☰ MENU

Desenho de Animação

O curso de Desenho de Animação visa formar profissionais capazes de criar e adaptar roteiros para ambientes digitais e analógicos.

Publicado por Rafael Batista
Conhecido também como Cinema de Animação, o curso está em ascendência no Brasil.

O Curso de Desenho de Animação ou Cinema de Animação é uma graduação na área de Audiovisual que visa formar profissionais capazes de compreender os processos de criação, além de desenvolver e gerir projetos de animação. A graduação ainda aborda a produção de histórias em quadrinhos e animações para suportes audiovisuais em 2D e 3D.

Com foco essencialmente prático, o curso tem a finalidade de fornecer controle total sobre as diversas atividades envolvidas no desenvolvimento de imagens e animações digitais. A graduação pesquisa desde a criação de story boards e ilustração digital, até a concepção, modelagem e animação de personagens, cobrindo também atividades de áudio.

Público-alvo

O profissional que atua com o Cinema de Animação se caracteriza como um indivíduo analítico, ético, reflexivo, ciente da precisão de educação continuada e apto a gerar material audiovisual em diferentes modelos. É um profissional também capaz de pesquisar, reinventar e documentar a partir da ótica do cinema uma realidade sociocultural, que possui iniciativa e participa nas discussões públicas sobre criação audiovisual no país e no mundo.

O Curso

A Matriz Curricular do curso capacita o aluno para atuar no campo profissional aperfeiçoando competências artísticas e criativas nos processos de desenvolvimento de projetos. A metodologia aplicada durante os estudos passa pela compreensão da animação e suas técnicas, processos, linguagem, desenho, a história da animação e dos processos tecnológicos.

A grade conta com disciplinas como: Animação Digital, Criação de Personagem e Pós-produção, entre outros. Sendo assim, o egresso do curso será capaz de elaborar, criar, planejar e projetar um filme de animação. Os alunos também aprendem a criar e adaptar um roteiro de animação para ambientes analógicos e digitais.

Duração média

4 anos – 8 semestres

Mercado de Trabalho

A computação gráfica está presente em quase todos os setores da economia. É possível perceber o uso desta tecnologia nas produções em cinemas, televisão, videogames e Internet, por exemplo. Graças aos bons resultados de bilheteria alcançados por produções que usaram intensivamente o recurso da computação gráfica, o mercado está se ampliando rapidamente. No Brasil há um grande número de profissionais em potencial que está atendendo a demanda de produtos do mercado interno e externo, o índice de desemprego é quase zero. 

Observando o uso massivo desta tecnologia no exterior, é possível perceber que somente nos últimos anos as empresas brasileiras de propaganda receberam um enorme retorno que pode ser obtido em campanhas publicitárias com animações e imagens geradas por computador.

Formas e Campos de atuação

Animação – elabora projetos de animação em duas ou três dimensões para peças publicitárias e games. Desenvolve argumentos e roteiros de filmes de animação, além de atuar na direção de arte, desenho e criação de personagens.

Design digital – cria, desenvolve e adapta interface para mídias digitais, como páginas da web.

Programação visual – cria logotipos e marcas para produtos e serviços e ainda produz vinhetas para a TV e peças de publicidade.

Regulamentação da Profissão

Apesar de o Design existir no Brasil com profissão há mais de 40 anos, só agora existe a possibilidade de regulamentar. Um projeto de lei criado em 2011, que estabelece critérios para o exercício da atividade, está em tramitação no Senado.

Quantidade média de profissionais

Cerca de 12 mil profissionais no Brasil em 2012.

Remuneração Média

De R$ 2.500 a R$ 10.000

Exigências para exercício da profissão

Pelo fato de não existir regulamentação da profissão, ainda não existem exigências para atuar como de Designer de Animação, no entanto, o grande destaque é para profissionais que possuem a graduação na área.

Onde tem o curso

Região Sudeste
São Paulo: Febasp (São Paulo) e UBC (Mogi das Cruzes).
Minas Gerais: UFMG (Belo Horizonte).
Rio de Janeiro: Universidade Veiga de Almeida (Rio de Janeiro).

Região Sul
Rio Grande do Sul: UFPEL (Pelotas). 
Santa Catarina: Univille (Joinville).

Opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como Design de Animação ou estudante da área. Conte-nos através do e-mail contato@supervestibular.com

Relacionados

Guia de Profissões

Cinema e Audiovisual

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

Resultado preliminar da justificativa de ausência no Encceja 2024 sai hoje (7)

Candidatos que tiverem suas justificativas de ausência no Encceja 2024 negadas poderão entrar com novo pedido até 11 de abril.


MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2025

Os candidatos pré-selecionados pela lista de espera do ProUni 2025 deverão comprovar as informações apresentadas.


Enem 2025: Inep divulga datas e edital de isenção de taxa de inscrição

Podem se inscrever estudantes da rede pública, de baixa renda e participantes do Pé de Meia


Inep abre justificativa de ausência do Encceja 2024

Devem solicitar a justificativa da ausência participantes que se inscrevram para a última edição do exame e não comparceram.


Edital do Encceja 2025 é publicado. Veja datas e regras

Exame é voltado a estudantes que não terminaram os ensinos fundamental ou médio em idade regular


Enem 2024: correção da redação e notas de treineiros estão disponíveis

Inep disponibilizou também a correção detalhada da redação do Enem 2024 para todos candidatos


MEC solta resultado da segunda chamada do ProUni 2025: confira aprovados

Estudantes pré-selecionados na 2ª chamada do ProUni 2025 devem complementar informações


MEC divulga resultado do Fies 2025

Fundo de Financiamento Estudantil ofertou mais de 67 mil vagas em universidades particulares


SiSU 2025: começa a convocação de aprovados na lista de espera hoje (12)

Estudantes devem ficar atentos aos canais oficiais de comunicação das instituições de ensino superior


Fies 2025: inscrições para o programa terminam nesta sexta (7)

Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 67 mil vagas na primeira edição do Fies 2025


MEC publica resultado do ProUni 2025

Programa Universidade para Todos ofertou mais de 338 mil vagas em universidades privadas


MEC abre inscrições para o Fies 2025 do primeiro semestre

Mais de 67 mil vagas de financiamento estudantil para o ensino superior privado são oferecidos no Fies 2025 do primeiro semestre