Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Vestibulares
  3. Vestibular da Unir

Vestibular da Unir

Única universidade pública de Rondônia oferece mais de 2 mil vagas por ano e seleciona pelo Enem.

Publicado por Giullya Franco

Agenda

Nenhum evento encontrado

Vestibular

A Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) foi criada em 1982 e é a única universidade pública do Estado. Atualmente, a Unir possui oito campi e oferta mais de 60 cursos de graduação presencial e três de graduação a distância.

Quem deseja estudar na Unir tem uma opção de ingresso: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A universidade realiza o vestibular, que chama Processo Seletivo Discente, apenas pelo aproveitamento das notas do exame.

Vestibular

A Unir realiza seu processo seletivo apenas uma vez por ano, no entanto, as vagas são oferecidas para os dois semestres letivos.

As inscrições costumam ser feitas em janeiro, no site de Concursos e Vestibulares da Unir, e só podem participar os candidatos que fizeram as provas do Enem da última edição antes do Vestibular e que já concluíram ou vão concluir o Ensino Médio antes do período de matrículas.

A instituição não cobra taxas e todo o processo de inscrição é feito gratuitamente.

Enem

Primeiramente, a instituição avalia se o candidato não tirou nota zero na redação ou nas provas objetivas do Enem. No caso de o candidato apresentar nota zero em uma das provas, ele é eliminado do vestibular.

São aprovados no Processo Seletivo Discente os candidatos com a melhor pontuação e que estão dentro do número de vagas disponíveis.

A Unir também classifica os candidatos que não obtiveram notas suficientes para serem aprovados dentro do número de vagas ofertadas, deixando-os em lista de espera para caso haja vagas remanescentes na seletiva. Para participar da lista de espera o classificado deve manifestar interesse nas vagas em período divulgado pela Unir em cada seletiva.

Vagas e Cotas

A Unir oferece cerca de 2,6 mil vagas por ano. As vagas são divididas para o primeiro e segundo semestre letivo de acordo com a disponibilidade de cada curso.

Entre o total de vagas oferecidas, a universidade reserva metade para a ampla concorrência e a outra metade para os estudantes de escolas públicas que se encaixam na Lei de Cotas.

A instituição divide os candidatos de suas seletivas 13 modalidades, sendo a ampla concorrência e mais 12 categorias de cotistas. Veja as modalidades:

COTA C1: candidatos que seja pessoa com deficiência, autodeclarados pretos, pardos e indígenas com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita e tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

COTA C2: candidatos que se autodeclararem pretos, comprovarem renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas;

COTA C3: candidatos que se autodeclarem pardos, comprovarem renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas;

COTA C4: candidatos que se autodeclarem indígenas, comprovarem renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas;

COTA C5: candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas e com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, independente de etnia. Esse é o caso do candidato de baixa renda (renda menor ou igual a 1,5 salário mínimo) que não se autodeclara preto, pardo ou indígena;

COTA C6: candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas e se autodeclaram pretos, independente da renda familiar;

COTA C7: candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas e se autodeclaram pardos, independente da renda familiar;

COTA C8: candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas e se autodeclaram indígenas, independente da renda familiar;

COTA C9: candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas, independente de renda e etnia;

COTA C10: candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas, que seja pessoa com deficiência e com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita;

COTA C11: candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas, que seja pessoa com deficiência, autodeclarados pretos, pardos e indígenas independente de renda;

COTA C12: candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas e que seja pessoa com deficiência;

AMPLA CONCORRÊNCIA: Esta modalidade de vagas atende aos candidatos que não se enquadram no Sistema de Cotas, ou não desejam participar como cotista.

Para participar das cotas, todos os candidatos cotistas precisam comprovar que estudaram todo o Ensino Médio em escolas públicas e cada opção de cotas precisa apresentar documentos específicos exigidos pela instituição.

Veja também

PUCPR está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2021
As taxas de inscrição possuem valores diferentes conforme a modalidade de ingresso, sendo que para aqueles que escolherem o desempenho do Enem, são gratuitas.

Mackenzie está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/2
Estão sendo ofertadas mais de 2,3 mil vagas no Vestibular 2021/2. As oportunidades são para os campi Higienópolis e Alphaville. 

Pedidos de isenção de taxa da SASI 2020 da UFVJM são recebidos
Estão sendo oferecidas pela UFVJM  594 vagas na SASI 2020. Desse total, metade são para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.

USF está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/2 de Medicina
Devido a pandemia de Covid-19, a USF não realizará provas. Os inscritos serão avaliados exclusivamente pelas notas do Enem. 

IFF publica 1ª reclassificação do Vestibular 2021/1
Convocados deverão se matricular na próxima quarta e quinta-feira, 12 e 13.

Reitora da UFRJ afirma que universidade pode fechar em julho
Instituição federal fluminense sofreu cortes sucessivos do Governo Federal

Pré-vestibular social do Cederj inscreve para mais de 6 mil vagas gratuitas
Aulas são voltadas ao Enem 2021 e vestibulares do estado do Rio de Janeiro, como o da UERJ e Cederj

Unicesumar (PR) recebe inscrições para Vestibular 2021/2 de Medicina
Curso oferece cem vagas e é ministrado na cidade de Maringá

UVV, no Espírito Santo, está com inscrições abertas para Vestibular 2021/2
Candidatos podem escolher entre fazer provas presenciais ou pela internet no dia 16 de maio

Unesp solta gabaritos da 2ª fase do Vestibular 2021
Mais de 35 mil candidatos fizeram as provas ontem (9) em 31 cidades paulistas e em outros quatro estados

UEMG disponibiliza 1ª chamada de excedentes do Vestibular 2021 via Enem
Os estudantes foram avaliados por meio das notas do Enem de 2018 a 2020. Somente os inscritos no curso de Música passaram pelos testes de habilidades.

Fatecs (SP) abrem prazo de inscrição do Vestibular 2021/2
Neste vestibular também será ofertado o Sistema de Pontuação Acrescida que é adicionado ao final das notas dos candidatos.