Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Universidades
  3. Rio de Janeiro
  4. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Com conceito 4 no IGC 2011, UFRRJ está entre as 50 melhores instituições de ensino superior do país, segundo o Ranking Universitário Folha.

Publicado por Wanja Borges

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) teve origem em outubro de 1910 com a Escola Superior de Agronomia e Medicina Veterinária, inaugurada oficialmente em 1913 e fechada dois anos depois sob alegação de falta de verbas. Integrada a várias Escolas por vários anos, a instituição foi nomeada como Rural apenas em 1943 e passou a denominar-se Universidade Federal Rural do Brasil em 1963. Somente em 1967 é que ficou conhecida pelo atual nome.  

Atualmente, com mais de 50 cursos de graduação, sendo dois na modalidade de ensino a distância, a Universidade conta com mais de 10 mil estudantes e mil docentes. No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2011, a instituição foi classificada com conceito 4, em uma escala de 1 a 5. Já no Ranking Universitário Folha, a Universidade ficou em 48º lugar entre as melhores instituições de ensino superior do país, sendo que na área de ensino e pesquisa, a UFRRJ subiu para o 32º e 36º lugar, respectivamente. 

 

 

CAMPUS
•    Campus Nova Iguaçu

Avenida Governador Roberto Silveira, s/nº, Centro, Nova Iguaçu – RJ
http://www.ufrrj.br/institutos/im ou ufrrjni@gmail.com
(21) 2669-0105 / 5661

Administração, Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Direito, Geografia, História, Letras (Português/Literatura), Letras (Português/Inglês/Literatura), Matemática, Pedagogia e Turismo. 

 

•    Campus Seropédica
Rodovia BR 465, Km 7, Seropédica – RJ
http://www.ufrrj.br ou gabinete@ufrrj.br 
(21) 2681-4600

Administração, Administração Pública, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Agrícolas, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social (Jornalismo), Direito, Economia Doméstica, Educação Física, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Farmácia, Filosofia, Física, Geografia, Geologia, História, Hotelaria, Letras (Português/Literatura), Letras (Português/Inglês/Literatura), Matemática, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Internacionais, Sistemas de Informação e Zootecnia. 

 

•    Campus Três Rios
Avenida Alberto Lavinas (Beira Rio), nº 1847, Centro, Três Rios – RJ
http://campustresrios.blogspot.com.br ou campustresrios@gmail.com 
(24) 2255-3677

Administração, Ciências Econômicas, Direito e Gestão Ambiental. 

 

 

INFRAESTRUTURA
Atualmente, a UFRRJ está estruturada em multicampi, com sedes nos municípios de Seropédica, Nova Iguaçu, Três Rios, Campos de Goytacazes e na cidade do Rio de Janeiro. Sua sede, localizada em Seropédica, ocupa uma área de 3.439,60 hectares, sendo 212.833,43 m² de área construída. Já o Campus de Nova Iguaçu localiza-se em uma área de 44 mil m². No geral, possui o maior campus universitário da América Latina com aproximadamente 3024 hectares e um conjunto arquitetônico de 13.1346 m² de área construída. Seu Sistema de Bibliotecas é constituído por mais de 50 mil títulos e 80 mil volumes de livros. Além disso, 11 Institutos integram a infraestrutura da Universidade. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


 

FORMAS DE INGRESSO
•    Sisu e Enem

Desde 2009, a UFRRJ utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para o preenchimento de 100% das vagas oferecidas para seus cursos de graduação, exceto os que exigem teste de habilidades específicas. Neste caso, o desempenho do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é utilizado como critério de seleção. O cronograma do processo seletivo é definido e divulgado pelo próprio Ministério da Educação. 

 

•    Sistema de Cotas 
Com a aprovação da Lei de Cotas, a UFRRJ decidiu destinar, a partir de 2013, 50% de suas vagas para estudantes que cursaram, integralmente, o Ensino Médio em instituição pública. Além disso, nas duas primeiras chamadas do SiSU 2013, a Universidade reserva 10% das vagas à ampla concorrência dos seus cursos de licenciatura para candidatos que sejam professores na rede pública de educação básica. 

 

•    Ensino a Distância 
Atualmente, a Universidade conta com dois cursos de graduação na modalidade de Ensino a Distância, oferecidos junto ao Consórcio CEDERJ: Bacharelado em Administração e Licenciatura em Turismo. Os cursos contam com 10 polos presenciais de apoio, localizados em Angra dos Reis, Itaperuna, Magé, Piraí, Quatis, Resende, Rio das Flores, São Fidélis, São Gonçalo e Saquarema.  

 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular | Blog da Graduação

 

 

REDES SOCIAIS 
Facebook | Twitter | Flickr | Orkut

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023