Análise dos temas de Geografia para o Enem
Os temas de Geografia para o Enem são frequentemente abordados a partir de suas diversas inter-relações.
É de senso comum o fato de que a prova do Enem evita estabelecer as distinções existentes entre as diversas disciplinas que compõem os saberes sobre o mundo. No entanto, podemos visualizar os seus diferentes aspectos distribuídos nas abordagens e competências previstas para a prova. Nesse sentido, realizaremos uma análise dos principais tópicos previstos pela banca examinadora.
Antes de iniciarmos a nossa análise, é importante compreender como a Geografia, de um modo geral, tende a aparecer nas questões que irão compor as provas. É preciso lembrar que, em função da constante busca pela interdisciplinaridade, é de fundamental importância o estudante aprender a destacar e a observar os aspectos multidisciplinares que compõem os elementos naturais e práticas sociais.
Assim, os estudos geográficos encontrar-se-ão diluídos em diversos itens, abordados e organizados no edital do Enem, que os divide com outras formas de conhecimentos, estando inseridos no campo das Ciências Humanas e suas Tecnologias. Esses itens estão assim denominados: a) diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade; b) formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado; c) características e transformações das estruturas produtivas; d) domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente; e) representação espacial.
Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Com esse tópico, a banca de elaboração e avaliação das provas pretende destacar a importância dos aspectos histórico-geográficos das práticas culturais, bem como a importância delas para a constituição e formação dos indivíduos em sociedade. Dessa forma, tornam-se importantes os estudos sobre as culturas e movimentos culturais nas cidades e no campo, com destaque para as culturas tradicionais, como a indígena, a africana e a de comunidades rurais, entre outras. Além disso, o candidato precisa ter algumas noções sobre a importância e conservação dos patrimônios culturais e como eles são importantes para as sociedades. Outro ponto de extrema importância é o entendimento de como as culturas comportam-se e transformam-se no contexto da Globalização.
Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado
Esse tema é bastante genérico, fazendo referência a diversas estruturas territoriais e sociais no Brasil e no mundo. As principais competências que o aluno deve desenvolver, nesse quesito, são as inter-relações entre os acontecimentos e os processos de formação territorial no Brasil com as dinâmicas político-econômicas no mundo. Além disso, o aluno não pode deixar de ter em mente os aspectos que marcam a atual ordem política internacional, também chamada de Nova Ordem Mundial e suas características, sobretudo em relação ao período da Guerra Fria. É preciso, portanto, estabelecer as distinções e correlações entre o local, o regional e o global.
Características e transformações das estruturas produtivas
Esse tema está diretamente vinculado aos aspectos econômicos das sociedades em seus setores primário (agropecuária e exploração de recursos naturais), secundário (indústrias) e terciário (comércio e serviços). Assim, dinâmicas econômicas relacionadas às essas estruturas, bem como às consequências de suas transformações sobre o espaço geográfico, certamente serão abordadas pela prova, de modo que o candidato precisa entender a cadeia de acontecimentos que integra os diferentes assuntos.
Por exemplo: a mecanização do campo provoca o êxodo rural e a urbanização das sociedades, o que, associado à intensa industrialização, provoca a concentração da população em áreas específicas, resultando na metropolização. Com isso, as indústrias se descentralizam e se mecanizam, redirecionando boa parte da mão de obra para o setor terciário (terciarização).
Além disso, nesse tópico, estão previstas questões concernentes à Globalização e suas características primordiais, principalmente os recursos tecnológicos referentes à Terceira Revolução Industrial e à formação territorial dos países em blocos econômicos internacionais.
Domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente
Também muito amplo, esse tópico tem como característica principal evidenciar as relações entre o homem e a natureza, tema muito importante para a Geografia. Assim, tanto os recursos naturais e as fontes de energia quanto os elementos físicos da Terra (rochas, camadas da Terra, entre outros) serão abordados. Além disso, são importantes os usos e as transformações que o homem realiza sobre esses meios naturais, o que nos leva aos debates sobre as questões ambientais e climáticas tanto em nível regional quanto em nível global.
Representação espacial
Esse tópico está diretamente ligado à natureza e sua competência principal será a de avaliar a capacidade de ler e interpretar os elementos cartográficos e as tecnologias de representação espacial, como os SIGs (Sistemas de Informações Geográficas). Mas isso não significa que outras disciplinas não poderão aparecer em conjunto, pois mapas e elementos de representação da Terra podem estar presentes em questões de qualquer espécie, além disso, cálculos matemáticos poderão estar presentes em questões referentes às escalas dos mapas e à identificação dos fusos horários.
Esperamos que essas dicas e análises sirvam de ajuda para o candidato compreender melhor a forma com que a Geografia e suas subdivisões podem aparecer na prova do Enem. Vale lembrar que, como destacamos inicialmente, é sempre importante vincular os conhecimentos geográficos com as diferentes áreas do saber, uma vez que o Enem é uma prova de caráter puramente interdisciplinar.