Faltando pouco mais de um mês para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é comum que os estudantes estejam pensando qual vai ser o tema da redação esse ano. Desde que foi criado, o Enem já abordou temas atuais, como a Lei Seca, e históricos, como a Publicidade Infantil.
Para a edição de 2016 as possibilidades são muitas, mas olhando para o contexto brasileiro e mundial, podemos sugerir alguns temas prováveis. Com a ajuda do professor Raphael Torres, do QG do Enem, e da professora Lilica Negrão, do Colégio Oficina do Estudante, listamos 10 possíveis temas da Redação do Enem 2016.
1. Legado dos Eventos Mundiais sediados
Sem dúvidas, a realização da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 provocou profundas mudanças nos cenários social e econômico do país, além do aumento da visibilidade do Brasil no ambiente internacional. Segundo o professor Raphael Torres, o tema pode “chamar atenção para os impactos da interferência na estrutura dos locais de execução dos jogos”.
2. Esportes
Os dois professores acreditam que o esporte, por influência dos grandes eventos, podem de alguma forma pautar a redação do Enem. Seja por seu papel social ou pelos benefícios que traz aos indivíduos, esse tema pode aparecer na prova. Um possível tema é como a Educação Física pode ser abordada nas escolas sem prejudicar os estudos.
3. Políticas de prevenção a desastres ambientais no Brasil
Recentes tragédias, como a de Mariana, em Minas Gerais, podem levar a abordagem dos desastres ambientais acontecidos no Brasil. A dica que o professor Raphael dá é para estar atento a questões ligadas à sustentabilidade, principalmente em regiões expostas a essas catástrofes.
Os desastres ambientais estão entre as possibilidades temáticas do Enem 2016.
4. Ocupação das Escolas
A começar pelo estado de São Paulo, diversas escolas públicas estiveram ocupadas neste ano e este pode ser objeto da redação. Para a professora Lilica Negrão, os movimentos jovens a favor da democracia em diversos momentos é uma grande possibilidade temática.
5. A intolerância ideológica
Principalmente nas redes sociais, a sociedade brasileira tem evidenciado uma dificuldade muito grande de aceitação das diferenças. É comum discursos de ódio sobre as mais diferentes assuntos. Por isso, ainda de acordo com o professor Raphael, esta também pode ser a base para o texto dissertativo proposto pelo Enem.
6. O uso de medicamentos no Brasil
O crescente fluxo de informações tem levado as pessoas a aumentar o costume da automedicação. Para o professor Raphael, as pesquisas recentes, com diversas descobertas nessa área, pode ser um cenário para colocar este tema entre os possíveis de ser abordado na redação do Enem.
A automedicação pode dar base para a redação do Enem neste ano.
7. Gestão de recursos hídricos
A cultura do desperdício de água é um tema atual e histórico ao mesmo tempo. A abrangência do tema pode influenciar muito na possibilidade de constar na prova. Essa aposta é do professor Raphael que alega que “há uma falta de estrutura de distribuição hídrica atingindo os principais núcleos urbanos brasileiros”.
8. Redução da Maioridade Penal
A Professora Lilica acredita que, com tantas idas a vindas, a proposta de redução da maioridade penal, em tramitação no Congresso Nacional, pode estar na prova de redação, atrelada ao tema da violência. De acordo com a professora, estes são assuntos que voltam à tona constantemente.
9. Acessibilidade
As dificuldades encontradas pelos deficientes físicos é também um problema histórico e, ao mesmo tempo, atual. “Cidades inacreditavelmente despreparadas para a limitação de movimento, colocando em xeque e rediscutindo o exercício da cidadania plena possível a todos”, justifica o professor Raphael.
Os desafios encontrados pelos deficientes é outro tema importante que pode embasar a redação do Enem de 2016.
10. Trabalho Escravo
Apesar de parecer um tema ultrapassado, os noticiários abordam com certa frequência flagrantes de condições de trabalho desumanas. Muito se fala também em reconfiguração das relações trabalhistas, o que leva a apostar nessa temática também.
Atualidades
Vale lembrar que estas são apenas apostas de qual pode ser o tema da redação do Enem em 2016. O mais importante é saber que a informação ainda é o melhor remédio. Estar atento a tudo que acontece no Brasil e no mundo nos meses que antecedem o exame é o que vai fazer a diferença na hora da prova.