Fundação Estudar
Programa Líderes Estudar concede bolsas para estudantes que já estão matriculados no ensino superior
A Fundação Estudar, organização que atua no desenvolvimento de pessoal e profissional de jovens talentosos, possui um programa que concede bolsas de estudo no Brasil e exterior: o Líderes Estudar. Desde 1991, o processo seletivo para as bolsas recebe jovens de todo o país.
Para participar é preciso ser brasileiro e ter até 34 anos, estar cursando o ensino superior e com bom desempenho acadêmico. Também é visto como diferencial querer gerar transformações positivas para o país.
A modalidade da bolsa depende do estágio acadêmico que o estudante está (se está cursando graduação, se está aguardando aprovação em mestrado etc). São quatro categorias:
• Graduação completa no Brasil;
• Intercâmbio acadêmico de graduação ou duplo diploma no exterior;
• Graduação completa no exterior;
• Pós-graduação no exterior.
A seletiva recebe cerca de 80 mil candidatos todo ano e, ao final de cada processo seletivo, algumas dezenas de jovens são contemplados com a bolsa de estudos e passam a receber todo o suporte da Comunidade de Líderes. Essa comunidade é formada por pessoas já beneficiadas pelo programa e ajuda o novo bolsista a se desenvolver.
Não é preciso ter limite de renda para se inscrever, mas o candidato tem que passar pelas etapas da seleção do programa, que são seis consecutivas e eliminatórias. Elas estão listadas abaixo:
• Inscrição;
• Testes de perfil e lógica e análise da trajetória;
• Avaliação de vídeo;
• Entrevista de competências;
• Painel com líderes Estudar (presencial em São Paulo);
• Painel final (presencial em São Paulo).
As quatro primeiras etapas são realizadas via internet e as duas últimas etapas são presenciais.
É necessário realizar inscrição e efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 75, mas aqueles que não têm condição de pagá-la podem solicitar isenção durante o processo de inscrição. Todos os pedidos passam por um cuidadoso processo de avaliação.
No primeiro teste, o estudante será avaliado em questões de raciocínio lógico e língua portuguesa, além da análise da trajetória. É feita também a avaliação do vídeo solicitado durante o cadastrado de inscrições. Até esta fase todas as etapas são realizadas de forma on-line.
Após essa etapa, o candidato parte para a fase presencial. A primeira delas é a entrevista de competência e, posterior a ela, no caso de aprovado, tem o “painel com ex-bolsistas”, onde os selecionados passam por uma entrevista com bolsistas da Fundação.
Por último, os classificados passam por uma entrevista coletiva com membros da Diretoria e do Conselho da Líderes Estudar.
Valor da Bolsa
O valor da bolsa é parcial e definido de acordo com o perfil acadêmico do candidato, a duração e o local do curso, além de sua condição familiar, profissional e socioeconômica. A bolsa pode variar de 5% a 95% em relação ao valor solicitado pelo candidato.
A bolsa de estudos é concedida para cobrir o pagamento do curso e/ou despesas de manutenção, como moradia, transporte, alimentação e livros.
Caso seja contemplado, o estudante deve doar, por mês, 10% do seu salário após ter se formado para o Programa Líderes Estudar, até que alcance o valor que foi disponibilizado, com os ajustes e correções monetárias do período.
Mais informações: https://lideres.estudar.org.br/