Criada a partir da Lei n° 12.818/2013 de 05 de junho de 2013, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) deve receber os seus primeiros alunos em setembro de 2014. No entanto, seu pleno funcionamento deve acontecer no ano de 2020, quando a instituição terá ofertado 10.800 vagas. A UFSB deve favorecer mais de 1,5 milhão de habitantes que residem em 48 municípios da costa meridional baiana.
A expectativa da administração é oferecer, a princípio, 12 Bacharelados Interdisciplinares e 15 licenciaturas, também interdisciplinares. Além disso, Residências, Mestrados, Doutorados, Cursos Superiores Tecnológicos e Curso de Formação Sequencial Universitária estão previstos. A Universidade será composta por três campi: Itabuna, onde estará sediada a reitoria, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.
Campi
Itabuna
Avenida Amélia Amado, bairro Ferradas – Itabuna/BA
Centros de Formação em Ciências, Tecnologias e Inovação; em Comunicação e Artes; e Instituto de Humanidade, Artes e Ciências (IHAC).
Teixeira de Freitas
Em construção em Teixeira de Freitas
O campus terá um Centro de Formação em Ciências da Saúde (CFCS) e Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC).
Porto Seguro
Em construção em Porto Seguro
Centros de Formação em Ciências Humanas, Sociais e Ambientais e outro IHAC.
Infraestrutura
Visando otimizar a formação acadêmica, todos os cursos da UFSB devem contar com auxílio de tecnologias avançadas de ensino-aprendizagem, a fim de garantir educação de qualidade em todos os níveis de formação. Nesse sentido, serão idealizados Ambientes Virtuais de Aprendizagem, com tecnologias de interface digital e instrumentos interativos de comunicação.
Ao todo, a Universidade deve oferecer quase 11 mil vagas nos 71 cursos que serão oferecidos pela instituição.
Formas de Ingresso
A proposta da instituição é não realizar um processo seletivo próprio. Os candidatos serão selecionados diretamente, por meio de seleção geral via ENEM/SiSu, ou através da Rede de Colégios Universitários (CUNI) instalados em várias escolas públicas do Estado da Bahia.
Cotas
A Instituição disponibilizará também metade das vagas para alunos que estudaram todo ensino médio em escola pública.
Página eletrônica