Cursinho CapJovem
Projeto social da FIA prepara jovens de baixa renda para ingressar em universidades públicas
O Programa de Capacitação de Jovens (CapJovem) é um cursinho comunitário criado em 2002 pela Fundação Instituto de Administração (FIA), situada em São Paulo. O projeto social tem como foco preparar jovens de baixa renda oriundos da rede pública de ensino para ingressar em universidades públicas.
Podem participar do preparatório candidatos com idades de 17 a 23 anos e que estudaram todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas em colégios particulares. Também é necessário ter renda familiar mensal de, no máximo, um salário mínimo e meio por morador.
As inscrições costumam ser feitas no mês de setembro e início de outubro no próprio site da FIA, por meio de preenchimento de formulário eletrônico. Não é cobrada taxa. São oferecidas 42 vagas por ano.
Seleção
Os candidatos passam por processo seletivo constituído por três etapas, geralmente aplicadas no mês de março. Veja abaixo os detalhes:
- 1ª etapa: formada por uma prova, com 40 itens objetivos de múltipla escolha e sete questões dissertativas.
- 2ª etapa: entrega de documentação para comprovar a condição econômica.
- 3ª etapa: entrevista e dinâmicas (em abril)
As aulas são gratuitas e os estudantes ganham material, vale-transporte, uniforme e orientação psicopedagógica e psicológica. O período letivo começa em janeiro e vai até novembro
Endereço:
Unidade Nações Unidas: Avenida Doutora Ruth Cardoso, 7.221 – Pinheiros – São Paulo/SP
Telefone:
(11) 3732.3535