O cursinho popular gratuito Sirius é um projeto de extensão da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), em São Paulo, criado em 2019 com o objetivo de ajudar estudantes de baixa renda a ingressarem no ensino superior.
O preparatório conta com aulas de disciplinas que caem em processos seletivos como o vestibular da Fuvest e vestibular da Unicamp, por exemplo. Os estudantes também veem matérias cobradas no Enem.
Tópicos deste artigo
Como se inscrever
Os candidatos às 60 vagas devem fazer a inscrição nos meses de dezembro e janeiro, no site do cursinho. A única taxa cobrada é a inscrição, cujo valor é de R$ 10.
A seleção para novos alunos é formada por duas fases:
1ª etapa: análise socioeconômica de formulário preenchido no momento da inscrição
2ª etapa: prova presencial aplicada em fevereiro. Os candidatos deverão responder 50 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais
Geralmente, a lista de aprovados sai em fevereiro. Os convocados devem fazer as matrículas ainda nesse mês.
Aulas
As aulas são realizadas presencialmente de segunda a sexta-feira, das 17h30 às 22h, na Faculdade de Medicina de Jundiaí. Eventualmente, de acordo com o pré-vestibular, os alunos podem ter aulas extras aos sábados. Durante a pandemia de coronavírus, funcionou com aulas pela internet.
O material didático é distribuído aos estudantes de forma gratuita. O curso também realiza simulados.
Os professores do cursinho Sirius de Jundiaí são alunos voluntários do 1º ao 6º ano do curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Jundiaí.
Endereço: Rua Lôbo de Resende nº 100 Jundiaí (SP)
E-mail: projeto.sirius.fmj@gmail.com
Site
Facebook
Instagram