Vestibular 2022/1 da Famerp está disponível
Outras chamadas serão divulgadas para 31 de janeiro, 04, 10, 16 e 22 de fevereiro, além de 07 de março.

Locais de prova da 3ª etapa do PAS 2021 da UnB estão disponíveis
Os participantes da terceira etapa somente farão testes no Distrito Federal, nos campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. 

Cursinho Popular da Poli USP está com inscrições abertas para 2022
O cursinho da Poli gratuito, mas há taxa de matrícula que são no valor de duas parcelas de R$ 100. 

Cursinho de Educação Popular da UFTM está com inscrições abertas para turmas de 2022
Podem participar estudantes que já concluíram o Ensino Médio ou que estejam matriculados no 3º ano do Ensino Médio, ambos em escolas públicas estaduais ou de rede privada desde que comprove que foi beneficiado com bolsa integral. 

UFMS divulga resultado do Vestibular 2022 e PASSE 2021
Primeira seleção ofertou 3.347 vagas e segunda, 1.089 oportunidades em cursos em Campo Grande e no interior

Locais de prova do Vestibular 2022/1 da UFRR estão disponíveis
Mais de 5,6 mil candidatos farão provas no dia 6 de fevereiro, em Boa Vista.

Ceará: UVA altera data da prova do Vestibular 2022/1
Cronograma foi mudado em razão do aumento de casos da variante Ômicron do coronavírus

1ª reclassificação do Vestibular 2022/1 do Cederj está disponível
Ainda segundo o calendário, a segunda reclassificação sairá no dia 28 de janeiro e a terceira, no dia 02 de fevereiro.

Realização do PSC 2021 da UFAM está suspenso por 30 dias
Suspensão se deve por conta do surto epidemiológico confirmado, com o aumento explosivo de transmissibilidade da variante ômicron da Covid-19, tanto na capital quanto no interior do estado do Amazonas.  

UniCEUB realiza provas do seu Vestibular 2022/1 de Medicina amanhã (23)
A instituição avisa que, no dia das provas, deverão ser seguidos todos os protocolos e medidas sanitárias em decorrência da pandemia do Coronavírus (Covid-19).