Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. Santa Catarina
  4. Universidade Regional de Blumenau – FURB

Universidade Regional de Blumenau – FURB

Com mais de 40 anos de funcionamento, FURB é responsável pela formação de mais de 40 mil profissionais no Estado de Santa Catarina.

Publicado por Wanja Borges
Infraestrutura da FURB é composta por seis unidades educacionais
Infraestrutura da FURB é composta por seis unidades educacionais

Criada em 1964, em decorrência de um movimento comunitário, a Universidade Regional de Blumenau foi a primeira faculdade do interior do estado de Santa Catarina. Reconhecida e credenciada pelo Ministério da Educação como Universidade, em fevereiro de 1986, a instituição, a partir de março de 1995, passou a ser vista como órgão autônomo na estrutura administrativa do Poder Executivo Municipal e instituição oficial de direito público, denominada de Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). 

A promoção do desenvolvimento socioeconômico sustentável, integrada ao ensino, pesquisa e extensão, com inserção comunitária, também passou a ser sua missão. Desde então, mais de 40 mil profissionais passaram pela faculdade, que no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2010, foi classificada com conceito 3. Já no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), do mesmo ano, três cursos oferecidos pela instituição foram classificados com conceito 4, sendo eles: Educação Física, Medicina e Serviço Social. 

 

 

CAMPUS
•    Campus I - Central
Rua Antônio da Veiga, nº 140, Victor Konder, Blumenau – SC
(47) 3321-0200

 

•    Campus II
Rua São Paulo, nº 3.250, Itoupava Seca, Blumenau – SC 
Bloco P: Rua São Paulo, nº 3.366, Itoupava Seca, Blumenau – SC
(47) 3321-6000

 

•    Campus III
Rua São Paulo, nº 2171, Itoupava Seca, Blumenau – SC
(47) 3321-7303

 

•    Campus V
Rua Samuel Morse, nº 768, Fortaleza Alta, Blumenau – SC
(47) 3702-6501

Administração, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências da Religião, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social, Design, Direito, Educação Especial, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Engenharia de Telecomunicações, Farmácia, Fisioterapia, História, Letras, Licenciatura em Alemão, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Moda, Música, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Secretariado Executivo Bilíngue, Serviço Social, Sistemas de Informação, Teatro, Tecnologia em Comércio Exterior, Tecnologia em Marketing e Turismo e Lazer. 

 

 

INFRAESTRUTURA
A FURB é composta por seis unidades educacionais constituídas por ambientes de estudo, cultura e lazer. Sua Biblioteca Central, incluindo as unidades setoriais, localiza-se em um espaço físico de 5,4 mil m². Mais de 500 mil volumes compõem seu acervo. Além disso, a instituição conta com um Complexo Desportivo que oferece academia, campo de futebol, quadra de vôlei, pistas de atletismo, piscinas, atividades físicas, ginásio e muito mais. Salas de aulas, laboratórios, Escola Técnica, Núcleo de Rádio e Televisão, FURB TV, FURV FM, Livraria e Editora Universitária, Espaços Culturais, dentre outros, também fazem parte da infraestrutura da Universidade. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

O Vestibular da FURB é organizado pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) e aplicado simultaneamente com o processo seletivo de outras 12 instituições de ensino superior da região. Sua prova é constituída por redação e 60 questões de múltipla escolha sobre as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. Normalmente, a prova é aplicada nos meses de junho e novembro. 

 

•    Enem 
A FURB também aproveita o boletim de desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso para alguns cursos de graduação oferecidos pela instituição. Para isso, o candidato precisa preencher ficha de inscrição disponível no site e entregá-la, juntamente com a fotocópia do boletim, na Praça de Atendimento ao Estudante. Os candidatos inscritos nesta modalidade são isentos de taxa de inscrição. 

 

•    Fies
A Universidade também é credenciada ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A solicitação de financiamento pode ser feita em qualquer período do ano, através do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES). Em seguida, o estudante deve validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da FURB e, em seguida, formalizar a contratação com um agente financeiro. O benefício pode ser parcial ou integral.

 

•    Ensino a Distância 
Alguns cursos de graduação da FURB também contam com disciplinas semipresenciais, ofertadas integralmente ou parcialmente na modalidade a distância, desde que não ultrapassem 20% da carga horária total do curso. 

 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular

 

 

REDES SOCIAIS 
Facebook | Twitter | Youtube | Flickr

 

Veja também

2ª chamada do Vestibular de Inverno 2020 via Enem da PUC-SP é disponibilizada
Seleção foi realizada baseada nas notas do Enem. Outras chamadas estão previstas para os dias 22 e 28 de julho além de 04 de agosto.

Resultado do SiSU 2020/2 já pode ser acessado
Agora, os convocados no SiSU deverão comparecer às universidades para fazer as matrículas nos horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em edital próprio.

Prazo de inscrições para ProUni 2020/2 está aberto
Estudantes vão concorrer a 167.780 bolsas de estudo em 1.061 universidades. São Paulo é o estado que oferece mais vagas.

Unicentro (PR) define datas do Vestibular e PAC 2020
Provas do vestibular devem ser realizadas em março de 2021 e as do PAC, em fevereiro

Paraná: UEPG está com inscrições abertas para Vestibular EaD 2020/2
Processo seletivo oferece 900 vagas gratuitas em cinco cursos de graduação. Prazo fecha no dia 31 de julho.

Fatecs (SP) liberam resultado dos pedidos de isenção do Vestibular 2020/2
Candidatos que ganharam a isenção ou a redução de taxa também devem se inscrever no processo seletivo até dia 22 de julho

Unicamp altera datas do Vestibular 2021 devido à pandemia do novo coronavírus
A Univerisdade também divulgou que ampliou o número de locais de provas e também incluiu as cidades de Barueri e Fernandópolis para a aplicação do Vestibular.

Coronavírus: Unesp adia Vestibular 2021 e informa mudanças por conta da pandemia
As datas novas foram estipuladas de forma que não chocassem com os mesmos dias em que serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e dos demais vestibulares, como o da Fuvest (USP) e Unicamp.

USCS (SP) finaliza inscrições para o Vestibular 2020/2 de Medicina
Interessados nas 50 vagas serão avaliados pelas notas do Enem de 2015 a 2019, desde que notas sejam acima de 600 pontos

Mackenzie libera resultado do Vestibular 2020/2
Saíram listas de selecionados pelas notas do Enem e notas de vestibulares anteriores

ESPM solta resultado do Vestibular 2020/2
Para selecionar candidatos, a instituição criou vestibular on-line com entrevista, produção de texto e vídeo

FGV publica resultado do Vestibular EaD 2020
Interessados nas mais de 7 mil vagas foram avaliados pelo Enem, por vestibulares anteriores ou, ainda, pela produção de redação em ambiente virtual