Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. São Paulo
  4. Universidade de São Paulo – USP

Universidade de São Paulo – USP

Corpo discente da USP é composto por 90 mil estudantes, sendo 60 mil só da graduação. Universidade contempla sete municípios paulistas.

Publicado por Wanja Borges
USP conta com 42 unidades educacionais
USP conta com 42 unidades educacionais

Criada em 25 de janeiro de 1934, a Universidade de São Paulo (USP) é considerada, atualmente, a maior instituição de ensino e pesquisa do Brasil. Uma das três universidades públicas mantidas pelo governo do estado, a USP surgiu da união da recém-criada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) com as já existentes Escola Politécnica de São Paulo, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Faculdade de Medicina, Faculdade de Direito e Faculdade de Farmácia e Odontologia.

Hoje, com mais de 90 mil estudantes, sendo 60 mil só de graduação, a Universidade é tida como uma das maiores instituições de ensino superior na América Latina. Atualmente, a instituição conta com 7 campi, 42 unidades e 250 cursos de graduação, 16 mil funcionários e 6 mil professores. Seu processo seletivo, responsável pelo preenchimento de mais de 10 mil vagas por ano, é um dos mais disputados do país. A Universidade ocupa, ainda, o primeiro lugar do Ranking Universitário Folha. 
 

CAMPUS
•    Campus São Paulo - Leste

Rua Arlindo Bettio, nº 1.000, Ermelino Matarazzo, São Paulo – SP
http://www.each.usp.br ou alunos-each@usp.br
(11) 3091-1004 

Ciências da Atividade Física, Ciências da Natureza, Gerontologia, Gestão Ambiental, Gestão de Políticas Públicas, Lazer e Turismo, Marketing, Obstetrícia, Sistemas de Informação e Tecnologia Têxtil e da Indumentária. 

•    Campus São Paulo - Cerqueira César
Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, nº 419, Cerqueira César, São Paulo – SP
http://www.usp.br ou gradee@usp.br 
(11) 3061-7532 / 7733 / 7449

Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Saúde Pública e Terapia Ocupacional. 

•    Campus São Paulo - Centro
Largo São Francisco, nº 95, São Paulo – SP
http://www.direito.usp.br ou fd@usp.br 
(11) 3111-4046

Direito.

•    Campus São Paulo - Cidade Universitária
Avenida Professor Almeida Prado, nº 1.280, Butantã, São Paulo – SP
http://www.puspc.usp.br ou pusp.c@usp.br
(11) 3091-4600 / 4607

Administração, Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Astronomia, Audiovisual, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas, Ciências Fundamentais para a Saúde, Ciências Sociais, Comunicação Social, Contabilidade, Design, Economia, Educação Ambiental, Educação Física, Educomunicação, Engenharia, Esporte, Estatística, Farmácia-Bioquímica, Filosofia, Física, Geociências, Geofísica, Geografia, Geologia, História, Letras, Matemática, Matemática Aplicada, Matemática Aplicada e Computacional, Medicina Veterinária, Meteorologia, Música, Oceanografia, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Química Ambiental, Relações Internacionais e Turismo. 

•    Campus Bauru
Alameda Dr. Octávio P. Brisola, nº 9 a 75, Vila Universitária, Bauru – SP
http://www.bauru.usp.br
(14) 3235-8394

Fonoaudiologia, Medicina e Odontologia. 

•    Campus Lorena
Estrada Municipal do Campinho, s/nº, Lorena – SP
http://www.eel.usp.br ou dta@dta.eel.usp.br 
(12) 3159-5136 

Engenharia Ambiental, Engenharia Bioquímica, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Física e Engenharia Química.

•    Campus Piracicaba
Avenida Pádua Dias, nº 11, Piracicaba – SP
http://www.esalq.usp.br ou sagradua@esalq.usp.br
 (19) 3429-4158 / 4328

Administração, Ciências Biológicas, Ciências dos Alimentos, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental.

•    Campus Pirassununga
Avenida Duque de Caxias Norte, nº 225, Pirassununga – SP
http://www.usp.br/pusp-p/index2.php ou caprefeitura@fzea.usp.br 
(19) 3565-4000 

Engenharia de Alimentos, Engenharia de Biossistemas, Medicina Veterinária e Zootecnia.

