Vestibular
Uma das mais tradicionais instituições públicas brasileiras, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) possui um vestibular histórico e que reúne quase 100 mil estudantes todos os anos. Seu processo seletivo preenche vagas para cursos localizadas em 24 cidades paulistas.
A Unesp conta com três processos seletivos. Veja abaixo os detalhes de cada um:
Vestibular
A Unesp realiza somente um vestibular tradicional por ano. As inscrições são feitas nos meses de setembro e outubro. Até 2019, também era realizado o vestibular de meio de ano, mas foi extinto.
O vestibular tradicional é composto por duas etapas. A primeira é realizada em um domingo de novembro, enquanto a segunda é realizada em dois dias em dezembro, geralmente um domingo e uma segunda-feira. Confira:
1ª fase: 90 questões objetivas de conhecimentos gerais (5h de duração).
2ª fase – 1º dia: 12 questões discursivas específicas (4h30 de duração).
2ª fase – 2º dia: Unesp: uma redação e 12 questões discursivas de Linguagens e Códigos (4h30 de duração).
O resultado do vestibular da Unesp sai em janeiro. Os convocados precisam fazer matrículas virtuais. Geralmente, são feitas de nove a dez chamadas até o final de fevereiro ou quando forem preenchidas as vagas oferecidas.
Enem
Podem participar do vestibular via Enem da Unesp candidatos que fizeram uma das duas últimas edições do exame educacional. Os pesos das provas variam conforme a opção de curso.
O processo seletivo oferece poucas vagas e em cursos ministrados no interior do estado de São Paulo, como, por exemplo, Marília, Ourinhos e Ilha Solteira. As carreiras são da área de Engenharia ou licenciatura.
Vestibular via Olimpíadas Científicas
Neste caso, os estudantes são avaliados por meio do desempenho nas competições científicas nacionais e internacionais. A pontuação é definida pelo tipo de medalha recebida (ouro, prata ou bronze).
Também são oferecidas menos vagas que o vestibular tradicional, mas há chances para cursos das áreas de Exatas, Humanas e Biológicas.
Como se inscrever no vestibular da Unesp?
Os interessados em fazer o vestibular da Unesp devem se inscrever na página da Vunesp, organizadora dos processos seletivos da universidade.
Podem participar candidatos que já terminaram o ensino médio ou que vão concluir o ensino médio no ano em que o vestibular é realizado. Também podem se inscrever estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio; nesse caso, eles são considerados treineiros e somente podem fazer as provas para medir o conhecimento.
Como solicitar isenção de taxa?
A solicitação de isenção e de redução de taxa do vestibular da Unesp deve ser feita no mês de setembro, pela internet.
A Unesp concede isenção da taxa e redução de 75% e 50% no valor da inscrição.
Isenção total: concedida a inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), estudantes da rede pública e com renda de até um salário mínimo.
Redução de 50%: garantida conforme a Lei 12.782/2007 de São Paulo, que beneficia pessoas com renda mensal inferior a dois salários mínimos ou que estejam desempregadas.
Redução de 75%: exclusivamente para alunos de último ano da rede estadual de Ensino Médio e do Centro Paula Souza ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de São Paulo.
Cotas
O vestibular da Unesp é realizado por dois sistemas de inscrição: Sistema Universal (SU) e o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP). Veja abaixo os detalhes:
- Sistema Universal: todos os candidatos que se inscreverem no vestibular concorrem às vagas pelo Sistema Universal.
- Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública: em cada curso de graduação são destinadas, no mínimo, 50% das vagas aos estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas públicas brasileiras.
Das vagas destinadas ao SRVEBP, 35% são para candidatos que se autodeclararem Pretos, Pardos ou Indígenas (PPI).