Logo Super Vestibular

Cinema e Audiovisual

Entre outras atribuições, o curso forma profissionais para atuarem na produção de conteúdos para cinema, televisão e internet.

Publicado por Rafael Batista
O profissional de Cinema e Audiovisual atua em todas as fases de produção de material cinematográfico, da pré a pós-produção.
O profissional de Cinema e Audiovisual atua em todas as fases de produção de material cinematográfico, da pré a pós-produção.

As constantes inovações na indústria cinematográfica e audiovisual faz com que o mercado esteja sempre aquecido e em permanente expansão, carecendo de mão de obra especializada e em constante atualização. A graduação em Cinema e Audiovisual prepara os profissionais que vão atuar em todas as fases da produção cultural deste ramo.

Mesmo com as diversas possibilidades de atuação dentro deste mercado, a necessidade de domínio básico das técnicas de produção é indispensável. Além da criação de conteúdo para as telonas, a graduação forma profissionais aptos a aplicarem as técnicas de linguagem audiovisual para outros meios, como televisão e internet.

Público-alvo

Uma das habilidades que são necessárias para quem deseja ter sucesso nesta área é a criatividade, seja para desenvolver novos formatos e linguagens ou criar roteiros. Outras competências podem facilitar a atuação do cineasta, como versatilidade, visão ampla e capacidade de atuar em diferentes contextos.

É fundamental que o indivíduo tenha capacidade de comunicação interpessoal e a facilidade para trabalhar em grupo. Além disso, é necessário estar bem atualizado sobre o mundo e as culturas ao seu redor para possibilitar a produção de conteúdos mais densos e informativos.

O curso

Apesar de contar com disciplinas bem abrangentes, como Filosofia, Sociologia e Antropologia, a proposta pedagógica do curso de Cinema e Audiovisual conta com um conteúdo próprio. Os alunos recebem aulas teóricas e práticas bem específicas da área, como Análise da Imagem, Animação, Cinematografia e História da Arte.

Há uma grande preocupação para que o aluno seja capaz de assimilar todos os processos da produção em cinema, incluindo ideia, roteirização e as técnicas de pré e pós-produção. Outras competências que são desenvolvidas ainda na academia estão ligadas à fotografia, figurino, iluminação, edição e som.

Duração média

O curso tem em média 8 períodos ou 4 anos.

Mercado de Trabalho

Segundo dados da Agência Nacional de Cinema (Ancine), o mercado nesta área está em pleno crescimento. Cada vez mais pessoas têm procurado o cinema como opção de lazer e há uma progressiva demanda por filmes nacionais, o que gera novas oportunidades de emprego.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além das produtoras independentes, as emissoras de televisão aberta ou fechada, empresas do ramo publicitário e os canais da internet (WebTV e Webcinema) também absorvem os egressos do curso de Cinema e Audiovisual.

Formas de Atuação

O cineasta formado, além de atuar diretamente na indústria cinematográfica, pode trabalhar na curadoria de eventos culturais e no desenvolvimento de projetos para a captação de recursos aplicados na produção e exibição projetos artístico-culturais.

Ainda no ramo cinematográfico, há a possibilidade de atuar como agente de mercado, distribuindo e exibindo o material de outros produtores. A comunicação empresarial e a produção de peças publicitárias também são alternativas para o exercício da profissão.

Campos de Atuação

Produção independe ou em agências
- Filmes de curta, média e longa-metragem, seriados de TV ou de Internet

Políticas públicas
- Captação de verba para projetos artístico-culturais e produções apoiadas na Lei 12.458/2011, que regula a exibição de conteúdo nacional na TV por assinatura;

Curadoria
- Produções e curadorias de mostras cinematográficas;

Crítica
- Análise de cinema em veículos de comunicação;

Publicidade
- Agências de Publicidade, de Notícias e de Conteúdo;

Edição
- Finalização de videoclipes e atuação junto a estúdios de gravação de áudio, produção de dublagem, legendagem e audiodescrição

Internet
- Canais de streaming de vídeo e webséries.

Regulamentação da profissão

As disposições sobre a profissão de Cineasta estão contidas na Lei 6.533 de 1978, que trata das Profissões de Artistas e de Técnicos em Espetáculos de Diversões.

Remuneração média

Os rendimentos deste profissional variam bastante, conforme a empresa ou o porte da produção que será executada. No entanto, a média salarial em início de carreira é de R$ 2,3 mil.

Exigências para o exercício da profissão

O mercado brasileiro não impõe exigências legais para o exercício da profissão, mas a crescente demanda na área de Cinema e Audiovisual tem exigido cada vez mais preparação técnica dos profissionais.

A opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como profissional em Cinema e Audiovisual ou estudante da área. Conte-nos!

Veja também

Alagoas: Resultado do Vestibular 2021/1 de Medicina da CESMAC já pode ser acessado
Caso ainda restem vagas, mais duas chamadas do Vestibular de Medicina 2021/1 estão previstas para 21 e 25 de janeiro.

Unesp abre inscrições para Seleção 2021 de Olimpíadas Científicas
Processo seletivo oferece 195 vagas em 30 cursos de graduação, como Administração e mais de dez áreas da Engenharia

Ibmec recebe inscrições do Vestibular 2021/1
As oportunidades destinam-se aos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Direito, Relações Internacionais, Engenharia, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Arquitetura e Urbanismo.

Enem 2020 tem recorde de abstenção com mais da metade de inscritos faltosos
Foi registrada a ausência de mais de metade dos inscritos. Ministro responsabilizou a pandemia e a imprensa pelo grande número de faltosos.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2021 de Medicina da UniCEUB chega ao fim
As provas do Vestibular de Medicina acontecem no dia 10 de fevereiro de 2021, das 14h às 18h, em Brasília/DF. 

Enem 2020: Inep divulga prazo para envio de laudos para solicitação de reaplicação
Diagnosticados com doença infectocontagiosa, incluindo Covid-19, poderão passar pelo Exame novamente desde que apresentem no prazo os laudos médicos.

Tema da redação do Enem 2020 aborda doenças mentais
A informação foi divulgada logo após o início das provas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em sua conta no Twitter.

Provas do Enem 2020 começam a ser aplicadas hoje (17)
Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), portões de acesso aos locais de prova serão abertos meia hora mais cedo, a fim de evitar aglomerações.

Cederj publica notas objetivas do Vestibular 2021/1
Desempenho na prova de redação poderá ser conferido no dia 29 de janeiro

UPE solta local de prova da 1ª e 2ª etapa do SSA 2021
Estudantes farão provas em 31 de janeiro e 1º de fevereiro, em Recife e oito cidades do interior do Pernambuco

IF Goiano está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/1
Oportunidades são para as unidades de Catalão, Cristalina e Trindade nos curso de Tecnologia em Horticultura e os bacharelados em Agronomia, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. 

Unicap divulga resultado do seu Vestibular 2021
A seleção dos candidatos da Unicap foi por meio da utilização das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou por prova on-line.