Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Vestibulares
  3. Vestibular da PUC-Rio

Vestibular da PUC-Rio

A PUC-Rio aplica o Vestibular tradicional duas vezes ao ano, os quais são conhecidos como Vestibular de Inverno e Vestibular de Verão.

Publicado por Érica Caetano

Agenda

Data
Descrição
Evento
25/10/2020
Provas
01/11/2020
Provas
16/11/2020
Resultado
Veja mais Datas

Provas

260 downloads realizados
182 downloads realizados
1120 downloads realizados

Vestibular

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) realiza dois vestibulares ao ano no formato tradicional, chamados de Vestibular de Verão, que acontece geralmente no mês de outubro, e o Vestibular de Inverno, aplicado em julho.

O Vestibular de Verão oferece quase 2 mil vagas, sendo 1,4 mil para o primeiro semestre e o restante para o segundo. Já o Vestibular de Inverno oferece quase 600 vagas para o segundo semestre.

As vagas são divididas em 50% para ingresso pelas provas do Vestibular tradicional, 50% para o aproveitamento das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de vagas específicas para os Exames Internacionais, tais como: Abitur, Bac (Baccalauréat Général) ou IB Diploma (International Baccalaureate Diploma Programme).

Provas

As provas do Vestibular de Verão são aplicadas em uma única fase, dividida em dois domingos. As do Vestibular de Inverno são aplicadas em um único dia, mas em dois turnos.

Os candidatos são divididos em grupos, de acordo com o curso, e cada grupo tem seu dia e horário específico de prova, que são aplicadas das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Manhã do 1º dia: Grupo 2
Tarde do 1º dia: Grupos 1, 3, 4 e 5
Manhã e tarde do 2º dia: Todos os grupos

Tanto no Vestibular de Verão quanto no de Inverno são aplicadas as mesmas quantidades de questões.  A diferença é que no Vestibular de Inverno não há provas para candidatos do Grupo 3, referente ao curso de Ciências Econômicas.

Todos os candidatos fazem a prova objetiva de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) e as provas discursivas de Português e Literatura Brasileira e de Redação. As demais provas dependem do grupo.

Grupo 1 - Exatas: prova discursiva de Matemática, formada por quatro questões, e provas objetivas de Ciências Humanas – Geografia e História, com 20 questões, e de Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química, com 25.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Grupo 2 - Humanas: prova discursiva de Ciências Humanas – Geografia e História, com seis questões, e provas objetivas de Matemática, formada por 10 questões, e de Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química, com 25.

Grupo 3 (Ciências Econômicas): prova discursiva de Matemática, com quatro questões, e provas objetivas de Ciências Humanas – Geografia e História (20 questões) e de Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química (25 questões).

Grupo 4 (Administração): prova discursiva de Matemática, com quatro questões, e provas objetivas de Ciências Humanas (Geografia e História) e de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química), com 20 e 25 questões, respectivamente.

Grupo 5 (Ciências Biológicas): prova discursiva de Biologia, com cinco questões, e provas objetivas de Matemática, com 10 questões, de Ciências Humanas – Geografia e História, com 20 questões, e de Ciências da Natureza – Física e Química, com 20.

Os candidatos inscritos no curso de Teologia contam ainda com etapas adicionais do Vestibular, chamadas de Memorial e Entrevista. O Memorial tem costume de acontecer um dia depois das provas do Vestibular, das 14h às 18h, enquanto a entrevista uma semana após a realização do Memorial.

Bolsas e financiamentos

Em relação a bolsas e financiamentos, a PUC-Rio utiliza o Programa Universidade para Todos (ProUni), do Ministério da Educação (MEC), que oferta bolsas de estudos integrais ou parciais. As vagas destinadas aos candidatos a bolsas do Programa não constam nos editais dos Vestibulares.

Saiba mais sobre o ProUni

Além do ProUni, a Universidade também oferece as seguintes bolsas:

  • Bolsa de Desempenho Acadêmico
  • Bolsas Fraternas
  • Bolsas Comunitárias
  • Bolsas decorrentes de convenções trabalhistas

Sobre o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a Universidade já teve convênio, mas devido às mudanças ocorridas pela criação do Novo Fies, em 2018, a PUC-Rio optou por não mais utilizá-lo.

Veja também

Unifor inscreve para o Vestibular 2021/1 para Medicina e demais cursos
O curso de Medicina terá seleção somente por prova presencial e receberá inscrições até 13 de novembro. E os demais cursos têm três possibilidades de avaliação.

Prevupe (PE) oferta aulas gratuitas on-line para as provas do Enem 2020
Por conta do distanciamento imposto pelo coronavírus, as aulas também serão ofertadas no formato digital.

IFPE altera Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
Ainda não foi divulgado nenhum cronograma mas todos os detalhes do próximo processo de ingresso serão anunciados até o final deste ano.

IME divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2021
Candidatos fizeram as provas dia 11 de outubro em 18 cidades brasileiras. Próxima etapa começa em 26 de outubro.

UFVJM, em Minas Gerais, adia cronograma do SASI 2020
Instituição decidiu realizar provas posteriormente em razão da pandemia do coronavírus

Minas Gerais: UFJF abre inscrições para Vestibular EaD 2020
Processo seletivo oferece 440 vagas nos cursos de licenciatura em Pedagogia e Computação

UVPR prorroga inscrições do Vestibular EaD 2020
Os interessados em participar devem se inscrever exclusivamente pela internet até dia 5 de novembro

Edital do Vestibular 2020/2021 da UFPR é publicado
Provas somente serão aplicadas no ano que vem, nos meses de fevereiro e abril

PUC-SP está com inscrições abertas para Vestibular de Verão 2021
Processo seletivo ocorrerá no dia 6 de dezembro. Provas serão aplicadas pela internet.

Unifesp recebe inscrições do Vestibular Misto 2021
O Vestibular Misto é exclusivo para aqueles que tenham feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, uma vez que as provas serão utilizadas pela Unifesp como parte da seleção.

UECE encerra inscrições do Vestibular 2020/2
O segundo período de inscrições do Vestibular 2020/2 veio após a definição diante do quadro da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Aqueles candidatos que já se inscreveram no Vestibular e não puderem pagar a taxa de inscrição, poderão gerar novo boleto e efetuar o pagamento.

Inscrições do Vestibular 2021 da Unimep (SP) são recebidas
Estão sendo oferecidas oportunidades em 43 cursos presenciais e 32 de ensino a distância (EaD). As vagas são para as cidades de Lins, Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste.