Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Vestibulares
  3. Vestibular da UEA

Vestibular da UEA

UEA é uma das maiores universidades da região Norte e possui duas formas de ingresso: Vestibular e SIS.

Publicado por Giullya Franco

Agenda

Data
Descrição
Evento
27/05/2021
UEA - Universidade do Estado do Amazonas
Edital de Matrícula do 2º semestre do SIS 2020 e Vestibular 2021
Matrícula

Provas

19504 downloads realizados
949 downloads realizados
1402 downloads realizados

Vestibular

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) é uma instituição pública que iniciou as atividades em 2001. Para ingressar na instituição, os interessados têm duas opções de processo seletivo: Vestibular ou Sistema de Ingresso Seriado (SIS).

Os processos seletivos da UEA são muito concorridos, com cerca de 30 a 40 mil inscritos em cada uma das seletivas, e são realizados uma vez por ano. A UEA é a maior universidade multicampi do país (instituição de ensino superior que possui o maior número de unidades) e oferece mais de 280 opções de cursos.

Inscrição e isenção

Para se inscrever nos processos seletivos da UEA os interessados devem acessar o site da Fundação Vunesp, responsável pela seletiva. Os links de inscrição, editais e páginas do Vestibular e do SIS são diferentes, mas o período é o mesmo. Geralmente, as inscrições são realizadas em agosto.

É cobrada uma taxa de aproximadamente R$ 110 para o vestibular e de R$ 70 para o SIS. Quem não tem condições de pagar o valor pode solicitar o benefício da isenção. O prazo das solicitações começa antes do período de inscrição, geralmente entre julho e agosto.

O benefício é oferecido aos candidatos que estão desempregados ou são dependentes econômicos de responsável legal que se encontra desempregado ou candidato com renda mensal bruta igual ou inferior a três salários mínimos.

Provas

Vestibular

Quem deseja entrar na UEA por meio do Vestibular passa por uma fase de provas realizadas em dois dias. As provas costumam ser aplicadas em outubro, no domingo e na segunda-feira. Os candidatos têm 4 horas, das 13h às 17h, para fazer a prova em ambos os dias. Veja como as provas do Vestibular são divididas:

  • Dia 1 (Conhecimentos Gerais): Composta de 84 questões objetivas, sendo 8 de Língua Portuguesa, 4 de Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol, 12 de História e Filosofia, 12 de Geografia, 12 de Biologia, 12 de Matemática, 12 de Física e 12 de Química.
  • Dia 2 (Conhecimentos Específicos + Redação): Composta de 36 questões objetivas que variam de acordo com o curso escolhido. A redação tem gênero dissertativo e deve ser feita em Língua Portuguesa.

SIS

O outro meio de ingresso na UEA é o SIS. O processo seletivo é seriado, realizado durante os três anos do Ensino Médio. As provas têm conteúdo relativo ao que é estudado em cada uma das séries e a pontuação é cumulativa. 

As provas do SIS são aplicadas na terça-feira, um dia após a aplicação das provas do Vestibular. Os estudantes têm 5 horas, das 13h às 18h, para responder as questões.

  • Prova de Acompanhamento I: 60 questões objetivas relativas ao 1º ano do ensino médio
  • Prova de Acompanhamento II: 60 questões objetivas relativas ao 2º ano do ensino médio + redação
  • Prova de Acompanhamento III: 60 questões objetivas relativas ao 3º ano do ensino médio + redação

Para as três etapas são 12 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (8 de Língua Portuguesa e Artes e 4 de Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol); 16 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (8 de História e Filosofia e 8 de Geografia); 32 questões de Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias (8 de Biologia, 8 de Química, 8 de Física e 8 de Matemática). A redação é aplicada somente para a etapa II e III.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Baixe as provas da UEA

Habilidades Específicas

Para os candidatos dos cursos de Dança, Música e Teatro há a aplicação das provas de Habilidades Específicas antes da realização das provas de Conhecimentos Gerais. A Prova de Habilidade Específica tem caráter classificatório e eliminatório.

No caso, os candidatos que optarem por esses cursos, no ato da inscrição, podem fazer a escolha por uma segunda opção de curso que não exija prova de Habilidade Específica. Porém, o candidato só concorre na segunda opção caso seja reprovado na prova de Habilidade Específica.

Essas provas são realizadas apenas em Manaus, um mês antes da aplicação das provas de Conhecimentos Gerais, que são comuns a todos os cursos. As provas são aplicadas apenas para candidatos do Vestibular e da última fase do SIS.

Locais de Prova

Com exceção da prova de Habilidade Específica, aplicada somente em Manaus, as provas do Vestibular e do SIS são realizadas em Manaus, Itacoatiara, Parintins, Tabatinga e Tefé.

