Vestibular
O Sistema Seriado de Avaliação (SSA) é o processo seletivo responsável pelo preenchimento de 50% das vagas dos cursos superiores da Universidade de Pernambuco (UPE). Os demais 50% têm ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), processo que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Diferente dos vestibulares tradicionais, o candidato participa do SSA durante os três anos do ensino médio, com provas anuais e classificação ao final do 3º ano. Fique por dentro desta e de outras peculiaridades da seleção da UPE aqui no Super Vestibular.
SSA
O SSA é realizado para ingresso em 50% das vagas da UPE, o que representa mais de 1.700 oportunidades por ano. A universidade reserva 20% de sua oferta no SSA para cotas.
Os cursos da UPE são ministrados nos campi Benfica (Recife), Petrolina, Caruaru, Camaragibe, Mata Sul (Palmares), Mata Norte (Nazaré da Mata), Serra Talhada, Arcoverde, Garanhuns, Salgueiro e Santo Amaro.
Cotas na UPE
A Universidade de Pernambuco tem seu próprio Sistema de Cotas e reserva 20% das vagas para os cotistas.
O Sistema de Cotas da UPE é voltado para estudantes que fizeram do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e todo o ensino médio em escolas públicas estaduais ou municipais. Alunos de escolas filantrópicas ou federais, bolsistas integrais de colégios particulares ou estudantes de supletivos NÃO podem se inscrever como cotistas.
Inscrições
As inscrições do SSA são realizadas pela internet, no site da UPE, de junho a agosto. Os candidatos precisam se inscrever anualmente, sempre selecionando a série em que estão matriculados no ensino médio. As escolhas do curso e da modalidade de concorrência (Sistema Universal ou Sistema de Cotas) são realizadas somente na inscrição do SSA 3.
O ideal é que o estudante se inscreva na seleção desde o 1º ano e participe das provas para somar a pontuação para a etapa final. No entanto, a universidade permite que o candidato que não fez o SSA 1, por exemplo, faça sua inscrição no SSA 2 e SSA 3, mas sua nota referente ao ano em que não participou será 0.
Há taxa de inscrição? E isenção?
A UPE cobra uma taxa de R$ 100 na inscrição em cada etapa do SSA, valor que pode ser reajustado. A inscrição só é confirmada após o pagamento do boleto.
Estudantes inscritos no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que tenham renda per capita (por pessoa) de até meio salário mínimo ou total de 3 salários mínimos podem solicitar a isenção da taxa. Para isso, basta informar o Número de Identificação Social (NIS) no momento da inscrição.
Provas
O SSA é realizado no mês de dezembro. As provas de cada etapa são realizadas em dois dias e somente os candidatos do SSA 3 fazem a redação. Veja abaixo a composição de cada fase:
SSA 1 e 2
1º dia
- 12 questões de Língua Portuguesa
- 10 questões de Matemática
- 10 questões de Física
- 6 questões de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)
- 6 questões de Filosofia
2º dia
- 10 questões de Química
- 10 questões de Biologia
- 10 questões de História
- 10 questões de Geografia
- 6 questões de Sociologia
SSA 3
1º dia
- Redação
- 12 questões de Língua Portuguesa
- 12 questões de Matemática
- 10 questões de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)
- 8 questões de Filosofia
2º dia
- 10 questões de Física
- 10 questões de Química
- 10 questões de Biologia
- 10 questões de História
- 10 questões de Geografia
- 8 questões de Sociologia
Resultado
A classificação no SSA é feita pela média dos três anos de seleção e seus respectivos pesos (importância):
- 1ª fase: peso 3
- 2ª fase: peso 3
- 3ª fase: peso 4
Somente os aprovados ao final dos três anos de SSA são convocados para o preenchimento das vagas oferecidas pela UPE. O resultado costuma ser divulgado em janeiro e remanejamentos são feitos ao longo do ano, conforme a disponibilidade de vagas.
Os candidatos dos SSA 1 e 2 têm acesso ao desempenho individual em março, nota que será adicionada ao histórico do estudante na seleção e utilizada para a futura classificação.