Vestibular
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, oferece duas oportunidades de ingresso para os estudantes que desejam cursar alguma graduação na instituição: o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e o Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
O Pism é um processo seletivo realizado de forma seriada durante os três anos do Ensino Médio. Já o SiSU exige as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São oferecidas por ano cerca de 4 mil vagas na UFJF e a instituição reserva 50% para o Pism e a outra metade para o SiSU.
Na UFJF é adotada a Lei de Cotas e 50% das vagas são reservadas aos estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública, com percentual para candidatos de baixa renda, os autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência (PcD).
Veja abaixo como é a realização do Pism, vestibular da UFJF, e como participar da seleção.
Inscrições e Taxa
O período de inscrição para o Pism costuma ser realizado em agosto. Os interessados devem acessar a página de ingresso da UFJF para realizar o cadastro. A taxa é de cerca de R$ 120 para qualquer um dos módulos do candidato.
A UFJF concede isenção da taxa de inscrição para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e a quem cursou o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em escola da rede privada e com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.
Provas
As provas do PAS da UFLA costumam reunir 40 mil estudantes do ensino médio. O Pism é dividido em três módulos e cada um tem dois dias de provas, sendo elas aplicadas nos mesmos dias para todas as fases.
As provas costumam ser aplicadas no sábado e domingo, ao final de novembro ou início de dezembro. A aplicação dura 4h30, entre as 13h e as 17h30.
Veja como as questões são divididas:
Módulos I e II
1º dia
Questões Objetivas: Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e Química (5 para cada)
Questões Discursivas: Língua Portuguesa, Geografia e Química (2 para cada)
2º dia
Questões Objetivas: Literaturas, Biologia, Física e História (5 para cada)
Questões Discursivas: Literaturas, Biologia, Física e História (2 para cada)
Módulo III
1º dia
Questões Objetivas: Língua Portuguesa, Literaturas, Biologia e Matemática (5 para cada)
Questões Discursivas: Serão diferentes para cada tipo de curso
- Economia e Administração: Língua Portuguesa e Matemática (4 para cada) e Sociologia (2 para cada)
- Exatas: Língua Portuguesa e Matemática (5 para cada)
- Humanas: Língua Portuguesa e Literaturas (4 para cada) e Sociologia (2 para cada)
- Saúde: Língua Portuguesa e Biologia (5 para cada)
2º dia
Questões Objetivas: Física, Química, Geografia e História (5 para cada)
Questões Discursivas: Serão diferentes para cada tipo de curso
- Economia e Administração: Geografia e História (4 para cada) e Filosofia (2 para cada)
- Exatas: Física e Química (5 para cada)
- Humanas: Geografia e História (4 para cada) e Filosofia (2 para cada)
- Saúde: Física e Química (5 para cada)
Os estudantes do Módulo III aprovados preenchem as vagas da instituição. Já os participantes dos Módulos I e II acumulam as notas para a edição seguinte.
Locais de Prova
As provas da UFJF são aplicadas em Governador Valadares (MG), Juiz de Fora (MG), Muriaé (MG), Volta Redonda (RJ) e Petrópolis (RJ).
Curso de Música
Os candidatos ao curso de Música devem passar, anteriormente às provas mencionadas acima, pelas provas de Habilidades Específicas. São aplicadas duas provas: Prova de Teoria e Percepção Musical e Prova de Prática Musical.
As provas para Música são de caráter eliminatórios, realizadas apenas pelos participantes do Módulo III e aplicadas no município de Juiz de Fora/MG.
A outra opção para ingressar no curso de Música é participar de um processo seletivo exclusivo ao curso: o Vestibular de Música. Nesta seletiva, os candidatos fazem as provas de Habilidades Específicas e, ao invés de serem avaliados por provas como os candidatos do Pism, são avaliados pelo desempenho no Enem da última edição.
O curso de Música não é oferecido pela UFJF na seleção via SiSU.