Originada da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV) e da Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi instituída, efetivamente, em julho de 1969. Com sede localizada em Viçosa e outras duas unidades educacionais em Florestal e Rio Paranaíba, a instituição é reconhecida principalmente pelos seus cursos de ciências agrárias e exatas.
Hoje, a Universidade oferece mais de 60 cursos de graduação para cerca de 20 mil alunos. A UFV conta, ainda, com 1.188 docentes e 2.261 técnico-administrativos para o bom funcionamento da instituição. No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2011, a instituição foi classificada com conceito 5, nota máxima da avaliação, sendo considerada a 6ª melhor universidade do país e a 3ª de Minas Gerais.
CAMPUS
• Campus Florestal
Rodovia LMG 818, km 06, Florestal – MG
http://www.cedaf.ufv.br
(31) 3536-3300
Administração, Agronomia, Engenharia de Alimentos, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Educação Física, Física, Matemática, Química, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Gestão Ambiental.
• Campus do Rio Paranaíba
Rodovia MG-230, Km 7, Rio Paranaíba – MG
http://www.crp.ufv.br
(34) 3855-9300
Administração, Agronomia, Ciências de Alimentos, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Nutrição, Química e Sistemas de Informação.
• Campus Viçosa
Avenida Peter Henry Rolfs, s/nº, Campus Universitário, Viçosa – MG
http://www.ufv.br
(31) 3899-2137
Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Bioquímica, Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia de Laticínios, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social (Jornalismo), Cooperativismo, Dança, Direito, Economia Doméstica, Educação Física, Educação Infantil, Enfermagem, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Física, Geografia, História, Letras (Português/Francês), Letras (Português/Inglês), Letras (Português/Literatura de Língua Portuguesa), Letras (Português/Espanhol), Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Química, Secretariado Executivo Trilíngue (Português/Inglês/Francês) e Zootecnia.
INFRAESTRUTURA
A Universidade Federal de Viçosa é constituída, atualmente, por três unidades educacionais, localizadas em Florestal, Rio Paranaíba e Viçosa. Juntas, elas possuem área construída de quase 400 mil m², sendo que a área física total da Universidade é estimada em 45 milhões de m². Ao todo, 618 laboratórios, 154 salas de aula teórica, 131 salas de estudo, 40 salas de aula prática, 28 bibliotecas setoriais e 17 auditórios integram a estrutura física da instituição. Editora, Hospital Veterinário, Ambulatório Médico, Alojamentos, Praça de Esportes, Creche e Centro de Vivência também compõem a infraestrutura da UFV.
FORMAS DE INGRESSO
• SiSU
A principal forma de acesso aos cursos da UFV é através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médo (Enem) como critério único de seleção Atualmente, o SiSU é responsável pelo preenchimento de 80% das vagas. A partir de 2015, acesso 2016, todas as vagas serão preenchidas via SiSU.
• Pases
O Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior (Pases) é um programa trienal, que consiste em avaliar os estudantes nas três séries do Ensino Médio e após a terceira avaliação, classificá-los para concorrer a uma das vagas oferecidas pela UFV. Ele será extinto ao final de 2014.
• Sistema de Cotas
Em cumprimento à Lei nº 12.711, que destina 50% das vagas em universidades e instituições federais para estudantes oriundos da rede pública, a UFV oferece 20% de suas vagas para cotistas, tanto no vestibular tradicional quanto no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Metade delas são destinadas para estudantes de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, e há uma porcentagem, de acordo com o IBGE, para negros, pardos e índios.
• Plataforma Freire
Outra forma de ingresso utilizada pela UFV é a Plataforma Freire. Voltada especificamente para a seleção de candidatos aos cursos de licenciatura, a avaliação é uma iniciativa do Ministério da Educação que visa à qualificação de professores da educação básica pública, no exercício do magistério, em instituições públicas de ensino superior. Em 2011, quase 100 vagas foram fornecidas na Universidade por este método.
• Ensino a Distância
A Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (CEAD) foi instituída em 2001, na UFV, vinculada administrativamente à Reitoria da Universidade. Atualmente, ela oferece as licenciaturas em Matemática e História e o bacharelado em Administração na modalidade de Ensino a Distância (EaD), além de cursos técnicos, capacitações profissionais e pós-graduações.
PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular