Vestibular
A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) é a maior instituição pública de ensino superior localizada no estado. Para ingressar na instituição, o estudante pode fazer o vestibular ou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Nos 24 campi distribuídos por 23 municípios baianos, a universidade oferece vagas para mais de 150 opções de cursos e habilitações nas modalidades presencial e de educação a distância (EaD).
Vestibular
A Uneb oferece cerca de 6 mil vagas em seus vestibulares, em cursos presenciais e a distância, que são divididas para os dois semestres do ano. Os cursos a distância são oferecidos no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Aproximadamente 60% dessas vagas são para os cursos presenciais e o restante para os cursos a distância.
Inscrição e isenção
O vestibular da Uneb é realizado apenas uma vez ao ano. As inscrições costumam ser realizadas em outubro, em página eletrônica específica. O valor cobrado pela instituição é de cerca de R$ 100.
Quem não pode arcar com o valor da taxa de inscrição deve ficar atento ao período de solicitar a isenção, que costuma ser bem próximo aos dias da inscrição.
O benefício da gratuidade é concedido aos estudantes de escolas públicas da Bahia e servidores da Uneb, UEFS, Uesc e Uesb, assim como cônjuges, filhos e dependentes legais. Os candidatos do cursinho Universidade Para Todos (UPT) têm isenção automática ao informar a matrícula.
Provas
As provas do vestibular da Uneb são aplicadas em dois dias, domingo e segunda-feira, em dezembro. A aplicação do vestibular tem início às 8h. No primeiro dia, os candidatos têm 4h30 para responder as questões e, no segundo, 4h.
1º dia: 15 questões objetivas de Língua Portuguesa - Literatura Brasileira, 10 de Língua Estrangeira (Inglês/Espanhol/Francês), 20 de Ciências Humanas (História, Atualidades e Geografia) e uma Redação
2º dia: 15 questões objetivas de Matemática e 25 de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia)
As provas são aplicadas nos municípios de Salvador, Alagoinhas, Juazeiro, Jacobina, Santo Antônio de Jesus, Caetité, Senhor do Bonfim, Paulo Afonso, Barreiras, Teixeira de Freitas, Serrinha, Guanambi, Itaberaba, Conceição do Coité, Valença, Irecê, Bom Jesus da Lapa, Eunápolis, Camaçari, Brumado, Ipiaú, Euclides da Cunha, Seabra, Xique-Xique, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna e Baixa Grande.
Enem e SiSU
Além das vagas que a Uneb oferece no vestibular, desde 2011 a universidade passou a oferecer oportunidades para os dois semestres por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
O edital do SiSU não tem relação com as vagas oferecidas no vestibular. A Uneb oferece cerca de 2 mil vagas para o sistema por ano, sendo que aproximadamente 75% são distribuídas no primeiro semestre e o restante no segundo.
Para participar do SiSU é preciso ter feito o último Enem.
Cotas
Da oferta de vagas no processo seletivo da Uneb as oportunidades são divididas da seguinte forma:
- 60% das vagas para candidatos da ampla concorrência;
- 40% das vagas para candidatos negros;
- 5% de sobrevagas para candidatos(as) indígenas;
- 5% de sobrevagas para candidatos(as) quilombolas;
- 5% de sobrevagas para candidatos(as) ciganos(as);
- 5% de sobrevagas para candidatos(as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades;
- 5% de sobrevagas para candidatos(as) transexuais, travestis e transgêneros.
Todos os candidatos concorrentes à reserva de vagas e sobrevagas deverão ser oriundos da rede pública de ensino, ter baixa renda familiar e não possuir título de graduação.