•    Campus Ribeirão Preto
Avenida dos Bandeirantes, nº 3.900, Monte Alegre, Ribeirão Preto – SP
http://www.ribeirao.usp.br
(16) 3602-3525

Administração, Biologia, Ciências da Informação e Documentação, Contabilidade, Direito, Economia, Economia Empresarial e Controladoria, Educação Física e Esportes, Enfermagem, Farmácia, Física Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Informática Biomédica, Matemática Aplicada a Negócios, Medicina, Música, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Química Forense, Química Tecnológica, Biotecnologia e Agroindústria e Terapia Ocupacional. 

•    Campus São Carlos
Avenida Trabalhador São Carlense, nº 400, Arnold Schimidt, São Carlos – SP
http://www.saocarlos.usp.br
(16) 3373-8021 

Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais e Manufatura, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Elétrica (Eletrônica), Engenharia Elétrica (Sistemas de Energia e Automação), Engenharia Mecânica (Materiais Metálicos), Engenharia Mecânica (Mecânica Plena), Engenharia Mecânica (Projetos), Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Computação, Estatística, Matemática, Matemática Aplicada e Computação Científica, Informática, Ciências de Computação, Ciências Exatas (Física), Ciências Exatas (Matemática), Ciências Exatas (Química), Física (Informática), Física (Óptica e Fotônica), Física (Teórico-Experimental), Ciências Físicas e Biomoleculares, Física Computacional, Química (Fundamental), Tecnologia em Química de Alimentos, Tecnologia em Química Ambiental, Tecnologia em Química de Gestão de Qualidade e Tecnologia em Química de Materiais. 

INFRAESTRUTURA
O Complexo Universitário da USP é constituído por 10 campi, sendo que quatro estão localizados na capital paulista e os demais no interior do estado. Sua área territorial é de aproximadamente 76.314.505m² e sua área edificada é constituída por 1.757.193 m². A instituição conta, ainda, com 42 departamentos de ensino e pesquisa, 33 órgãos centrais de direção e serviços, 06 institutos especializados, 04 hospitais e 04 museus. Seu Sistema de Bibliotecas é composto por quase 50 unidades, Restaurantes Universitários, Empresas Juniores, Postos Bancários, Museu de Arqueologia e Etnologia, Museu de Arte Contemporânea, Museu de Zoologia, Museu Paulista, Cinema, Centro de Preservação Cultural, Teatro, Rádio, TV, Editora, Livrarias, Hospital Universitário, Unidades Básicas de Saúde e Centro de Práticas Esportivas são alguns dos espaços físicos que compõem a infraestrutura da Universidade. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

O Vestibular Tradicional da USP, realizado anualmente, é organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). As provas são aplicadas em duas etapas e constituídas, respectivamente, por 90 questões objetivas sobre conhecimentos gerais e duas provas analítico-expositivas, aplicadas em dois dias. Veja a divisão:

1º dia: 10 questões de português e uma redação
1º dia: 12 questões de duas a quatro disciplinas específicas ao curso

•    Sistema de Cotas 

Atualmente, as vagas na USP são distribuídas em 55% para a ampla concorrência e os outros 45% para as cotas. Estas destinam-se aos estudantes que tenham cursado de forma integral o Ensino Médio em escolas públicas do Brasil.

Dentro das vagas reservadas para os cotistas, 37,5% são para os candidatos de escolas públicas autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Obedecendo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o percentual é definido conforme a proporção desses grupos na população do Estado de São Paulo.

Os candidatos devem informar no momento da inscrição em qual modalidade se encaixam. Serão três opções:

-Ampla concorrência (AC)
-Ação Afirmativa Escola Pública (EP)
-Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI)

•    Inclusp e Pasusp O Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp) foi a primeira forma de benefício em que a Fuvest adotou. Ele concedia até 25% de bônus, na primeira fase do vestibular, para estudantes que cursaram integralmente o Ensino Médio na rede pública. Já os estudantes do 3º ano, inscritos no Programa de Avaliação Seriada da USP (PASUP), poderiam obter outro bônus de até 15%. Se participassem do PASUP e do vestibular tradicional como treineiro, o bônus poderia ter um adicional de 5%. 


