Vestibular
Para ingressar nos cursos da Universidade do Estado do Pará (UEPA), é obrigatório que os candidatos tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pois os vestibulares usam essas notas como forma de avaliação.
Os cursos são oferecidos em Belém, capital do estado, e nas seguintes cidades do interior: Conceição do Araguaia, Marabá, Altamira, Igarapé-Içú, São Miguel do Guamá, Santarém, Tucuruí, Moju, Redenção, Barcarena, Vigia do Nazaré, Cametá e Castanhal.
Vestibular (Prosel)
O vestibular tradicional da UEPA é mais conhecido como Processo Seletivo (Prosel). Somente podem participar candidatos que estão inscritos no Enem do ano vigente, uma vez que, como já foi mencionado, eles são avaliados exclusivamente por essas notas.
Inscritos nos cursos de Música e Letras-Libras precisam fazer obrigatoriamente os Testes de Habilidades Específicas. Essas provas podem ser teóricas e praticas e são aplicadas em dezembro.
O resultado do Prosel da UEPA é divulgado depois de saírem as notas do Enem; geralmente, no final de janeiro. O vestibular oferece mais de 3,6 mil vagas para cursos ministrados em Belém e no interior.
Como se inscrever no vestibular da UEPA?
As inscrições para o vestibular da UEPA podem ser feitas nos meses de outubro e novembro, no site do Prosel. Os interessados devem pagar taxa no valor de R$ 60.
Candidatos podem solicitar isenção de taxa de inscrição em outubro. Veja quem pode pedir a isenção total:
- Candidatos que concluíram ou vão concluir no ano em curso o Ensino Médio, ou equivalente, em Escolas ou Instituições da Rede Pública localizadas no Estado do Pará;
- Pessoas com deficiência (PcD), nos termos da Lei Estadual nº 6.988, de 02 de julho de 2007;
- Servidores da UEPA ou seus dependentes legais;
- Pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – (CadÚnico).
Os interessados devem solicitar a isenção por meio de formulário e, em seguida, anexar documentação que comprove sua condição. A lista de beneficiados com a gratuidade sai ainda no mês de outubro.
Enem
Até 2019, a Uepa oferecia cursos pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), mas, em 2020, decidiu selecionar apenas pelo Prosel. Eventualmente, a universidade organiza vestibulares por meio das notas do Enem.
O Enem é realizado em dois domingos, geralmente em novembro, com o total de 180 questões objetivas e uma redação.
1º dia: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões de Ciências Humanas.
2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões de Matemática
As inscrições para o Enem são realizadas em maio, e estudantes de baixa renda e do 3º ano do ensino médio de escolas públicas não pagam taxa.
Cotas
A UEPA reserva 50% das suas vagas a candidatos que cursaram e concluíram todas as séries do Ensino Médio, ou curso equivalente, em Escolas da Rede Pública Brasileira.
Além das cotas, a Uepa concede um bônus de 10% na pontuação do Enem para candidatos do Prosel que concluíram o Ensino Médio ou equivalente no Estado do Pará.