Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Enem
  3. Dicas para o Enem
  4. Dicas de Linguagens e Redação para o Enem

Dicas de Linguagens e Redação para o Enem

Confira videoaulas e dicas para a prova de Linguagens e Redação do Enem

Publicado por Equipe Mundo Educação
Dicas de Português, Literatura e Redação para o Enem
Dicas de Português, Literatura e Redação para o Enem

Olá!

Nesta página serão publicadas videoaulas e dicas para as questões do Enem sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Português, Redação e Literatura).

Assista às nossas videoaulas

Adequação linguística na redação do Enem
Para escrever um bom texto, alguns cuidados com a norma culta devem ser tomados, por isso, o candidato deve ficar atento à adequação linguística na redação do Enem. leia mais >
Carlos Drummond de Andrade no Enem
Nos dezesseis anos do Exame Nacional do Ensino Médio, acompanhe a dica de literatura sobre Carlos Drummond de Andrade no Enem.
Citação na redação do Enem
Usar fala de outro autor enriquece texto do estudante por comprovar repertório cultural amplo
Coerência textual no Enem
A coerência textual no Enem deve seguir três princípios básicos: o princípio da não contradição, princípio da não tautologia e princípio da relevância.

Artigos em Dicas de Linguagens e Redação para o Enem

Coesão textual no Enem
Para garantir uma redação com uma competente coesão textual no Enem, o candidato deve estar atento aos principais mecanismos que levam a um texto bem articulado.
Como é feita a correção da redação do Enem
Redação deve seguir as competências exigidas na Cartilha do Participante e é avaliada por, no mínimo, dois corretores.
Como fazer uma redação nota mil no Enem
Professores de redação mostram passo a passo para mandar bem no texto e alcançar a nota máxima no Enem.
Dica sobre figuras de linguagem no Enem
As figuras de linguagem no Enem são cobradas, principalmente, nos textos literários e podem estar presentes em todas as provas do exame.
Dicas de Redação do Enem
A importância do uso da língua padrão e escrever de maneira clara e objetiva estão entre as dicas de Redação do Enem.
Dicas de redação para o Enem – adequação à norma padrão
A língua oral e a escrita fazem parte do mesmo sistema, mas possuem características próprias. Saber disso é fundamental para não se equivocar na redação do Enem.
Dicas para a prova de Literatura do Enem
Na prova de Literatura do Enem, as escolas literárias devem ser relacionadas ao contexto histórico e às manifestações artísticas, não se esquecendo dos principais autores.
Dicas para a prova de Português do Enem
O Enem quer leitores competentes, que consigam ler as entrelinhas. Para isso, é necessário saber interpretar – o grande desafio dos candidatos na prova de Português do Enem.
Dicas sobre funções da linguagem no Enem
Conhecer o funcionamento das funções da linguagem no Enem pode ajudar o candidato a resolver questões sobre o tema, assim como interpretar textos da prova.
Dissertação-argumentativa no Enem
A dissertação-argumentativa no Enem deve apresentar a opinião do candidato sobre determinado tema, bem como uma proposta de intervenção para o problema.
Domínio da escrita formal na redação do Enem
O domínio da escrita formal na redação do Enem é uma das competências linguísticas avaliadas, que cobra do candidato o conhecimento da modalidade padrão da língua.
Escolas literárias no Enem
As escolas literárias no Enem estabelecem um diálogo com diversas áreas do conhecimento, podendo estar associadas a variados temas na prova de Linguagens e Códigos.
Figuras de sintaxe no Enem
Para interpretar os diversos textos literários na prova de Linguagens e Códigos, o candidato deve estar preparado para reconhecer as figuras de sintaxe no Enem.
Gêneros textuais no Enem
O candidato deve saber identificar os gêneros textuais no Enem, bem como os efeitos que eles produzem sobre a linguagem oral e escrita.
Gramática no Enem
A Gramática no Enem é trabalhada de maneira aplicada e contextualizada. É preciso aliar o conhecimento das normas à interpretação textual de diversos gêneros.
Hipertexto no Enem
O hipertexto no Enem é cobrado através de textos que problematizam esse processo de leitura e escrita atualmente muito associado aos textos virtuais.
Intertextualidade no Enem
A intertextualidade no Enem é cobrada através da apresentação dos diversos recursos linguísticos e extralinguísticos presentes em todas as disciplinas da prova.
Língua Portuguesa no Enem – Gramática
A gramática, na prova de língua portuguesa no Enem, é abordada sempre conectada ao texto, portanto, é importante analisá-la de forma contextualizada.
Língua Portuguesa no Enem – Interpretação
A prova de língua Portuguesa no Enem exige bastante a habilidade de leitura do candidato, pois a interpretação é a peça chave da avaliação.
Modernismo no Enem
O Modernismo no Enem exige que o candidato saiba sobre as principais características desse movimento literário, bem como seus principais representantes.
Os erros mais cometidos na competência 1 da redação do Enem
A nota da primeira competência depende do domínio que o estudante tem sobre a norma padrão da língua escrita.
Proposta de intervenção na redação do Enem
A proposta de intervenção na redação do Enem deve estar muito bem articulada com os argumentos expostos, além de apresentar soluções viáveis para o problema.
Redação do Enem: Em busca da nota 1.000 na redação do Enem
Para alcançar a nota 1.000 na redação do Enem, o candidato precisa seguir algumas dicas que são essenciais na elaboração de uma dissertação-argumentativa.
Redação no Enem: critérios de avaliação
A redação no Enem quer conhecer a capacidade do candidato de ler e redigir criticamente, propondo intervenções, seguindo o padrão do texto argumentativo e a norma culta.
Redações nota mil do Enem 2016
Confira algumas redações que alcançaram a pontuação máxima na edição de 2016 do Exame.
Semântica no Enem
A Semântica no Enem está relacionada com a interpretação de textos. Compreender que as palavras podem ter múltiplos sentidos é essencial para a resolução de questões sobre o tema.
Sete dicas para a prova de Espanhol no Enem
Muitos estudantes optam pelo Espanhol como língua estrangeira pela proximidade com a Língua Portuguesa.
Temas da redação no Enem
Saiba quais foram os temas da redação do Enem de todos anos e se prepare para as provas do maior exame educacional do país
Textos literários no Enem
Os textos literários podem ser encontrados em diversas disciplinas no Enem. Para compreendê-los, é indispensável o conhecimento sobre os recursos estéticos da linguagem.
Variações linguísticas no Enem
Reconhecer as diferentes variações linguísticas no Enem é uma das competências previstas na matriz de referência da prova de Linguagens e Códigos.