O Programa de Avaliação Seriada da USP (PASUP) era voltado para alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio e tinha como proposta a conversão do desempenho de alunos oriundos de escolas públicas na prova em bônus para o vestibular. O bônus podia chegar até 15%, dependendo da pontuação obtida nas provas da FUVEST. O teto para o 2º ano era de 5% e o do 3º ano de 10%. 

Com a inclusão do sistema de cotas, em 2018, todos os programas de bonificação foram extintos e a universidade agora conta com a reserva de vagas para os estudantes cotistas.

•    Sisu e Enem
A utilização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na segunda fase do vestibular da USP, para composição da nota final do candidato, foi analisada em 2011 pelo Conselho de Graduação. Entretanto, a instituição descartou a utilização do desempenho obtido no Exame em seu processo seletivo de 2012 devido a problemas de calendário. 

Por outro lado, em junho de 2015, o Conselho Universitário aprovou a adesão parcial ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para ingresso em 13,5% do total de vagas dos cursos de graduação. Atualmente, a maioria das faculdades ofertam 30% das vagas pelo SiSU via Enem.

•    Ensino a Distância 
Desde 2011, a USP oferece cursos de graduação na modalidade semipresencial. O primeiro, Licenciatura em Ciências por EaD, foi oferecido dentro do programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Atualmente, a instituição oferece, nesta modalidade, os cursos de Licenciatura em Ciências e a especialização em Ética, Valores e Saúde na Escola. A seleção dos ingressantes também é feita pela FUVEST. 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Youtube | RSS | Issuu | Instagram

Veja também

5 temas de Biologia para revisar antes da prova do Enem 2020
Disciplina será cobrada no próximo domingo (24), na prova da área de conhecimento ciências da natureza

Prazo para se inscrever no Vestibular de Verão 2021 via Enem do IFSul (RS) acaba hoje (20)
As vagas, ofertadas dentro de processo seletivo extraordinário, são para ingresso no primeiro semestre letivo de 2021 em cursos de graduação. 

Insper publica resultado da 1ª fase do Vestibular 2021
Conforme cronograma, quem foi selecionado deverá agendar provas da 2ª etapa entre os dias 21 e 26 de janeiro

Inscrições para Vestibular EaD 2021/1 do IFRO podem ser feitas
Processo seletivo oferece 888 vagas nos cursos superiores tecnológicos de Gestão Comercial e de Gestão Pública

Unemat recebe inscrições do Vestibular 2021/1 EaD
A seleção será constituída da avaliação da carta de intenção, que deverá ser escrita de forma objetiva, clara e concisa, de acordo com o modelo e orientações disponibilizadas no anexo do edital.

UEA adia novamente o Vestibular 2021 e SIS 2020
O Vestibular estava previsto para 10 e 11 de janeiro de 2021, já o SIS era esperado para o dia 12 seguinte.

5 coisas que você precisa saber para a prova de Matemática do Enem 2020
Temida por muitos participantes, a prova de Matemática pode ser mais fácil para aqueles que entendam algumas coisas sobre o formato desta prova.

Resultado do Vestibulinho 2021/1 das Etecs (SP) está disponível
Agora, os convocados deverão se matricular nos dias 26 e 27 de janeiro. Uma 2ª chamada está prevista para o dia 29 deste mês.

Resultado do ProUni 2021/1 é publicado
Pré-selecionados devem comprovar informações prestadas durante inscrições até 27 de janeiro nas instituições de oferta da bolsa de estudo

IFTO publica resultado do Vestibular 2021/1
Em razão da pandemia do coronavírus, estudantes foram avaliados pela internet por meio de análise de histórico escolar

Cursinho gratuito em São Paulo inscreve para turmas de 2021
Preparatório para vestibulares e Enem terá aulas via Ensino a Distância a partir do dia 4 de maio

Enem 2020: provas do 1º dia evitam temas polêmicos
Exame educacional foi realizado ontem, 17 de janeiro. Estudantes produziram redação e responderam questões de linguagens e ciências humanas.