Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. Rio de Janeiro
  4. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Com conceito 4 no IGC 2011, UFRRJ está entre as 50 melhores instituições de ensino superior do país, segundo o Ranking Universitário Folha.

Publicado por Wanja Borges

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) teve origem em outubro de 1910 com a Escola Superior de Agronomia e Medicina Veterinária, inaugurada oficialmente em 1913 e fechada dois anos depois sob alegação de falta de verbas. Integrada a várias Escolas por vários anos, a instituição foi nomeada como Rural apenas em 1943 e passou a denominar-se Universidade Federal Rural do Brasil em 1963. Somente em 1967 é que ficou conhecida pelo atual nome.  

Atualmente, com mais de 50 cursos de graduação, sendo dois na modalidade de ensino a distância, a Universidade conta com mais de 10 mil estudantes e mil docentes. No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2011, a instituição foi classificada com conceito 4, em uma escala de 1 a 5. Já no Ranking Universitário Folha, a Universidade ficou em 48º lugar entre as melhores instituições de ensino superior do país, sendo que na área de ensino e pesquisa, a UFRRJ subiu para o 32º e 36º lugar, respectivamente. 

 

 

CAMPUS
•    Campus Nova Iguaçu

Avenida Governador Roberto Silveira, s/nº, Centro, Nova Iguaçu – RJ
http://www.ufrrj.br/institutos/im ou ufrrjni@gmail.com
(21) 2669-0105 / 5661

Administração, Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Direito, Geografia, História, Letras (Português/Literatura), Letras (Português/Inglês/Literatura), Matemática, Pedagogia e Turismo. 

 

•    Campus Seropédica
Rodovia BR 465, Km 7, Seropédica – RJ
http://www.ufrrj.br ou gabinete@ufrrj.br 
(21) 2681-4600

Administração, Administração Pública, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Agrícolas, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social (Jornalismo), Direito, Economia Doméstica, Educação Física, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Farmácia, Filosofia, Física, Geografia, Geologia, História, Hotelaria, Letras (Português/Literatura), Letras (Português/Inglês/Literatura), Matemática, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Internacionais, Sistemas de Informação e Zootecnia. 

 

•    Campus Três Rios
Avenida Alberto Lavinas (Beira Rio), nº 1847, Centro, Três Rios – RJ
http://campustresrios.blogspot.com.br ou campustresrios@gmail.com 
(24) 2255-3677

Administração, Ciências Econômicas, Direito e Gestão Ambiental. 

 

 

INFRAESTRUTURA
Atualmente, a UFRRJ está estruturada em multicampi, com sedes nos municípios de Seropédica, Nova Iguaçu, Três Rios, Campos de Goytacazes e na cidade do Rio de Janeiro. Sua sede, localizada em Seropédica, ocupa uma área de 3.439,60 hectares, sendo 212.833,43 m² de área construída. Já o Campus de Nova Iguaçu localiza-se em uma área de 44 mil m². No geral, possui o maior campus universitário da América Latina com aproximadamente 3024 hectares e um conjunto arquitetônico de 13.1346 m² de área construída. Seu Sistema de Bibliotecas é constituído por mais de 50 mil títulos e 80 mil volumes de livros. Além disso, 11 Institutos integram a infraestrutura da Universidade. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


 

FORMAS DE INGRESSO
•    Sisu e Enem

Desde 2009, a UFRRJ utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para o preenchimento de 100% das vagas oferecidas para seus cursos de graduação, exceto os que exigem teste de habilidades específicas. Neste caso, o desempenho do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é utilizado como critério de seleção. O cronograma do processo seletivo é definido e divulgado pelo próprio Ministério da Educação. 

 

•    Sistema de Cotas 
Com a aprovação da Lei de Cotas, a UFRRJ decidiu destinar, a partir de 2013, 50% de suas vagas para estudantes que cursaram, integralmente, o Ensino Médio em instituição pública. Além disso, nas duas primeiras chamadas do SiSU 2013, a Universidade reserva 10% das vagas à ampla concorrência dos seus cursos de licenciatura para candidatos que sejam professores na rede pública de educação básica. 

 

•    Ensino a Distância 
Atualmente, a Universidade conta com dois cursos de graduação na modalidade de Ensino a Distância, oferecidos junto ao Consórcio CEDERJ: Bacharelado em Administração e Licenciatura em Turismo. Os cursos contam com 10 polos presenciais de apoio, localizados em Angra dos Reis, Itaperuna, Magé, Piraí, Quatis, Resende, Rio das Flores, São Fidélis, São Gonçalo e Saquarema.  

 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular | Blog da Graduação

 

 

REDES SOCIAIS 
Facebook | Twitter | Flickr | Orkut

Veja também

Resultado dos pedidos de isenção do Vestibular 2021 da UERJ é divulgado
As solicitações foram recebidas no mês de março, quando o calendário da seletiva ainda não havia sido suspenso por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

ITA prorroga inscrições para Vestibular 2021
Primeira fase está marcada para dia 20 de novembro e segunda, para dias 8 e 9 de dezembro

Famerp (SP) dá início ao prazo de inscrições do Vestibular 2021
Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de novembro e a taxa custa R$ 165.  Oferta é de 160 vagas.

Após suspensão, Uece divulga novas datas para matrícula do Vestibular 2020/1
Cronograma do processo seletivo estava suspenso desde março. Matrículas serão feitas pela internet, ainda em setembro.

UFJF anuncia datas das provas do Pism 2021
Provas serão aplicadas em fevereiro e março, e universidade implantará medidas de prevenção ao coronavírus.

Unifesp altera data das inscrições do Vestibular Misto 2021
Inscrições poderão ser feitas agora de 13 de outubro a 4 de dezembro. Edital sairá dia 9 de outubro.

Unifesspa está com inscrições abertas para Vestibular 2020
Processo Seletivo Especial oferece 315 vagas em cursos ministrados em sete cidades paraenses

IFG recebe inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Processo seletivo oferece 465 vagas em 13 cursos de graduação ministrados em Goiânia e outras quatro cidades do interior

Abertas inscrições para bolsas remanescentes do ProUni 2020/2
Interessados nas 90 mil vagas devem fazer cadastro até dia 30 de setembro. É obrigatório ter feito o Enem a partir de 2010.

UEL abre inscrições para Vestibular 2021
Concorrentes às mais de 2,5 mil vagas farão provas somente no ano que vem, no dia 14 de março

Unipar está com inscrições abertas para Vestibular 2021 de Medicina
Instituição paranaense oferece 110 vagas. Curso é ministrado no campus situado na cidade de Umuarama.

Abertas inscrições para Vestibular 2021 de Medicina e Odontologia da SL Mandic (SP)
Interessados nas 310 vagas farão provas on-line em 25 de outubro. Previsão é que lista de aprovados saia no dia 30 seguinte.