☰ MENU
  1. Home
  2. Enem
  3. Conteúdo para o Enem
  4. Análise dos temas de Geografia para o Enem

Análise dos temas de Geografia para o Enem

Os temas de Geografia para o Enem são frequentemente abordados a partir de suas diversas inter-relações.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
Estudar Geografia para o Enem requer compreender as dinâmicas naturais e sociais que estruturam o mundo

É de senso comum o fato de que a prova do Enem evita estabelecer as distinções existentes entre as diversas disciplinas que compõem os saberes sobre o mundo. No entanto, podemos visualizar os seus diferentes aspectos distribuídos nas abordagens e competências previstas para a prova. Nesse sentido, realizaremos uma análise dos principais tópicos previstos pela banca examinadora.

Antes de iniciarmos a nossa análise, é importante compreender como a Geografia, de um modo geral, tende a aparecer nas questões que irão compor as provas. É preciso lembrar que, em função da constante busca pela interdisciplinaridade, é de fundamental importância o estudante aprender a destacar e a observar os aspectos multidisciplinares que compõem os elementos naturais e práticas sociais.

Assim, os estudos geográficos encontrar-se-ão diluídos em diversos itens, abordados e organizados no edital do Enem, que os divide com outras formas de conhecimentos, estando inseridos no campo das Ciências Humanas e suas Tecnologias. Esses itens estão assim denominados: a) diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade; b) formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado; c) características e transformações das estruturas produtivas; d) domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente; e) representação espacial.

Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade

Com esse tópico, a banca de elaboração e avaliação das provas pretende destacar a importância dos aspectos histórico-geográficos das práticas culturais, bem como a importância delas para a constituição e formação dos indivíduos em sociedade.  Dessa forma, tornam-se importantes os estudos sobre as culturas e movimentos culturais nas cidades e no campo, com destaque para as culturas tradicionais, como a indígena, a africana e a de comunidades rurais, entre outras. Além disso, o candidato precisa ter algumas noções sobre a importância e conservação dos patrimônios culturais e como eles são importantes para as sociedades. Outro ponto de extrema importância é o entendimento de como as culturas comportam-se e transformam-se no contexto da Globalização.

Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado

Esse tema é bastante genérico, fazendo referência a diversas estruturas territoriais e sociais no Brasil e no mundo. As principais competências que o aluno deve desenvolver, nesse quesito, são as inter-relações entre os acontecimentos e os processos de formação territorial no Brasil com as dinâmicas político-econômicas no mundo. Além disso, o aluno não pode deixar de ter em mente os aspectos que marcam a atual ordem política internacional, também chamada de Nova Ordem Mundial e suas características, sobretudo em relação ao período da Guerra Fria. É preciso, portanto, estabelecer as distinções e correlações entre o local, o regional e o global.

Características e transformações das estruturas produtivas

Esse tema está diretamente vinculado aos aspectos econômicos das sociedades em seus setores primário (agropecuária e exploração de recursos naturais), secundário (indústrias) e terciário (comércio e serviços). Assim, dinâmicas econômicas relacionadas às essas estruturas, bem como às consequências de suas transformações sobre o espaço geográfico, certamente serão abordadas pela prova, de modo que o candidato precisa entender a cadeia de acontecimentos que integra os diferentes assuntos.

Por exemplo: a mecanização do campo provoca o êxodo rural e a urbanização das sociedades, o que, associado à intensa industrialização, provoca a concentração da população em áreas específicas, resultando na metropolização. Com isso, as indústrias se descentralizam e se mecanizam, redirecionando boa parte da mão de obra para o setor terciário (terciarização).

Além disso, nesse tópico, estão previstas questões concernentes à Globalização e suas características primordiais, principalmente os recursos tecnológicos referentes à Terceira Revolução Industrial e à formação territorial dos países em blocos econômicos internacionais.

Domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente

Também muito amplo, esse tópico tem como característica principal evidenciar as relações entre o homem e a natureza, tema muito importante para a Geografia. Assim, tanto os recursos naturais e as fontes de energia quanto os elementos físicos da Terra (rochas, camadas da Terra, entre outros) serão abordados. Além disso, são importantes os usos e as transformações que o homem realiza sobre esses meios naturais, o que nos leva aos debates sobre as questões ambientais e climáticas tanto em nível regional quanto em nível global.

Representação espacial

Esse tópico está diretamente ligado à natureza e sua competência principal será a de avaliar a capacidade de ler e interpretar os elementos cartográficos e as tecnologias de representação espacial, como os SIGs (Sistemas de Informações Geográficas). Mas isso não significa que outras disciplinas não poderão aparecer em conjunto, pois mapas e elementos de representação da Terra podem estar presentes em questões de qualquer espécie, além disso, cálculos matemáticos poderão estar presentes em questões referentes às escalas dos mapas e à identificação dos fusos horários.

Esperamos que essas dicas e análises sirvam de ajuda para o candidato compreender melhor a forma com que a Geografia e suas subdivisões podem aparecer na prova do Enem. Vale lembrar que, como destacamos inicialmente, é sempre importante vincular os conhecimentos geográficos com as diferentes áreas do saber, uma vez que o Enem é uma prova de caráter puramente interdisciplinar.

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

MEC divulga resultado do ProUni do 2º semestre de 2024

Estudantes convocados devem comprovar os dados de hoje até 14 de agosto na universidade de oferta da bolsa de estudo


MEC encerra inscrição do ProUni do 2º semestre de 2024

Programa Universidade para Todos oferece mais de 240 mil bolsas de estudo em todo o Brasil


Inscrição para o ProUni do segundo semestre de 2024 está aberta

Há concessão de bolsas parciais (50%) e integrais (100%)


MEC libera edital e datas do ProUni do 2º semestre de 2024

Inscrição para Programa Universidade para Todos começa dia 23 de julho


Inscrição do Enem 2024 pode ser feita somente até hoje (14)

Prazo para se inscrever nas provas do Enem 2024 termina nesta sexta-feira, 14 de junho


Enem 2024: inscrição é prorrogada pelo Inep

Agora, inscrição no Enem 2024 poderá ser feita até 14 de junho, conforme o Inep


Enem 2024: saiba até quando pode pagar a taxa de inscrição do exame

Inscrições para o Enem 2024 foram prorrogadas até a sexta-feira, 14 de junho


Inscrição para o Enem 2024 termina nesta sexta (7)

Ministério da Educação (MEC) garantiu novo prazo de inscrição do Enem 2024 para moradores do Rio Grande do Sul


Inscrições do Enem 2024 estão abertas

Provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro


Enem 2024: resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será liberado hoje (13)

Candidatos que desejarem entrar com recurso contra este resultado pode fazer o procedimento até o próximo dia 17


Inep anuncia datas do Enem 2024

Provas do Enem 2024 serão aplicadas em novembro. Notas do exame são porta de entrada para ensino superior.


Edital do Enem 2024 é divulgado

Documento apresenta datas e orientações sobre o maior exame educacional do Brasil