Vagas e Cotas

São oferecidas anualmente pela UEA cerca de 3 mil vagas para cursos de graduação ministrados em Manaus e no interior do Amazonas. A divisão das vagas é de aproximadamente 60% para o vestibular e 40% para o SIS.

Das vagas oferecidas pela UEA, 80% são destinadas para quem cursou todo o Ensino Médio no Amazonas e, dentro do percentual, há cotas para estudantes de escolas públicas. Os demais 20% são para os candidatos de outros estados brasileiros, independentemente do tipo de escola em que concluíram os estudos.

A UEA faz a divisão de suas vagas para grupos de candidatos. Veja como funciona:

Cursos de áreas diversas, exceto Saúde (Grupos 1, 2 e 3)

  • Grupo 1: Candidato de escola pública do Estado do Amazonas
  • Grupo 2: Candidato de escola de qualquer natureza do Estado do Amazonas
  • Grupo 3: Candidato de escola de qualquer natureza de qualquer Estado da Federação ou do Distrito Federal

Cursos da área da Saúde (Grupos 4, 5, 6 e 7)

  • Grupo 4*: Candidato que tenha cursado pelo menos oito séries da Educação Básica em escola de qualquer natureza em município do interior do Estado do Amazonas
  • Grupo 5: Candidato de escola pública do Estado do Amazonas
  • Grupo 6: Candidato de escola de qualquer natureza do Estado do Amazonas
  • Grupo 7: Candidato de escola de qualquer natureza de qualquer Estado da Federação ou do Distrito Federal

*Os candidatos que concorrerem às vagas reservadas a este grupo, nos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia permanecerão, obrigatoriamente, após a conclusão do curso, no interior do Estado do Amazonas, em município distribuído por Decreto do Poder Executivo, pelo prazo de um ano, conforme o § 5º do art.2º da Lei Estadual Nº3972/2013.

Cursos diversos para candidatos de etnia indígena (Grupo 8)

  • Grupo 8: Candidato que pertence a uma das etnias indígenas do Estado do Amazonas

Cursos diversos para candidatos com deficiência(s) - PcD (Grupo 9)

  • Grupo 9: Candidato que possui deficiência(s).

A comprovação das exigências de que tratam os grupos deve ser feita no ato da matrícula do candidato aprovado, sendo de inteira responsabilidade do candidato a indicação do grupo. Caso as exigências não sejam cumpridas, o candidato é eliminado do concurso.

Veja também

PUCPR está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2021
As taxas de inscrição possuem valores diferentes conforme a modalidade de ingresso, sendo que para aqueles que escolherem o desempenho do Enem, são gratuitas.

Mackenzie está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/2
Estão sendo ofertadas mais de 2,3 mil vagas no Vestibular 2021/2. As oportunidades são para os campi Higienópolis e Alphaville. 

Pedidos de isenção de taxa da SASI 2020 da UFVJM são recebidos
Estão sendo oferecidas pela UFVJM  594 vagas na SASI 2020. Desse total, metade são para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.

USF está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/2 de Medicina
Devido a pandemia de Covid-19, a USF não realizará provas. Os inscritos serão avaliados exclusivamente pelas notas do Enem. 

IFF publica 1ª reclassificação do Vestibular 2021/1
Convocados deverão se matricular na próxima quarta e quinta-feira, 12 e 13.

Reitora da UFRJ afirma que universidade pode fechar em julho
Instituição federal fluminense sofreu cortes sucessivos do Governo Federal

Pré-vestibular social do Cederj inscreve para mais de 6 mil vagas gratuitas
Aulas são voltadas ao Enem 2021 e vestibulares do estado do Rio de Janeiro, como o da UERJ e Cederj

Unicesumar (PR) recebe inscrições para Vestibular 2021/2 de Medicina
Curso oferece cem vagas e é ministrado na cidade de Maringá

UVV, no Espírito Santo, está com inscrições abertas para Vestibular 2021/2
Candidatos podem escolher entre fazer provas presenciais ou pela internet no dia 16 de maio

Unesp solta gabaritos da 2ª fase do Vestibular 2021
Mais de 35 mil candidatos fizeram as provas ontem (9) em 31 cidades paulistas e em outros quatro estados

UEMG disponibiliza 1ª chamada de excedentes do Vestibular 2021 via Enem
Os estudantes foram avaliados por meio das notas do Enem de 2018 a 2020. Somente os inscritos no curso de Música passaram pelos testes de habilidades.

Fatecs (SP) abrem prazo de inscrição do Vestibular 2021/2
Neste vestibular também será ofertado o Sistema de Pontuação Acrescida que é adicionado ao final das notas dos candidatos.