Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. 10 possíveis temas para a Redação do Enem 2016

10 possíveis temas para a Redação do Enem 2016

Os participantes do Enem precisam estar atentos ao que acontece no Brasil e no mundo.

Publicado por Rafael Batista
30/09/2016 08h41

Faltando pouco mais de um mês para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é comum que os estudantes estejam pensando qual vai ser o tema da redação esse ano. Desde que foi criado, o Enem já abordou temas atuais, como a Lei Seca, e históricos, como a Publicidade Infantil.

Para a edição de 2016 as possibilidades são muitas, mas olhando para o contexto brasileiro e mundial, podemos sugerir alguns temas prováveis. Com a ajuda do professor Raphael Torres, do QG do Enem, e da professora Lilica Negrão, do Colégio Oficina do Estudante, listamos 10 possíveis temas da Redação do Enem 2016.

1. Legado dos Eventos Mundiais sediados

Sem dúvidas, a realização da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 provocou profundas mudanças nos cenários social e econômico do país, além do aumento da visibilidade do Brasil no ambiente internacional. Segundo o professor Raphael Torres, o tema pode “chamar atenção para os impactos da interferência na estrutura dos locais de execução dos jogos”.

2. Esportes

Os dois professores acreditam que o esporte, por influência dos grandes eventos, podem de alguma forma pautar a redação do Enem. Seja por seu papel social ou pelos benefícios que traz aos indivíduos, esse tema pode aparecer na prova. Um possível tema é como a Educação Física pode ser abordada nas escolas sem prejudicar os estudos.

3. Políticas de prevenção a desastres ambientais no Brasil

Recentes tragédias, como a de Mariana, em Minas Gerais, podem levar a abordagem dos desastres ambientais acontecidos no Brasil. A dica que o professor Raphael dá é para estar atento a questões ligadas à sustentabilidade, principalmente em regiões expostas a essas catástrofes.

enchente
Os desastres ambientais estão entre as possibilidades temáticas do Enem 2016.

4. Ocupação das Escolas

A começar pelo estado de São Paulo, diversas escolas públicas estiveram ocupadas neste ano e este pode ser objeto da redação. Para a professora Lilica Negrão, os movimentos jovens a favor da democracia em diversos momentos é uma grande possibilidade temática.

5. A intolerância ideológica

Principalmente nas redes sociais, a sociedade brasileira tem evidenciado uma dificuldade muito grande de aceitação das diferenças. É comum discursos de ódio sobre as mais diferentes assuntos. Por isso, ainda de acordo com o professor Raphael, esta também pode ser a base para o texto dissertativo proposto pelo Enem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

6. O uso de medicamentos no Brasil

O crescente fluxo de informações tem levado as pessoas a aumentar o costume da automedicação. Para o professor Raphael, as pesquisas recentes, com diversas descobertas nessa área, pode ser um cenário para colocar este tema entre os possíveis de ser abordado na redação do Enem.

remédios
A automedicação pode dar base para a redação do Enem neste ano.

7. Gestão de recursos hídricos

A cultura do desperdício de água é um tema atual e histórico ao mesmo tempo. A abrangência do tema pode influenciar muito na possibilidade de constar na prova. Essa aposta é do professor Raphael que alega que “há uma falta de estrutura de distribuição hídrica atingindo os principais núcleos urbanos brasileiros”.

8. Redução da Maioridade Penal

A Professora Lilica acredita que, com tantas idas a vindas, a proposta de redução da maioridade penal, em tramitação no Congresso Nacional, pode estar na prova de redação, atrelada ao tema da violência. De acordo com a professora, estes são assuntos que voltam à tona constantemente.

9. Acessibilidade

As dificuldades encontradas pelos deficientes físicos é também um problema histórico e, ao mesmo tempo, atual. “Cidades inacreditavelmente despreparadas para a limitação de movimento, colocando em xeque e rediscutindo o exercício da cidadania plena possível a todos”, justifica o professor Raphael.

acessibilidade
Os desafios encontrados pelos deficientes é outro tema importante que pode embasar a redação do Enem de 2016.

10. Trabalho Escravo

Apesar de parecer um tema ultrapassado, os noticiários abordam com certa frequência flagrantes de condições de trabalho desumanas. Muito se fala também em reconfiguração das relações trabalhistas, o que leva a apostar nessa temática também.

Atualidades

Vale lembrar que estas são apenas apostas de qual pode ser o tema da redação do Enem em 2016. O mais importante é saber que a informação ainda é o melhor remédio. Estar atento a tudo que acontece no Brasil e no mundo nos meses que antecedem o exame é o que vai fazer a diferença na hora da prova.

Veja também

IFPE divulga resultado do seu Vestibular 2022/2
Agora, aqueles que queiram interpor recursos terão até amanhã, dia 05, para apresentá-los.

UFMS está com inscrições abertas para o Vestibular EaD 2022
A oferta é de 1.200 vagas distribuídas entre os cursos de Ciência dos Dados, Processos Gerenciais e Tecnologia da Informação. Serão 400 vagas para cada curso.

UnB recebe inscrições do Vestibular Indígena 2022/2
Interessados podem se inscrever até 21 de julho. São 81 vagas para 42 cursos de graduação.

IFTO informa relação de aprovados do Vestibular 2022/2
Candidatos convocados deverão fazer pré-matrícula pela internet e se matricular posteriormente no campus.

UECE solta resultado do Vestibular 2022/2
Os candidatos passaram por duas etapas de provas, aplicadas no início e final do mês de maio.

Vestibulinho 2022/2 das Etecs (SP) acontece hoje (03)
O exame será realizado das 13h30 às 17h30. Os portões de acesso aos locais de aplicação das provas serão abertos às 12h30 e fechados pontualmente às 13h30.

2ª fase do Vestibular de Inverno 2022 de Medicina da Unitau (SP) é aplicada neste domingo (3)
Na prova de amanhã, os candidatos terão de produzir uma redação e resolver questões discursivas de Química e Biologia.

Nordeste: Provas da UEMA e UECE do Vestibular EaD 2022/2 são aplicadas amanhã (3)
Candidatos aos cursos da UEMA disputam 3.510 vagas, já os vestibulandos da UECE concorrem a 1.260 vagas.

Provas do Vestibular 2022 da ESPM são aplicadas neste domingo (3)
Candidatos terão de responder a 80 questões objetivas e produzir uma redação no período das 10h às 15h.

Edital do Vestibular 2023 da UFPR é publicado
Instituição receberá as inscrições do processo seletivo entre os dias 18 de julho e 31 de agosto.

Resultado da 3ª etapa do PAES 2021 da Unimontes (MG) é liberado
Candidatos podem interpor recurso contra o resultado preliminar entre os dias 2 e 4 de julho.

Resultado do Vestibular 2022/2 de Medicina da PUC Minas está disponível
A avaliação foi composta por uma redação e 50 questões objetivas.