Cursinho Popular Maio de 68
Pré-vestibular tem foco em estudantes de baixa renda e da rede pública que desejam se preparar para as provas dos vestibulares e Enem.
O Cursinho Popular Maio de 68, em Mogi das Cruzes-SP, é um pré-vestibular totalmente gratuito, formado por professores voluntários. Ele é voltado para estudantes de baixa renda que pretendem prestar vestibular em universidades públicas ou passar pelas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Podem participar do cursinho aqueles que estejam cursando ou já tenham cursado todo o Ensino Médio em escola pública.
O preparatório abre prazo de inscrição no início do ano, geralmente no mês de fevereiro, de forma on-line. No ato da inscrição, o estudante deve optar por uma das unidades: Jundiapeba e Centro. A oferta é de 40 vagas para cada unidade.
Após o cadastro, os inscritos passam por processo seletivo constituído por triagem da documentação exigida e análise da situação socioeconômica, do histórico e trajetória escolar do concorrente.
Seleção
O processo seletivo é formado por algumas etapas, sendo a primeira delas o preenchimento do formulário socioeconômico, em que os critérios são os marcadores de raça, gênero e classe. Também são priorizados estudantes que já terminaram o Ensino Médio ou estão nos anos finais.
A segunda etapa é apenas uma confirmação de interesse e o critério é somente a presença em uma das sedes do preparatório.
Os participantes não precisam arcar com nenhum custo, tanto no processo seletivo quanto do preparatório.
Aulas
As aulas do Cursinho Popular Maio de 68 abordam conteúdos estudados durante o Ensino Médio, principalmente aqueles mais cobrados nas provas do Enem.
Elas acontecem em duas unidades do cursinho, sendo uma em Jundiapeba, na E.E. Cid Boucault, em que as aulas são aos sábados, das 9h às 17h; e a outra unidade no Centro, na Rua Dr. Paulo Frontin, 365, com aulas as terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 9h às 12h.
Endereço:
Unidade I: Jundiapeba, na E.E. Cid Boucault
Unidade II: Centro, na Rua Dr. Paulo Frontin, 365