Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. Minas Gerais
  4. Universidade Federal de Itajubá – Unifei

Universidade Federal de Itajubá – Unifei

Cerca de cinco mil alunos, residentes na região de Itajubá e Itabira, são contemplados pelo ensino oferecido pela Unifei.

Publicado por Wanja Borges
Unifei utiliza Sisu para seleção de calouros
Unifei utiliza Sisu para seleção de calouros

Fundada em 23 de novembro de 1913, a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) inicialmente ficou conhecida como Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (IEMI), reconhecido oficialmente pelo Governo Federal em 1917. Sua denominação foi alterada em abril de 1968 para Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI) e apenas em 2002 foi transformada em Universidade, através da sanção da lei 10.435. 

Atualmente, a Universidade oferece cerca de 15 cursos superiores, com foco na área de exatas e principalmente no ramo de Engenharia. Uma média de 96% de seu corpo docente trabalha na instituição em regime integral e dedicação exclusiva. No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2011, avaliação coordenada pelo MEC, a instituição obteve nota 4, em uma escala de 1 a 5, ficando entre as 30 melhores instituições de ensino superior do país. 

 

 

CAMPUS
•    Campus Itajubá

Av. BPS, nº 1303, Bairro Pinheirinho, Itajubá – MG
(35) 3629-1101 

Administração, Ciência da Computação, Ciências Atmosféricas, Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Bioprocessos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Energia, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Hídrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecânica Aeronáutica, Engenharia Química, Física, Matemática, Química e Sistemas de Informação. 

 

•    Campus Itabira
Rua Irmã Ivone Drumond, nº 200, Distrito Industrial II, Itabira – MG
(31) 3834-3544 

Engenharia Ambiental, Engenharia de Mobilidade, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia de Saúde e Segurança, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. 

 

 

INFRAESTRUTURA
A Unifei é constituída por dois campi, localizados em Itajubá e em Itabira. A unidade de Itajubá é composta por 2.864 m² do Campus Avançado da Usina Hidrelétrica Luiz Dias e 38.334 m² do Campus Universitário Professor José Rodrigues Seabra. Já a de Itabira encontra-se em fase de implantação, contudo, uma área de 604 mil m² já foi destinada ao Complexo Universitário. Bibliotecas, Centro de Serviços e Convivência, Ginásio Poliesportivo, Laboratório de Alta Tensão, Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, Rádio e Televisão Universitária, Museu e Capela Ecumênica são alguns dos espaços que compõem a infraestrutura da Universidade. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

A Unifei substituiu seu vestibular tradicional pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do aluno no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como seleção.

 

•    Sistema de Cotas 
Estudantes que cursaram o Ensino Médio, integralmente, em escolas públicas têm direito a 12,5% das vagas oferecidas no Processo Seletivo da Unifei. Metade delas é destinada para estudantes com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita. Além disso, uma porcentagem também é destinada para cotas raciais, segundo censo do IBGE. 

 

•    Sisu e Enem 
A Unifei utiliza o SiSU como única forma de seleção para seus cursos de graduação. Isso significa que o preenchimento de 100% das vagas oferecidas é feito através do desempenho do vestibulando no Enem. O cronograma do Processo Seletivo é definido pelo próprio Ministério da Educação.  

 

•    Ensino a Distância 
O Ensino a Distância (EaD) da Unifei iniciou suas atividades em dezembro de 2000. Cinco anos depois, o Ministério da Educação criou a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Universidade decidiu oferecer a modalidade de ensino a distância através desse sistema. Atualmente, a instituição oferece o curso de licenciatura em Física em cinco polos educacionais. 

 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular

 

 

REDES SOCIAIS
Twitter | Facebook | Orkut | Youtube

Veja também

UCB prorroga inscrições e adia provas do Vestibular 2020/2
Quem tiver interesse nas mais de 3 mil vagas pode se inscrever agora até dia 28 de junho. Provas são aplicadas em 5 de julho.

UniCEUB está com inscrições abertas para Vestibular 2020/2
Interessados nas vagas podem usar notas do Enem ou fazer provas on-line. Para Medicina, somente será aceito desempenho no exame educacional.

Unicamp 2021: Provas da 1ª fase terão alterações por conta da pandemia do novo coronavírus
As medidas visam reduzir a quantidade de estudantes circulando no mesmo ambiente e evitar assim aglomerações.

FTT está com inscrições abertas para o seu Vestibular 2020/2 via Enem
A seleção utilizará o desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos entre 2016 a 2019.

PUCRS libera resultado do Vestibular de Inverno 2020
Convocados para as mais de 2 mil vagas devem fazer as matrículas no dia 8 de junho

Provas do Vestibular 2020/2 do Cederj são adiadas
Testes seriam aplicados em 14 de junho, mas, por conta da pandemia do coronavírus, não serão realizados. Nova cronograma será divulgado posteriormente.

IFRO prorroga inscrições do Vestibular EaD 2020/2
Interessados em concorrer a mais de 2,1 mil vagas gratuitas precisam ter feito Enem entre 2009 e 2019

Confira resultado do Vestibular 2020/2 de Medicina da Unifacs (BA)
Selecionados para as 70 vagas devem fazer registro acadêmico até a próxima sexta-feira, 5 de junho

UFLA (MG) adia PAS 2020 e anuncia algumas mudanças
Outra decisão que altera o calendário do PAS é o fato de a UFLA ter identificado a necessidade de reestruturar o o seu Processo Seriado devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

São Paulo: Unisa está com inscrições abertas para Vestibular 2020/2 de Medicina
Interessados nas 58 vagas devem fazer provas no dia 12 de julho. Resultado está previsto para sair no final desse mês.

Coronavírus: Vestibular da UEM será aplicado em 2021 por conta da pandemia
O Vestibular de Inverno 2020 está suspenso em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Provas devem acontecer em fevereiro de 2021.

IFSuldeMinas inscreve para Vestibular 2020/2 via Enem
A classificação será realizada pelo somatório das notas por área de conhecimento e nota da redação. Os candidatos serão listados por ordem decrescente de notas.