Confira cinco temas relacionados com as Olimpíadas que podem cair no Enem
Matérias de Biologia, Física, Matemática, Química e História podem aproveitar o tema para as questões do Enem
Aproveitando o clima olímpico, por conta da 32ª edição dos Jogos Olímpicos, que aconteceu recentemente em Tóquio, no Japão, e a proximidade das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, agendadas para os dias 21 e 28 de novembro, o Super Vestibular separou alguns temas de disciplinas que poderão estar presentes nas questões do exame baseadas nos jogos.
Confira mais esta oportunidade para aprofundar seus estudos e melhorar seu aprendizado para o maior exame educacional do país!
BIOLOGIA
- Tecido muscular, tecido ósseo, articulações e estruturas associadas
A massa muscular dos atletas geralmente é muito grande. Essa massa muscular é formada por músculos esqueléticos. Sendo assim, questões sobre a estrutura e a contração desses músculos podem ser cobradas. O mesmo princípio é válido para ossos e articulações, que são essenciais para a realização de movimentos. Nesse caso, pode ser cobrado, além da estrutura do sistema locomotor e seu funcionamento, o surgimento de algumas lesões, tais como luxações, fraturas, distensões, entorses e contusões.
Tecidos muscular, ósseo e articulações podem estar nas questões de Biologia
FÍSICA
- Energia Mecânica e sua conservação e Atrito
No salto com vara, existe uma série de transformações de Energia Mecânica. Logo, existe a possibilidade de questões que relacionem esse esporte com o cálculo da Energia Mecânica, Princípio de Lavoisier etc.
A Energia Mecânica pode estar associoada ao esporte de salto com vara, por exemplo
Outro ponto que pode ser abordado são questões relacionadas ao Atrito, já que esse item é algo que os atletas de natação, patinação, ciclismo e outros precisam vencer para serem cada vez mais rápidos e, assim, conquistar as melhores colocações.
MATEMÁTICA
- Círculos e circunferências
É possível que alguma questão envolvendo o lançamento de disco seja feita, uma vez que o disco é circular. Propriedades dos Círculos e Circunferências podem ser cobradas, bem como o cálculo de área e até de volume. Esse conteúdo matemático também pode aparecer em referência à base onde os atletas arremessam peso e lançam o disco, que é circular.
Propriedades de círculos e circunferências podem ser cobradas na prova de Matemática
QUÍMICA
- Substâncias químicas – Dopping
Várias são as modalidades esportivas que competem em uma Olimpíada. Os atletas, de uma forma geral, sempre buscam melhorar o seu desempenho ao máximo. Infelizmente, alguns deles buscam melhorar seu desempenho por meio do dopping, que é um ponto diretamente relacionado com a Química. O dopping é o termo empregado em referência ao indivíduo que utiliza uma ou mais substâncias químicas para adquirir vantagens físicas.
A Rússia foi proibido de participar dos Jogos por causa dos escândalos de dopping. O escândalo de dopping veio à tona em 2014, após uma investigação de uma rede de TV alemã. Dois anos depois, um relatório encomendado pela Agência Mundial Antidoping (Wada) encontrou evidências de adulteração nos Jogos de Inverno de Sochi. O estudo apontou que houve uso generalizado de drogas para melhorar o desempenho e dopping sanguíneo praticado por atletas russos do atletismo. O esquema foi incentivado e acobertado por técnicos, médicos e autoridades estatais e esportivas, de acordo com o documento.
Os atletas do país competiram no Japão com a bandeira do Comitê Olímpico Internacional, apesar de alguns de seus concorrentes acreditarem que a Rússia não deveria nem ter permissão para competir nos Jogos.
Apesar de proibido nos Jogos Olímpicos, ainda são muitos os casos de dopping entre atletas
Muitas são as substâncias que podem atuar como dopantes. Alguns exemplos são: Estimulantes (substâncias que ampliam a atividade cerebral e aumentam o limiar da dor do atleta e o metabolismo das células); Esteroides (substâncias que ativam o metabolismo de proteínas que promovem o aumento da massa muscular); Hormônios (substâncias que podem promover aumento da produção de energia, ampliando a potência muscular, por exemplo) e Diuréticos (substâncias que favorecem a eliminação de líquido por meio do sistema urinário).
HISTÓRIA
- Terrorismo: em Munique, 1972, e em Atlanta, 1996
Por último, outro tema que pode ser amplamente explorado nas questões de História relativas às Olimpíadas é o terrorismo. Por duas vezes houve práticas terroristas nas cidades em que estavam sendo realizados os Jogos Olímpicos de Verão. A primeira ocorreu em 1972, em Munique, Alemanha. Um grupo de terroristas palestinos sequestrou membros da delegação israelense. O sequestro terminou em um massacre, cujos detalhes podem ser vistos aqui.
Os Jogos Olímpicos possuem no histórico dois casos de terrorismo em suas edições
A segunda ocorreu em Atlanta, nos EUA, em 1996, no parque público chamado Centennial Olympic Park, que ficava próximo à vila olímpica onde estavam hospedados os atletas. O ataque foi promovido por um cidadão americano chamado Eric Robrt Rudolph, motivado por convicções pessoais sectárias a respeito do aborto, da homossexualidade, do multiculturalismo, entre outras coisas. Duas pessoas morreram e mais de cem ficaram feridas.