Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Universidades
  3. Minas Gerais
  4. Universidade Federal de Viçosa – UFV

Universidade Federal de Viçosa – UFV

Em 2011, UFV obteve nota máxima em avaliação do Ministério da Educação. Instituição já trabalha com Sisu.

Publicado por Wanja Borges
UFV conta com mais de 600 laboratórios em sua infraestrutura
UFV conta com mais de 600 laboratórios em sua infraestrutura

Originada da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV) e da Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi instituída, efetivamente, em julho de 1969. Com sede localizada em Viçosa e outras duas unidades educacionais em Florestal e Rio Paranaíba, a instituição é reconhecida principalmente pelos seus cursos de ciências agrárias e exatas. 

Hoje, a Universidade oferece mais de 60 cursos de graduação para cerca de 20 mil alunos. A UFV conta, ainda, com 1.188 docentes e 2.261 técnico-administrativos para o bom funcionamento da instituição. No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2011, a instituição foi classificada com conceito 5, nota máxima da avaliação, sendo considerada a 6ª melhor universidade do país e a 3ª de Minas Gerais. 

 

CAMPUS
•    Campus Florestal

Rodovia LMG 818, km 06, Florestal – MG
http://www.cedaf.ufv.br
(31) 3536-3300

Administração, Agronomia, Engenharia de Alimentos, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Educação Física, Física, Matemática, Química, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Gestão Ambiental. 

•    Campus do Rio Paranaíba
Rodovia MG-230, Km 7, Rio Paranaíba – MG
http://www.crp.ufv.br
(34) 3855-9300

Administração, Agronomia, Ciências de Alimentos, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Nutrição, Química e Sistemas de Informação. 

•    Campus Viçosa
Avenida Peter Henry Rolfs, s/nº, Campus Universitário, Viçosa – MG
http://www.ufv.br
(31) 3899-2137

Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Bioquímica, Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia de Laticínios, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social (Jornalismo), Cooperativismo, Dança, Direito, Economia Doméstica, Educação Física, Educação Infantil, Enfermagem, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Física, Geografia, História, Letras (Português/Francês), Letras (Português/Inglês), Letras (Português/Literatura de Língua Portuguesa), Letras (Português/Espanhol), Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Química, Secretariado Executivo Trilíngue (Português/Inglês/Francês) e Zootecnia. 

 

INFRAESTRUTURA
A Universidade Federal de Viçosa é constituída, atualmente, por três unidades educacionais, localizadas em Florestal, Rio Paranaíba e Viçosa. Juntas, elas possuem área construída de quase 400 mil m², sendo que a área física total da Universidade é estimada em 45 milhões de m². Ao todo, 618 laboratórios, 154 salas de aula teórica, 131 salas de estudo, 40 salas de aula prática, 28 bibliotecas setoriais e 17 auditórios integram a estrutura física da instituição. Editora, Hospital Veterinário, Ambulatório Médico, Alojamentos, Praça de Esportes, Creche e Centro de Vivência também compõem a infraestrutura da UFV. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

FORMAS DE INGRESSO
•    SiSU

A principal forma de acesso aos cursos da UFV é através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médo (Enem) como critério único de seleção Atualmente, o SiSU é responsável pelo preenchimento de 80% das vagas. A partir de 2015, acesso 2016, todas as vagas serão preenchidas via SiSU.

•    Pases
O Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior (Pases) é um programa trienal, que consiste em avaliar os estudantes nas três séries do Ensino Médio e após a terceira avaliação, classificá-los para concorrer a uma das vagas oferecidas pela UFV. Ele será extinto ao final de 2014.

•    Sistema de Cotas 
Em cumprimento à Lei nº 12.711, que destina 50% das vagas em universidades e instituições federais para estudantes oriundos da rede pública, a UFV oferece 20% de suas vagas para cotistas, tanto no vestibular tradicional quanto no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Metade delas são destinadas para estudantes de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, e há uma porcentagem, de acordo com o IBGE, para negros, pardos e índios.

•    Plataforma Freire
Outra forma de ingresso utilizada pela UFV é a Plataforma Freire. Voltada especificamente para a seleção de candidatos aos cursos de licenciatura, a avaliação é uma iniciativa do Ministério da Educação que visa à qualificação de professores da educação básica pública, no exercício do magistério, em instituições públicas de ensino superior. Em 2011, quase 100 vagas foram fornecidas na Universidade por este método. 

•    Ensino a Distância 
A Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (CEAD) foi instituída em 2001, na UFV, vinculada administrativamente à Reitoria da Universidade. Atualmente, ela oferece as licenciaturas em Matemática e História e o bacharelado em Administração na modalidade de Ensino a Distância (EaD), além de cursos técnicos, capacitações profissionais e pós-graduações. 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular 

REDES SOCIAIS
Twitter | Facebook | Flickr | Orkut

Veja também

MEC libera edital e datas do ProUni do 2º semestre de 2024
Inscrição para Programa Universidade para Todos começa dia 23 de julho
Inscrição do Enem 2024 pode ser feita somente até hoje (14)
Prazo para se inscrever nas provas do Enem 2024 termina nesta sexta-feira, 14 de junho
Enem 2024: inscrição é prorrogada pelo Inep
Agora, inscrição no Enem 2024 poderá ser feita até 14 de junho, conforme o Inep
Enem 2024: saiba até quando pode pagar a taxa de inscrição do exame
Inscrições para o Enem 2024 foram prorrogadas até a sexta-feira, 14 de junho
Inscrição para o Enem 2024 termina nesta sexta (7)
Ministério da Educação (MEC) garantiu novo prazo de inscrição do Enem 2024 para moradores do Rio Grande do Sul
Inscrições do Enem 2024 estão abertas
Provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro
Enem 2024: resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será liberado hoje (13)
Candidatos que desejarem entrar com recurso contra este resultado pode fazer o procedimento até o próximo dia 17
Inep anuncia datas do Enem 2024
Provas do Enem 2024 serão aplicadas em novembro. Notas do exame são porta de entrada para ensino superior.
Edital do Enem 2024 é divulgado
Documento apresenta datas e orientações sobre o maior exame educacional do Brasil
Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje
Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023
Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023