Vestibular
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) oferece suas vagas em seletiva que acontece apenas uma vez ao ano. Anteriormente, a UENP já teve dois vestibulares por ano: o de inverno, em julho, e o de verão, em novembro.
O vestibular da UENP oferece mais de 1.000 vagas para cursos dos campi situados nos municípios paranaenses de Cornélio Procópio, Jacarezinho e Bandeirantes.
A oferta de vagas do vestibular representa cerca de 70% do total. Os demais 30% são oferecidos por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, as vagas remanescentes do vestibular também vão para o SiSU.
Inscrição e isenção
As inscrições para o Vestibular da UENP têm início normalmente no mês de agosto e são finalizadas em outubro. Na última edição do vestibular, a taxa foi no valor de R$ 140.
Os candidatos de baixa renda que sejam inscritos no Cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar a isenção da taxa de inscrição assim que as inscrições são iniciadas.
O pedido da isenção é feito pelo site do Vestibular da UENP. Os candidatos devem seguir a orientação da página e informar o comprovante de inscrição no CadÚnico, RG e CPF.
Provas
As provas do Vestibular da UENP acontecem geralmente no final do mês de novembro, durante dois dias, um domingo e uma segunda-feira, com duração de quatro horas em cada dia.
No primeiro dia, os inscritos deverão responder 30 questões objetivas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, 10 questões de Língua Estrangeira e produzir uma redação.
Já no segundo dia, são mais 60 questões, que abrangem as disciplinas de História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Matemática, Física, Química e Biologia.
Cotas
Das vagas oferecidas pela UENP no Vestibular e no SiSU, 40% são reservadas para alunos cotistas, sendo:
- 20% para candidatos que tenham cursado todo Ensino Médio em escola pública;
- 20% para autodeclarados negros e que também tenham cursado todo Ensino Médio na rede pública.