Fundada em 23 de novembro de 1913, a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) inicialmente ficou conhecida como Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (IEMI), reconhecido oficialmente pelo Governo Federal em 1917. Sua denominação foi alterada em abril de 1968 para Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI) e apenas em 2002 foi transformada em Universidade, através da sanção da lei 10.435.
Atualmente, a Universidade oferece cerca de 15 cursos superiores, com foco na área de exatas e principalmente no ramo de Engenharia. Uma média de 96% de seu corpo docente trabalha na instituição em regime integral e dedicação exclusiva. No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2011, avaliação coordenada pelo MEC, a instituição obteve nota 4, em uma escala de 1 a 5, ficando entre as 30 melhores instituições de ensino superior do país.
CAMPUS
• Campus Itajubá
Av. BPS, nº 1303, Bairro Pinheirinho, Itajubá – MG
(35) 3629-1101
Administração, Ciência da Computação, Ciências Atmosféricas, Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Bioprocessos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Energia, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Hídrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecânica Aeronáutica, Engenharia Química, Física, Matemática, Química e Sistemas de Informação.
• Campus Itabira
Rua Irmã Ivone Drumond, nº 200, Distrito Industrial II, Itabira – MG
(31) 3834-3544
Engenharia Ambiental, Engenharia de Mobilidade, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia de Saúde e Segurança, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.
INFRAESTRUTURA
A Unifei é constituída por dois campi, localizados em Itajubá e em Itabira. A unidade de Itajubá é composta por 2.864 m² do Campus Avançado da Usina Hidrelétrica Luiz Dias e 38.334 m² do Campus Universitário Professor José Rodrigues Seabra. Já a de Itabira encontra-se em fase de implantação, contudo, uma área de 604 mil m² já foi destinada ao Complexo Universitário. Bibliotecas, Centro de Serviços e Convivência, Ginásio Poliesportivo, Laboratório de Alta Tensão, Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, Rádio e Televisão Universitária, Museu e Capela Ecumênica são alguns dos espaços que compõem a infraestrutura da Universidade.
FORMAS DE INGRESSO
• Vestibular Tradicional
A Unifei substituiu seu vestibular tradicional pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do aluno no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como seleção.
• Sistema de Cotas
Estudantes que cursaram o Ensino Médio, integralmente, em escolas públicas têm direito a 12,5% das vagas oferecidas no Processo Seletivo da Unifei. Metade delas é destinada para estudantes com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita. Além disso, uma porcentagem também é destinada para cotas raciais, segundo censo do IBGE.
• Sisu e Enem
A Unifei utiliza o SiSU como única forma de seleção para seus cursos de graduação. Isso significa que o preenchimento de 100% das vagas oferecidas é feito através do desempenho do vestibulando no Enem. O cronograma do Processo Seletivo é definido pelo próprio Ministério da Educação.
• Ensino a Distância
O Ensino a Distância (EaD) da Unifei iniciou suas atividades em dezembro de 2000. Cinco anos depois, o Ministério da Educação criou a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Universidade decidiu oferecer a modalidade de ensino a distância através desse sistema. Atualmente, a instituição oferece o curso de licenciatura em Física em cinco polos educacionais.
PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular