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Hipertexto no Enem

O hipertexto no Enem é cobrado através de textos que problematizam esse processo de leitura e escrita atualmente muito associado aos textos virtuais.

Publicado por Luana Castro Alves Perez
O conceito de hipertexto está muito associado à informática, já que os textos virtuais representam bem a construção de um saber dinâmico e interativo

Você sabe o que é o hipertexto? Assunto recorrente nas provas do Enem, o hipertexto é um tipo de intertextualidade que atualmente é muito associado à informática, uma vez que a relação entre o texto e os leitores passou por diversas modificações ao longo da história. Para você entender melhor sobre essa questão, o Super Vestibular preparou uma dica sobre o hipertexto no Enem que vai esclarecer os novos modos de leitura e organização da escrita.

O hipertexto é uma espécie de texto maior formado por vários outros elementos textuais, permitindo assim múltiplas leituras em diferentes direções. Está diretamente relacionado com a informática porque nos textos virtuais estão estabelecidas conexões com outros textos através de links, fato que cria uma rede de informações que possibilita a construção de sentidos a partir de múltiplas leituras. Contudo, não devemos associar a ideia de hipertexto apenas ao ambiente virtual, uma vez que é uma forma organizacional encontrada também no papel, embora seja mais dinâmico e realizável nos textos virtuais.

O hipertexto é um processo de escrita/leitura não linear e não hierarquizada que permite o acesso ilimitado a outros textos de forma instantânea e, além dos textos virtuais, também está presente nas notas de rodapé, nos dicionários e nos verbetes de enciclopédia. As principais características do hipertexto são:

→ Intertextualidade;

→ Velocidade;

→ Precisão;

→ Dinamismo;

→ Interatividade;

→ Acessibilidade;

→ Estrutura em rede;

→ Transitoriedade;

→ Organização multilinear.

Exercício resolvido sobre o hipertexto no Enem

Questão 115 - Enem – 2013

O hipertexto permite — ou, de certo modo, em alguns casos, até mesmo exige — a participação de diversos autores na sua construção, a redefinição dos papéis de autor e leitor e a revisão dos modelos tradicionais de leitura e de escrita. Por seu enorme potencial para se estabelecerem conexões, ele facilita o desenvolvimento de trabalhos coletivamente, o estabelecimento da comunicação e a aquisição de informação de maneira cooperativa.

Embora haja quem identifique o hipertexto exclusivamente com os textos eletrônicos, produzidos em determinado tipo de meio ou de tecnologia, ele não deve ser limitado a isso, já que consiste numa forma organizacional que tanto pode ser concebida para o papel como para os ambientes digitais. É claro que o texto virtual permite concretizar certos aspectos que, no papel, são praticamente inviáveis: a conexão imediata, a comparação de trechos de textos na mesma tela, o “mergulho” nos diversos aprofundamentos de um tema, como se o texto tivesse camadas, dimensões ou planos.

RAMAL, A. C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem.

Porto Alegre: Artmed, 2002.

Considerando-se a linguagem específica de cada sistema de comunicação, como rádio, jornal, TV, internet, segundo o texto, a hipertextualidade configura-se como um (a)

a) elemento originário dos textos eletrônicos.

b) conexão imediata e reduzida ao texto digital.

c) novo modo de leitura e de organização da escrita.

d) estratégia de manutenção do papel do leitor com perfil definido.

e) modelo de leitura baseado nas informações da superfície do texto.

Comentário da questão: A hipertextualidade, de acordo com o texto, configura-se como um novo modo de leitura e de organização da escrita. Logo no primeiro parágrafo do texto essa informação pode ser encontrada, onde se lê “a redefinição dos papéis de autor e leitor e a revisão dos modelos tradicionais de leitura e de escrita”.

Resolução da questão: Alternativa “c”

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