Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Vestibulares
  3. Vestibular da UECE

Vestibular da UECE

Com oferta de mais de 4 mil vagas por ano, vestibular da UECE costuma reunir mais de 40 mil candidatos.

Publicado por Giullya Franco

Agenda

Data
Descrição
Evento
30/05/2021
UECE - Universidade Estadual do Ceará
1ª fase do Vestibular 2021/1
Provas
06/06/2021
UECE - Universidade Estadual do Ceará
Prova escrita EHE de Música do Vestibular 2021/2
Provas
11/06/2021
UECE - Universidade Estadual do Ceará
Prova escrita EHE de Música do Vestibular 2021/2
Provas
Veja mais Datas

Provas

602 downloads realizados
633 downloads realizados
1082 downloads realizados

Vestibular

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) é uma Instituição de Ensino Superior pública que oferece vagas para diversos cursos de graduação presencial e a distância e reúne mais de 40 mil candidatos nas seletivas.

Para ingressar na instituição os interessados podem participar dos vestibulares ou utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Veja como a universidade realiza as seleções:

Vestibular

O vestibular para os cursos presenciais da UECE é realizado duas vezes ao ano. Para as vagas do primeiro semestre as inscrições são recebidas em setembro e outubro. Já para o segundo semestre, o período de inscrição costuma ser em março. As inscrições são recebidas no site da CEV (Comissão Executiva do Vestibular).

A taxa para participar do vestibular é de R$ 140. Quem deseja pedir a isenção ou redução de 50% do valor deve ficar atento ao período, de apenas três dias, aberto no mês anterior às inscrições.

A isenção da UECE é oferecida em sete categorias que contemplam servidores da instituição, doadores de sangue, estudantes de escolas públicas e pessoas de baixa renda.

Provas da UECE

O processo seletivo é aplicado em duas fases, independente do semestre escolhido. Para o primeiro semestre as provas são em novembro e dezembro do ano anterior. Para o segundo semestre as provas são em maio e junho do mesmo ano. Veja como são as fases:

  • 1ª Fase

Aplicada em apenas um dia, no domingo. Os estudantes têm das 9h às 13h para concluir a avaliação. São 80 questões objetivas de Conhecimentos Gerais, distribuídas em disciplinas sobre Ciências Humanas (Filosofia, Geografia, História e Sociologia), Ciências da Natureza e Matemática (Biologia, Física, Matemática e Química) e Linguagens e Códigos (Língua Estrangeira e Língua Portuguesa).

  • 2ª Fase

Aplicada em dois dias, no domingo e na segunda-feira, das 9h às 13h. Esta fase é constituída de quatro provas: uma de Redação e três Provas Específicas ao curso escolhido.

A redação é aplicada para todos os candidatos no primeiro dia da segunda fase junto com alguma das provas específicas. No segundo dia, são aplicadas as outras duas avaliações específicas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As provas são aplicadas em Cratéus, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Mombaça, Quixadá e Tauá.

Mais: Baixe as provas dos vestibulares da UECE

Habilidades Específicas

Os candidatos ao curso de Música também são submetidos ao Exame de Habilidade Específica (EHE), com uma prova escrita e uma prova oral. O EHE é aplicado somente em Fortaleza.

Cotas

Cada um dos vestibulares da UECE oferece cerca de 2 mil vagas, mas o número é um pouco maior para o ingresso no primeiro semestre. As vagas são divididas para cursos ministrados em Fortaleza e nas cidades do interior do estado.

Das vagas oferecidas pela UECE nos vestibulares, 50% são distribuídas para os candidatos do sistema de cotas: 

  • Cotistas (PPI) – autodeclarados pretos (P), pardos (P) ou indígenas (I).
  • Cotista Social – candidatos oriundos de escola pública do Ceará e de baixa renda.

Enem

Após a realização dos vestibulares, a UECE divulga um novo edital para preenchimento das vagas remanescentes. Essas vagas são preenchidas por candidatos que optarem pelo ingresso via Enem.

O candidato pode concorrer a uma vaga no curso escolhido utilizando a nota de uma das duas últimas edições do Enem, desde que não tenha zerado nenhuma das provas objetivas e tenha alcançado, no mínimo, 200 pontos na prova de redação.

Vestibular de cursos a distância

O processo seletivo para preencher as vagas dos cursos a distância é realizado apenas uma vez ao ano e também é de responsabilidade da CEV. Entenda como participar da seleção:

  • Inscrição: Realizada entre janeiro e fevereiro na página da CEV. A taxa é de R$ 60 e a isenção pode ser solicitada por candidatos que se inscreverem para as vagas exclusivas para professores da rede pública.
  • Provas: São realizada em fevereiro e compostas por uma redação e 45 questões objetivas de conhecimentos gerais. 
  • Vagas: A oferta é de aproximadamente 1,6 mil vagas, sendo metade reservadas para professores de escolas públicas. Os polos são em Fortaleza a cidades do interior.
  • Cursos: As oportunidades são para licenciaturas em Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Matemática, Pedagogia e Química, além do bacharelado em Ciências Contábeis.

Veja também

PUCPR está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2021
As taxas de inscrição possuem valores diferentes conforme a modalidade de ingresso, sendo que para aqueles que escolherem o desempenho do Enem, são gratuitas.

Mackenzie está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/2
Estão sendo ofertadas mais de 2,3 mil vagas no Vestibular 2021/2. As oportunidades são para os campi Higienópolis e Alphaville. 

Pedidos de isenção de taxa da SASI 2020 da UFVJM são recebidos
Estão sendo oferecidas pela UFVJM  594 vagas na SASI 2020. Desse total, metade são para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.

USF está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/2 de Medicina
Devido a pandemia de Covid-19, a USF não realizará provas. Os inscritos serão avaliados exclusivamente pelas notas do Enem. 

IFF publica 1ª reclassificação do Vestibular 2021/1
Convocados deverão se matricular na próxima quarta e quinta-feira, 12 e 13.

Reitora da UFRJ afirma que universidade pode fechar em julho
Instituição federal fluminense sofreu cortes sucessivos do Governo Federal

Pré-vestibular social do Cederj inscreve para mais de 6 mil vagas gratuitas
Aulas são voltadas ao Enem 2021 e vestibulares do estado do Rio de Janeiro, como o da UERJ e Cederj

Unicesumar (PR) recebe inscrições para Vestibular 2021/2 de Medicina
Curso oferece cem vagas e é ministrado na cidade de Maringá

UVV, no Espírito Santo, está com inscrições abertas para Vestibular 2021/2
Candidatos podem escolher entre fazer provas presenciais ou pela internet no dia 16 de maio

Unesp solta gabaritos da 2ª fase do Vestibular 2021
Mais de 35 mil candidatos fizeram as provas ontem (9) em 31 cidades paulistas e em outros quatro estados

UEMG disponibiliza 1ª chamada de excedentes do Vestibular 2021 via Enem
Os estudantes foram avaliados por meio das notas do Enem de 2018 a 2020. Somente os inscritos no curso de Música passaram pelos testes de habilidades.

Fatecs (SP) abrem prazo de inscrição do Vestibular 2021/2
Neste vestibular também será ofertado o Sistema de Pontuação Acrescida que é adicionado ao final das notas dos candidatos.