☰ MENU
  1. Home
  2. Dicas
  3. Cursos tecnológicos: o que e para quem são?

Cursos tecnológicos: o que e para quem são?

Cursos tecnológicos ganham espaço por conta da formação rápida, barata e especializada.

Publicado por Wanja Borges
Ministrados geralmente em dois ou três anos, cursos tecnológicos possibilita ingresso mais rápido no mercado de trabalho

Não é à toa que a graduação tecnológica é considerada, hoje, tendência no ensino superior brasileiro. Segundo o Censo da Educação Superior, o crescimento das matrículas em cursos tecnológicos em 2011 foi de 11,4% contra 6,4% de registros acadêmicos em cursos de bacharelado. De 2001 a 2009, esse aumento foi de 985% contra 186%, respectivamente. Mas a que se deve todo esse sucesso?  O que esses cursos tecnológicos são e para quem são? 

Segundo o Ministério da Educação, os Cursos Superiores de Tecnologia abrangem métodos e teorias orientadas a investigações, avaliações e aperfeiçoamentos tecnológicos com foco nas aplicações dos conhecimentos a processos, produtos e serviços. Já os tecnólogos são profissionais com formação para a produção e a inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços. 

Contudo, grande parte dos estudantes, concluintes do ensino médio, recorre à graduação tecnológica especialmente por conta de sua curta duração. Ministrado geralmente em dois ou três anos, o curso ainda assim concede título universitário ao aluno. Além disso, nessa modalidade, o conteúdo é mais voltado para as especificidades da profissão e do mercado de trabalho, ou seja, a preparação é rápida, mas é especializada. 

As mensalidades também costumam ser outro atrativo para pais e estudantes. Enquanto o custeio de um bacharelado em Design Gráfico na Pontifícia Universidade de Curitiba (PUCPR) é de mais ou menos R$ 1 mil mensais, a mensalidade do curso superior de tecnologia em Design Gráfico na Universidade Paulista (Unip) gira em torno de R$ 430. 

Por oferecer uma visão mais aprofundada da área de atuação da profissão em questão, a graduação tecnológica costuma ser mais indicada para pessoas que estão no mercado de trabalho, formandos que desejam melhorar o currículo ou, ainda, para estudantes que desejam ter um conhecimento mais especializado sobre determinada carreira, já que os tecnólogos ainda estão aptos à continuidade dos estudos em nível de pós-graduação. 

Em virtude da possibilidade de ingresso mais rápido no mercado de trabalho, essa modalidade vem crescendo e se solidificando no cenário do ensino superior a cada dia. Hoje em dia, a maioria dos concursos públicos aceita inscrições de tecnólogos para cargos de nível superior. Além disso, a oferta de trabalhos com salários atrativos também vem sendo frequente para esse tipo de profissional. Uma coisa é certa, motivo é o que não falta para tanto sucesso. 

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

Resultado preliminar da justificativa de ausência no Encceja 2024 sai hoje (7)

Candidatos que tiverem suas justificativas de ausência no Encceja 2024 negadas poderão entrar com novo pedido até 11 de abril.


MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2025

Os candidatos pré-selecionados pela lista de espera do ProUni 2025 deverão comprovar as informações apresentadas.


Enem 2025: Inep divulga datas e edital de isenção de taxa de inscrição

Podem se inscrever estudantes da rede pública, de baixa renda e participantes do Pé de Meia


Inep abre justificativa de ausência do Encceja 2024

Devem solicitar a justificativa da ausência participantes que se inscrevram para a última edição do exame e não comparceram.


Edital do Encceja 2025 é publicado. Veja datas e regras

Exame é voltado a estudantes que não terminaram os ensinos fundamental ou médio em idade regular


Enem 2024: correção da redação e notas de treineiros estão disponíveis

Inep disponibilizou também a correção detalhada da redação do Enem 2024 para todos candidatos


MEC solta resultado da segunda chamada do ProUni 2025: confira aprovados

Estudantes pré-selecionados na 2ª chamada do ProUni 2025 devem complementar informações


MEC divulga resultado do Fies 2025

Fundo de Financiamento Estudantil ofertou mais de 67 mil vagas em universidades particulares


SiSU 2025: começa a convocação de aprovados na lista de espera hoje (12)

Estudantes devem ficar atentos aos canais oficiais de comunicação das instituições de ensino superior


Fies 2025: inscrições para o programa terminam nesta sexta (7)

Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 67 mil vagas na primeira edição do Fies 2025


MEC publica resultado do ProUni 2025

Programa Universidade para Todos ofertou mais de 338 mil vagas em universidades privadas


MEC abre inscrições para o Fies 2025 do primeiro semestre

Mais de 67 mil vagas de financiamento estudantil para o ensino superior privado são oferecidos no Fies 2025 do primeiro semestre