Vestibular
A Universidade do Tocantins (Unitins) realiza vestibular no formato tradicional semestralmente para a sua unidade situada na capital, Palmas, e anualmente para os demais campi.
No caso de sobrarem vagas no vestibular do primeiro semestre, estas são ofertadas no SiSU do segundo semestre.
O Vestibular da Unitins oferece cerca de 430 vagas nos quatro campi: Palmas, Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis. Esse número representa 90% do total de vagas para o primeiro semestre de 2020. Os 10% restantes serão oferecidos no SiSU, com as notas do último Enem.
Inscrições
As inscrições para o vestibular abrem em setembro, para ingresso no primeiro semestre, e em abril, para ingresso no segundo. A taxa de inscrição na última seleção foi de R$ 120.
Pedidos de isenção de taxa também são recebidos, durante o prazo de inscrição, daqueles que tenham inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Mães que comprovarem a doação de leite em programas de aleitamento materno no período de dois anos anteriores à publicação do edital também têm direito à isenção.
Provas
As provas da Unitins são realizadas em um único dia, geralmente no domingo, no período vespertino, das 13h às 18h, nas cidades de Palmas, Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis.
Para ingresso no primeiro semestre do ano seguinte, as provas são aplicadas em dezembro. Para ingresso no segundo semestre, em junho.
As provas são constituídas por uma redação e 50 questões de Conhecimentos Gerais, comuns a todos os cursos, e questões Conhecimentos Específicos, divididas por áreas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática ou Linguagens e Códigos).
SiSU e Enem
O vestibular oferece 90% das vagas da Unitins. Os 10% restantes são preenchidos por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Cotas
A Unitins reserva metade das vagas anuais para candidatos que estudaram todo o ensino médio em escola pública, sendo 10% para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou oriundos de comunidades indígenas.
As cotas valem tanto para ingresso pelo Vestibular quanto pelo SiSU. Veja como fica a distribuição das vagas no curso de Direito em Palmas:
Ampla concorrência: 16 vagas
Escola pública: 16 vagas
Escola pública e preto, pardo ou indígena: 4 vagas
SiSU: 4 vagas
Total: 40 vagas