Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Universidades
  3. Santa Catarina
  4. Universidade Regional de Blumenau – FURB

Universidade Regional de Blumenau – FURB

Com mais de 40 anos de funcionamento, FURB é responsável pela formação de mais de 40 mil profissionais no Estado de Santa Catarina.

Publicado por Wanja Borges
Infraestrutura da FURB é composta por seis unidades educacionais
Infraestrutura da FURB é composta por seis unidades educacionais

Criada em 1964, em decorrência de um movimento comunitário, a Universidade Regional de Blumenau foi a primeira faculdade do interior do estado de Santa Catarina. Reconhecida e credenciada pelo Ministério da Educação como Universidade, em fevereiro de 1986, a instituição, a partir de março de 1995, passou a ser vista como órgão autônomo na estrutura administrativa do Poder Executivo Municipal e instituição oficial de direito público, denominada de Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). 

A promoção do desenvolvimento socioeconômico sustentável, integrada ao ensino, pesquisa e extensão, com inserção comunitária, também passou a ser sua missão. Desde então, mais de 40 mil profissionais passaram pela faculdade, que no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2010, foi classificada com conceito 3. Já no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), do mesmo ano, três cursos oferecidos pela instituição foram classificados com conceito 4, sendo eles: Educação Física, Medicina e Serviço Social. 

 

 

CAMPUS
•    Campus I - Central
Rua Antônio da Veiga, nº 140, Victor Konder, Blumenau – SC
(47) 3321-0200

 

•    Campus II
Rua São Paulo, nº 3.250, Itoupava Seca, Blumenau – SC 
Bloco P: Rua São Paulo, nº 3.366, Itoupava Seca, Blumenau – SC
(47) 3321-6000

 

•    Campus III
Rua São Paulo, nº 2171, Itoupava Seca, Blumenau – SC
(47) 3321-7303

 

•    Campus V
Rua Samuel Morse, nº 768, Fortaleza Alta, Blumenau – SC
(47) 3702-6501

Administração, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências da Religião, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social, Design, Direito, Educação Especial, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Engenharia de Telecomunicações, Farmácia, Fisioterapia, História, Letras, Licenciatura em Alemão, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Moda, Música, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Secretariado Executivo Bilíngue, Serviço Social, Sistemas de Informação, Teatro, Tecnologia em Comércio Exterior, Tecnologia em Marketing e Turismo e Lazer. 

 

 

INFRAESTRUTURA
A FURB é composta por seis unidades educacionais constituídas por ambientes de estudo, cultura e lazer. Sua Biblioteca Central, incluindo as unidades setoriais, localiza-se em um espaço físico de 5,4 mil m². Mais de 500 mil volumes compõem seu acervo. Além disso, a instituição conta com um Complexo Desportivo que oferece academia, campo de futebol, quadra de vôlei, pistas de atletismo, piscinas, atividades físicas, ginásio e muito mais. Salas de aulas, laboratórios, Escola Técnica, Núcleo de Rádio e Televisão, FURB TV, FURV FM, Livraria e Editora Universitária, Espaços Culturais, dentre outros, também fazem parte da infraestrutura da Universidade. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

O Vestibular da FURB é organizado pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) e aplicado simultaneamente com o processo seletivo de outras 12 instituições de ensino superior da região. Sua prova é constituída por redação e 60 questões de múltipla escolha sobre as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. Normalmente, a prova é aplicada nos meses de junho e novembro. 

 

•    Enem 
A FURB também aproveita o boletim de desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso para alguns cursos de graduação oferecidos pela instituição. Para isso, o candidato precisa preencher ficha de inscrição disponível no site e entregá-la, juntamente com a fotocópia do boletim, na Praça de Atendimento ao Estudante. Os candidatos inscritos nesta modalidade são isentos de taxa de inscrição. 

 

•    Fies
A Universidade também é credenciada ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A solicitação de financiamento pode ser feita em qualquer período do ano, através do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES). Em seguida, o estudante deve validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da FURB e, em seguida, formalizar a contratação com um agente financeiro. O benefício pode ser parcial ou integral.

 

•    Ensino a Distância 
Alguns cursos de graduação da FURB também contam com disciplinas semipresenciais, ofertadas integralmente ou parcialmente na modalidade a distância, desde que não ultrapassem 20% da carga horária total do curso. 

 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular

 

 

REDES SOCIAIS 
Facebook | Twitter | Youtube | Flickr

 

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023