Ondas no Enem
Para solucionar questões sobre ondas no Enem, o estudante deve ter um bom conhecimento dos fenômenos ondulatórios e suas aplicações no cotidiano.
As ondas são pulsos energéticos que se propagam pelo espaço, transportando energia, mas não matéria. Elas podem ser classificadas de duas formas:
Ondas mecânicas: quando precisam de um meio material para propagar-se;
Ondas eletromagnéticas: Quando podem propagar-se em meios materiais ou no vácuo.
As questões sobre ondas no Enem têm sido bastante recorrentes. Observe na tabela a seguir a relação das vezes em que esse tema apareceu.
Ano de realização da prova |
Número das questões |
2009 |
Questão 32 |
2010 |
Questões 48 e 80 |
2011 |
Questões 68, 71 e 84 |
2012 |
Questão 76 |
Todas as questões citadas pertencem ao caderno amarelo da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Além de ser observado em várias provas do Enem e de vestibulares, o conteúdo “Ondas” também está presente no Edital do Enem de 2014, abordando as temáticas:
Feixes e frentes de ondas. Reflexão e refração. Fenômenos ondulatórios. Pulsos e ondas. Período, frequência, ciclo. Propagação: relação entre velocidade, frequência e comprimento de onda. Ondas em diferentes meios de propagação.
As questões sobre ondas no Enem têm como enfoque a análise de fenômenos ondulatórios no nosso cotidiano, portanto elas são contextualizadas. Isso exige que o aluno esteja por dentro das atualidades e tenha uma visão crítica e científica sobre o tema e os fatos relacionados a ele. Além disso, deve-se ter uma boa capacidade de leitura e abstração para conseguir interpretar as questões e entender o que pede.
Os principais fenômenos ondulatórios abordados nas questões citadas na tabela são: refração, reflexão, frequência e comprimento de onda, além das ondas eletromagnéticas, que englobam todos os fenômenos da Óptica física, e espectro eletromagnético.
Como exemplo, veja agora a questão 48 retirada do caderno amarelo da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Enem 2010 – Primeiro dia)
As ondas eletromagnéticas, como a luz visível e as ondas de rádio, viajam em linha reta em um meio homogêneo. Então, as ondas de rádio emitidas na região litorânea do Brasil não alcançariam a região amazônica do Brasil por causa da curvatura da Terra. Entretanto sabemos que é possível transmitir ondas de rádio entre essas duas localidades em virtude da ionosfera.
Com a ajuda da ionosfera, a transmissão de ondas planas entre o litoral do Brasil e a região amazônica é possível por meio da:
A) Reflexão
B) Refração
C) Difração
D) Polarização
E) Interferência
Resolução
As ondas eletromagnéticas, emitidas no litoral do Brasil, chegam até a Amazônia após sofrer reflexão na ionosfera. Alternativa correta - A
Outro exemplo é a questão 68 retirada do Caderno amarelo da Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. (Prova de 2011)
Para que uma substância seja colorida, ela deve absorver luz na região do visível. Quando uma amostra absorve luz visível, a cor que percebemos é a soma das cores restantes que são refletidas ou transmitidas pelo objeto. A Figura 1 mostra o espectro de absorção para uma substância e é possível observar que há um comprimento de onda em que a intensidade de absorção é máxima. Um observador pode prever a cor dessa substância pelo uso da roda de cores (Figura 2): o comprimento de onda correspondente à cor do objeto é encontrado no lado oposto ao comprimento de onda da absorção máxima.
Figura 1
Diagrama da intensidade de luz absorvida em função do comprimento de onda
Figura 2
Roda de cores utilizada para prever a cor das substâncias
Brown, T. Química a Ciência Central. 2005 (adaptado).
Qual a cor da substância que deu origem ao espectro da Figura 1?
A) Azul.
B) Verde.
C) Violeta.
D) Laranja.
E) Vermelho.
Resolução
Essa questão pode ser respondida apenas com a interpretação do texto e das representações gráficas do enunciado. Observe o seguinte trecho da questão: “A Figura 1 mostra o espectro de absorção para uma substância e é possível observar que há um comprimento de onda em que a intensidade de absorção é máxima.” Agora veja a figura 1, o ponto de absorção máxima ocorre quando a curva atinge o ponto mais alto. Nesse ponto, o comprimento de onda é 500 nm.
Agora observe o outro trecho do enunciado da questão: “Um observador pode prever a cor dessa substância pelo uso da roda de cores (Figura 2): o comprimento de onda correspondente à cor do objeto é encontrado no lado oposto ao comprimento de onda da absorção máxima.” Observando a roda de cores, podemos localizar o ponto em que o comprimento de onda é 500 nm (indicado com uma seta). No lado oposto desse ponto, encontramos a cor vermelha que corresponde à cor da substância que deu origem ao espectro. Assim, alternativa correta é a letra E – Vermelho.
Para compreender melhor as ondas e os fenômenos ondulatórios, leia também os artigos da seção Ondulatória, onde você pode encontrar uma série de conteúdos e suas aplicações conteúdo no cotidiano.
Bons estudos!