☰ MENU

Relações Internacionais

O crescimento da economia brasileira abre espaço para o surgimento de novos profissionais no ramo de Relações Internacionais.

Publicado por Bruna Carneiro
Profissional de Relações Internacionais pode desenvolver sua função em consulados, empresas do poder público ou privado.

Um bom profissional de Relações Internacionais está sempre atualizado a tudo que acontece no mundo, desde o esporte até a parte mais delicada das relações políticas e econômicas. Ele sabe de todas as mudanças que ocorrem ao seu redor, atua intermediando as relações sociais entre as nações, povos e empresas do ramo político, econômico e comercial. 

Além de ser um bom analisador social, ele investiga o mercado e estuda as melhores oportunidades de realizar um bom negócio. O crescimento da economia do Brasil, com certeza, será um fator decisivo para aqueles que ainda estão pensando em iniciar o curso, pois o mercado está repleto de oportunidades e carente de bons profissionais da área. 

 

Público-alvo
Além da curiosidade e do perfil empreendedor, o estudante que pretende ingressar no curso de Relações Internacionais deve ter domínio da língua inglesa. Talvez este seja o principal requisito. Muitas vezes, no próprio período de estágio, é exigência da instituição que o aluno trabalhe um tempo em alguma empresa que desenvolva relações com o mercado internacional. 

Para exercer a profissão, também é necessário ter muita habilidade em realizar negociações, sociabilidade, boa comunicação, raciocínio rápido e, principalmente, gostar de viajar. O conhecimento da cultura e dos costumes dos outros países é um complemento básico para desenvolver um trabalho de sucesso. 

 

O curso
O curso é baseado em disciplinas básicas do estudo de direito, política e economia. As matérias específicas são voltadas para o estudo das empresas internacionais, política externa, integração regional, economia e política internacional. Além disso, os alunos estudam sociologia, história e economia a fim de acumular conhecimentos de modo geral.

 

Duração média 
Bacharelado – 8 semestres

 

Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho é amplo, pois o profissional tem várias possibilidades de desenvolver suas funções. Com o crescimento do número de empresas e a internacionalização delas, a demanda está voltada para funcionários que possuem visão maior de mercado e que sejam diplomáticos.  

Com o crescimento econômico, o Brasil tem assumido um papel importante na economia mundial e realizado transações de grande porte com indústrias externas. Isso tem sido o maior fator de aumento de vagas no mercado de trabalho. As empresas têm investido em treinamentos de profissionais que possam representá-las no comércio externo e interno. 

 

Formas de Atuação
O profissional de Relações Internacionais pode desenvolver sua função em consulados, empresas do poder público ou privado. Ele atua como assessor sindical, prevendo e resolvendo futuros problemas que podem ocorrer com o Mercosul, e analisando a situação econômica, política e trabalhista da empresa. 

Outra função é desenvolvida como bacharel, a principal atividade é manter contato com outros países, sondando o mercado externo, elaborando acordos, assessorando nas embaixadas etc. Além disso, ele pesquisa e negocia interesses comuns entre as empresas de um país e outro. 

 

Campos de Atuação 
Agências governamentais
(planejamento de ações do governo federal, estadual ou municipal para negociações no setor político, social, cultural, comercial e econômico)

Analista internacional
(participação na elaboração de programas cooperativos de outros países; elaboração, coleta e análise de relatórios sobre a conjuntura internacional dos órgãos do governo, ou até de empresas privadas)

Comércio exterior
(identificação de novas oportunidades do comércio e intermédio entre transações de importação e exportações)

 

Regulamentação da profissão 
A profissão não é regulamentada

 

Quantidade média de profissionais
Não existem dados

 

Remuneração média
De R$ 1.2 mil a R$ 2,5 mil para profissionais recém-formados

 

Exigências para exercício da profissão
Não existe uma exigência para exercer a profissão

 

A opinião de quem entende
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como profissional de relações internacionais ou estudante da área. Conte-nos!

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

Gabarito do Enem 2024 é divulgado

O gabarito do Enem 2024 foi publicado pelo Inep hoje, dia 14 de novembro.


Enem 2024: provas de Matemática e Ciências da Natureza acontecem hoje (10): confira orientações

Milhões de candidatos devem realizar as provas do segundo dia do Enem 2024 neste domingo (10) em todas as regiões brasileiras


Tema da redação do Enem 2024 aborda desafios para a valorização da herança africana no Brasil

Os temas da redação do Enem costumam abordar questões sociais e problemas estruturais do Brasil.


Provas do 1º dia do Enem 2024 começam hoje (3): veja o que levar

Mais de 4,3 milhões estão confirmados no Enem 2024. Hoje (3), participantes terão de produzir redação e provas de Linguagens e Ciências Humana


Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas

Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito


Local de prova do Enem 2024 é divulgado

As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.


Inscrição do Fies 2024/2 encerra hoje (27)

As inscrições do Fies 2024/2 estão abertas para os candidatos concorrerem a mais de 70 mil oportunidades de acesso ao ensino superior.


Inscrição do Fies 2024/2 está aberta

Podem participar do programa que oferece financiamentos estudantes que fizeram o Enem a partir de 2010


MEC divulga resultado do ProUni do 2º semestre de 2024

Estudantes convocados devem comprovar os dados de hoje até 14 de agosto na universidade de oferta da bolsa de estudo


MEC encerra inscrição do ProUni do 2º semestre de 2024

Programa Universidade para Todos oferece mais de 240 mil bolsas de estudo em todo o Brasil


Inscrição para o ProUni do segundo semestre de 2024 está aberta

Há concessão de bolsas parciais (50%) e integrais (100%)


MEC libera edital e datas do ProUni do 2º semestre de 2024

Inscrição para Programa Universidade para Todos começa dia 23 de julho