Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Universidades
  3. Rio de Janeiro
  4. Universidade Veiga de Almeida - UVA

Universidade Veiga de Almeida - UVA

Desde 2001, a UVA também oferta cursos de graduação e pós-graduação na modalidade Ensino a Distância, conhecida também como EaD.

Publicado por Érica Caetano
A UVA possui quatro campi, estando três deles situados na capital, Rio de Janeiro e o outro na cidade de Cabo Frio
A UVA possui quatro campi, estando três deles situados na capital, Rio de Janeiro e o outro na cidade de Cabo Frio

A UVA surgiu em 1933, da idealização de Mário Veiga de Almeida. Ele e sua irmã, Maria Anunciação de Almeida, realizavam atividades voluntárias para a igreja, como a alfabetização de crianças, que por terem dificuldade de leitura, não conseguiam acompanhar a catequese com o restante da turma. Em 1937, os dois se mudaram da sala improvisada que utilizavam na própria casa onde viviam, para uma casa com poucas salas, porém bem mais ampla do que possuíam. Assim, surgiu a primeira escola, chamada Colégio Sagrado Coração de Jesus.

Em 1972, começaram a ofertar também Ensino Superior, com a criação da Escola de Engenharia Veiga de Almeida, que oferecia cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil. Com novos cursos sendo criados em 1992, a instituição passou a ser reconhecida e oficializada pelo Ministério da Educação (MEC). Hoje, a UVA conta com quatro campi e um centro de excelência em saúde.

 

CAMPUS

Campus Tijuca

Rua Ibituruna, n 108, Tijuca, Rio de Janeiro - RJ

Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Design de Interiores, Design de Moda, Design Gráfico, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Petróleo e Gás, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gestão de Recursos Humanos, História, Letras, Marketing, Negócios Imobiliários, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Processos Gerenciais Gestão Empresarial, Psicologia, Serviço Social e Turismo.     

 

Campus Barra

Avenida Gal. Felicíssimo Cardoso, nº 500, barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ

Administração, Ciências Contábeis, Design de Interiores, Design de Moda, Design Gráfico, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Petróleo e Gás, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Negócios Imobiliários e Psicologia.

 

Campus Cabo Frio

Estrada Perynas, s/nº, Perynas, Cabo Frio - RJ

Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Gestão Ambiental, Hotelaria, Negócios Imobiliários, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Turismo.

 

Campus Centro

Rua Teófilo Otoni, nº 123, Centro, Rio de Janeiro - RJ

Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Gestão de Recursos Humanos e Sistemas de Informação.

 

INFRAESTRUTURA

Os campi da UVA são constituídos por uma estrutura nova e bastante arrojada. As unidades oferecem espaço de convivência, salas de aulas amplas e com todo aparato necessário para o desenvolvimento das atividades acadêmicas. A instituição possui também bibliotecas, constituídas por livros, folhetos, obras de referência, como dicionários e enciclopédias, publicações periódicas, fitas de vídeo, CDs, dentre outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conta ainda com laboratórios modernos, com equipamentos de última geração, para atender todas as áreas do conhecimento. As aulas ministradas nesses ambientes são feitas por professores, que apresentam um modelo real, baseado no campo das profissões. Por fim, a UVA disponibiliza à população carioca atendimento em saúde com nível de excelência, nas áreas de Odontologia, Fisioterapia e Fonoaudiologia, através do Centro de Saúde Veiga de Almeida (CSVA).

 

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular

A UVA realiza vestibular no formato tradicional. Os candidatos fazem provas compostas por questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais, de disciplinas estudadas durante o Ensino Médio, além da confecção de uma redação.

 

Enem

A UVA aproveita o desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para aqueles candidatos que desejarem ingressar na instituição a partir dele. Para utilizá-lo, o aluno durante o período de inscrição do processo seletivo, deve preencher um formulário na central de atendimento da UVA, no campus que desejar estudar, apresentando a cópia do boletim de desempenho do Enem.

 

Fies

Os estudantes aprovados na UVA, mas que não possuem condições financeiras de arcar com os custos das mensalidades, podem tentar financiamento através do programa de Financiamento Estudantil da Caixa Econômica Federal (Fies). O financiamento pode ser solicitado a qualquer período do ano. Para saber mais sobre o seu funcionamento, acesse: www.caixa.gov.br/fies.

 

Ensino a Distância

A UVA também oferece cursos de graduação e pós-graduação no formato Ensino a Distância (EaD). O Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da instituição foi criado em 2001, e trabalha com o objetivo de desenvolver projetos a partir da combinação de práticas pedagógicas inovadoras e tecnologias da informação e comunicação.

 

Página Eletrônica

Site | Vestibular | TV UVA

 

REDES SOCIAIS

Facebook | Twitter | Youtube | Flickr | Linkedin | Formspring | Foursquare 

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023