Vestibular
A Universidade Estadual de Maringá (UEM), localizada no Paraná, oferece mais de 3.600 vagas em cursos superiores gratuitos por ano. A instituição divide suas oportunidades em quatro formas de ingresso: Vestibular de Verão, Processo de Avaliação Seriada (PAS), Vestibular de Inverno e Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Com diferentes seleções de estudantes, o ingresso na UEM pode gerar confusão entre os vestibulandos. Pensando nisso, o Super Vestibular explica como são os Vestibulares de Verão e Inverno e também o PAS, a recente adesão ao SiSU, além de esclarecer as principais dúvidas dos candidatos. Confira!
Adesão ao SiSU
Em julho de 2021, a UEM anunciou a adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como forma de ingresso em 10% das vagas de seus cursos.
Com isso, os estudantes terão a oportunidade de utilizar as notas do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para que possam ingressar na UEM. Apenas os cursos que exigem provas de habilidades específicas não estarão no SiSU.
Qual a diferença entre os vestibulares e o PAS?
Os vestibulares são realizados em apenas uma etapa e são voltados para quem já concluiu os estudos ou está matriculado no último ano do ensino médio. Alunos de outras séries podem fazer as provas para treinamento, mas não acumulam a pontuação para quando forem disputar as vagas.
O PAS é um processo seletivo seriado, o estudante começa a participar das provas no 1º ano do ensino médio e continua nos dois anos seguintes. As notas de cada série são acumuladas e somente no 3º ano é que podem concorrer aos cursos oferecidos pela UEM.
Como são as inscrições?
As inscrições dos vestibulares da UEM e do PAS são feitas pela internet, no site www.cvu.uem.br. As inscrições do Vestibular de Verão e do PAS são realizadas de agosto a setembro. Já o Vestibular de inverno conta com inscrições de abril a maio.
Os vestibulares tem taxa de R$ 156, já o PAS cobra R$ 78 em cada etapa.
É possível pedir isenção?
Se você é estudante de baixa renda é possível pedir a isenção da taxa! A gratuidade é para inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que tenham renda de até meio salário mínimo per capita (por pessoa) ou renda total de até 3 salários mínimos.
Os pedidos de isenção de taxa geralmente são feitos nos dez primeiros dias de inscrição, obedecendo ao calendário de cada seleção (abril ou agosto). Os interessados precisam entregar nos campi ou enviar por correspondência registrada a documentação que comprove o direito ao benefício, conforme descrito nos editais.
Vagas e Cotas
O Vestibular de Verão é responsável pelo preenchimento de mais de 1.500 vagas, enquanto a seleção de Inverno tem oferta superior a 1.400 oportunidades. Já o PAS conta com mais de 750 vagas.
As oportunidades da UEM são para cursos de graduação gratuitos nas cidades de Maringá, Umuarama, Goierê, Cianorte e Ivaiporã.
O PAS não tem vagas para cotas, já os vestibulares de verão e inverno da UEM contam com reserva para cotistas. Até o Vestibular de Verão 2020, as cotas representavam 20% das vagas dos vestibulares, contemplando estudantes que estudaram os ensinos fundamental e médio integralmente em escolas públicas, com renda familiar de até um salário mínimo e meio per capita (por pessoa da família).
Em 20 de novembro de 2019, no Dia da Consciência Negra, a UEM aprovou a reserva de vagas para pretos, pardos e indígenas em seus vestibulares. Como a seleção de Verão já estava em andamento, a inclusão das cotas ficou para o processo seletivo de inverno.
Com a mudança nas cotas dos vestibulares, as oportunidades ficaram assim:
– 60% das vagas para ampla concorrência.
– 20% das vagas para cotas sociais (já existentes).
– 20% das vagas para as cotas para negros: 3/4 vão para negros de baixa renda e 1/4 para negros que não sejam de baixa renda.
Quando e como são as provas?
O PAS tem provas em novembro, o Vestibular de Verão no mês de dezembro e a Seleção de Inverno em julho. Os processos seletivos da UEM são realizados nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí e Umuarama.
As provas do PAS são aplicadas em um domingo, já os vestibulares da UEM são realizados no domingo e na segunda-feira, dois dias consecutivos. Excepcionalmente, a UEM optou pela redução de dois para um dia a aplicação das provas do Vestibular. A decisão foi adotada por causa da pandemia de Covid-19
As seleções começam às 14h e se encerram às 19h. Veja abaixo como são constituídas as provas da UEM:
Provas PAS
1ª e 2ª etapas
- 25 questões de conhecimento gerais
- 10 questões de língua portuguesa e literaturas em língua portuguesa
- 5 questões de língua estrangeira (espanhol, inglês ou francês)
- Redação
3ª etapa
- 19 questões de conhecimentos gerais
- 7 questões de língua portuguesa e literaturas em língua portuguesa
- 4 questões de língua estrangeira
- 10 questões de conhecimento específico (5 em cada disciplina)
- Redação
Vestibulares de Verão e Inverno
Primeiro dia
- 40 questões de conhecimentos gerais
Segundo dia
- Redação
- 10 questões de língua portuguesa
- 5 questões de literaturas em língua portuguesa
- 5 questões de língua estrangeira
- 30 questões de conhecimentos específicos
Habilidades Específicas
O curso de Música tem uma etapa adicional em sua seleção, a chamada prova de habilidades específicas. A avaliação se divide em teste teórico de Percepção Musical e Conhecimentos Gerais de Música e prova prática de Instrumento/Canto.
As provas de habilidades específicas são aplicadas em outubro, já que somente o PAS e o Vestibular de Verão têm a oferta de vagas no curso de Música.
Resultados e matrículas
O resultado do Vestibular de Inverno é divulgado em julho, já os aprovados no Vestibular de Verão e no PAS são conhecidos em janeiro.
Diferente de muitas universidades, a UEM realiza as matrículas de todos os aprovados, incluindo os convocados no Vestibular de Inverno, no mês de janeiro.
Para as chamadas posteriores, a UEM divulga a quantidade de vagas e abre um período para que os candidatos possam manifestar interesse. Após a manifestação, a universidade convoca os aprovados dentro do número de oportunidades disponíveis.